Costocondrite, dor no peito devido à inflamação do tecido da cartilagem

As costelas são conectadas ao esterno por um tecido resistente e protetor denominado cartilagem.cartilagem) Quando a cartilagem fica inflamada, geralmente você sente dor na parede torácica ou costocondrite em termos médicos. A dor causada pela costocondrite se assemelha a um ataque cardíaco. Aqui estão as várias causas e várias opções de tratamento.

Causas de costocondrite

Fonte: Mayo Clinic

A causa exata da costocondrite às vezes não é conhecida com certeza. No entanto, aqui estão algumas coisas que geralmente podem causar dor na parede torácica.

  • Prejuízo. Por exemplo, um acidente ao dirigir ou cair.
  • Tensão no peito. Por exemplo, levantar objetos pesados, exercícios extenuantes e tossir continuamente.
  • Artrite. Por exemplo, osteoartrite, artrite reumatóide (reumatismo) ou espondilite anquilosante.
  • Infecção nas articulações. Vírus, bactérias e fungos (por exemplo, tuberculose, sífilis e aspergilose) podem atacar as articulações das costelas.
  • Crescimento do tumor. Incluindo cancerígenos e não cancerosos em partes do corpo próximas ao tórax, como mama, tireoide e pulmões.

Sintomas de costocondrite

A seguir estão vários sintomas que você experimentará se tiver costocondrite, a saber:

  • Dor que ataca o lado esquerdo do esterno.
  • A dor é aguda e penetrante, como se estivesse sendo pressionada.
  • A dor piora quando você respira fundo ou tosse.
  • A dor ocorre em mais de uma costela

Várias maneiras de tratar a costocondrite

Embora essa condição nem sempre exija tratamento, a costocondrite pode ser tratada de várias maneiras, desde medicamentos até terapia.

1. Drogas

Antiinflamatórios não esteróides (AINEs). Ibuprofeno (Motrin IB) e naproxeno sódico (Aleve) são AINEs não sujeitos a receita médica que você pode comprar em sua farmácia local. No entanto, os médicos geralmente prescrevem AINEs mais fortes para dores intensas.

Analgésicos narcóticos

Dor muito dolorosa geralmente será tratada com medicamentos contendo codeína, como hidocodona-acetaminofeno (Vicodin, Norco) e oxicodona-acetaminofeno (Tylox, Roxicet e Percocet).

Antidepressivos

Os antidepressivos tricíclicos, como a amitriptilina, costumam ser usados ​​para controlar a dor crônica, especialmente se a dor estiver interferindo no sono.

anticonvulsivante

O medicamento para epilepsia gabapentina (Neurontin) também pode ser usado para tratar a dor da costocondrite, pois tem se mostrado eficaz no controle da dor crônica.

2. Terapia

Fonte: Advantage Health

Exercícios de alongamento

Exercícios leves de alongamento para os músculos do peito podem ajudar a controlar e prevenir o agravamento da dor. Você pode praticar todos os dias enquanto ajusta seu padrão de respiração durante o alongamento.

Estimulação nervosa

O procedimento de estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) é realizado enviando uma corrente elétrica fraca através de um adesivo na pele próximo à área dolorida. O objetivo disso é confundir e ocultar os sinais de dor e evitar que cheguem ao cérebro.

3. Assistência domiciliar

Fonte: Ambição de Saúde

Compressas quentes ou frias na área dolorida várias vezes ao dia até se sentir melhor. Além disso, o repouso adequado pode ajudar a controlar a dor. Evite atividades e esportes que possam tornar a dor mais pronunciada.

Se esses métodos não reduzirem a dor, o médico prescreverá medicamentos para anestesiar a dor, bem como corticosteróides diretamente na articulação inflamada. Na verdade, se a dor não passar, um procedimento cirúrgico pode ser feito, se for a única opção adequada.