Fita de mandioca, alimentos tradicionais que fazem bem para o corpo •

Um dos petiscos populares da Indonésia é a fita de mandioca. Além de delicioso, esse alimento fermentado é rico em nutrientes, sabe! É por isso que se acredita que a fita de mandioca tem uma série de benefícios à saúde que não devem ser subestimados. Curioso sobre alguma coisa? Vamos lá, dê uma olhada na resposta na revisão a seguir.

Processo de fabricação de fita de mandioca

A fita é um alimento feito de mandioca fermentada. A mandioca que é processada em fita é a mandioca doce, geralmente de cor branca ou amarela.

Antes de passar pelo processo de fermentação, a mandioca é primeiro lavada e cozida no vapor até ficar cozida. Em seguida, a mandioca é polvilhada com fermento.

O processo de fermentação pode ser feito envolvendo a mandioca em folhas de bananeira ou colocando-a em um recipiente especial hermético por 2 a 3 dias. Quanto mais longo for o processo de fermentação, mais tenra será a textura da mandioca.

O processo de fermentação correto produzirá uma fita com gosto doce, levemente azedo e com cheiro de álcool. O sabor adocicado da fita adesiva vem do fermento, que quebra os carboidratos da mandioca em açúcares simples. É isso que faz com que este alimento tenha um sabor doce, embora não seja adicionado açúcar. No entanto, algumas pessoas podem adicionar um pouco de açúcar para torná-lo ainda mais doce.

Além de ser comida diretamente, a fita de mandioca também pode ser processada em uma variedade de outros alimentos deliciosos. Começando com esponja, brownies, compota, pudim, até uma mistura em gelo de frutas.

Nutrientes na fita de mandioca

Esse lanche, que costuma ser usado como souvenir de Java Ocidental, na verdade não é menos nutritivo do que outros alimentos fermentados, como iogurte, queijo, kefir, tofu e tempeh.

Lançamento da Lista de Composição de Ingredientes Alimentares da Indonésia publicada pelo Conselho Executivo Central da Associação de Nutricionistas da Indonésia (DPP PERSAGI), por 100 gramas de fita de mandioca contém uma série de nutrientes que incluem:

  • Calorias: 173
  • Proteína: 0,5 grama
  • Gordura: 0,1 grama
  • Carboidratos: 42,5 gramas
  • Cálcio: 30 gramas
  • Fósforo: 30 miligramas
  • Água: 56 gramas

Benefícios da fita de mandioca

É importante entender que a literatura que discute os benefícios da própria fita de mandioca é muito limitada. Muitas pesquisas adicionais ainda são necessárias para confirmar sua validade.

Porém, o processo de fermentação durante a fabricação da fita de mandioca tem o potencial de trazer benefícios ao organismo. Alimentos fermentados podem ajudar a estimular o crescimento de várias bactérias boas (probióticos) no intestino. Aumentar o crescimento de bactérias boas no intestino afetará sua saúde geral do intestino.

Além de melhorar a digestão, as bactérias benéficas também ajudam na absorção de nutrientes e aliviam distúrbios digestivos, como diarreia, gases (distensão abdominal) e prisão de ventre.

Os probióticos também podem ajudar a estimular o sistema imunológico e reduzir o risco de algumas infecções, como a gripe.

Não coma muita comida fermentada

Os alimentos fermentados contêm bactérias boas que são benéficas para o corpo. No entanto, comer muito alimento fermentado pode prejudicar sua saúde. O acúmulo de bactérias boas no corpo pode causar gases e inchaço no estômago.

Além disso, esse lanche também produz um subproduto na forma de álcool. O teor de álcool na fita de mandioca é pequeno. Mesmo assim, se a fita for consumida em grandes porções, certamente afetará a saúde do seu corpo. Coma fita de mandioca com porções razoáveis, nem muito nem pouco.

Prevenir é sempre melhor do que remediar, certo? Portanto, seja sábio ao escolher os alimentos que irá consumir.