Conheça o guia completo de anatomia pélvica masculina

A pelve é um conjunto de ossos localizados abaixo da cintura e serve como órgão de suporte na região abdominal. A pelve também é um conector entre a parte superior e a inferior do corpo. Você sabia que a pelve feminina e a masculina são muito diferentes? Os homens têm uma pelve menor do que as mulheres. Então, quais são as funções e partes da pelve masculina? Vamos, considere a seguinte revisão da anatomia pélvica masculina.

Como é a anatomia pélvica masculina?

A pelve nos homens tem função e tamanho diferentes dos das mulheres. O tamanho da pelve nas mulheres é geralmente mais largo e raso porque funciona como um meio de movimento, bem como durante a gravidez e o parto. Enquanto nos homens, a pelve é mais otimizada como meio de movimento corporal.

A cavidade pélvica dos homens é mais estreita do que a das mulheres e a articulação entre os ossos do assento também não é tão larga quanto a das mulheres. Isso ocorre porque a pelve é projetada como meio de locomoção nos homens, ao contrário das mulheres que usam esse segmento como canal de parto.

A diferença entre os ossos pélvicos masculino e feminino pode ser vista na imagem abaixo.

fonte: comporho.com

A pelve consiste em três ossos: quadril, sacro e cóccix. O osso do quadril em si consiste em três componentes, a saber, ílio, ísquio e púbis. Essas três partes do osso são separadas no nascimento e depois fundidas na puberdade.

1. Ilium

Dos três ossos que constituem o osso do quadril, o ílio é o maior. Se você notar, o ílio se expande e se forma como uma asa curva, ele está localizado no topo do acetábulo. Ilium tem duas superfícies:

  • Superfície interna - forma côncava conhecida como fossa ilíaca, sua função é prender os músculos ilíacos.
  • Superfície externa - forma convexa conhecida como superfície glútea, unida entre si pelos músculos glúteos.

Além de seu formato curvo, a composição do ílio também é espessada, formando a crista ilíaca. Esta seção se estende da frente do osso ilíaco até a parte posterior do osso ilíaco.

2. Pubis

O púbis é a parte mais anterior do osso do quadril. As duas metades púbicas são unidas pela sínfise púbica. A posição da sínfise púbica é paralela ao cóccix, embora sua localização possa variar em algumas pessoas. A sínfise púbica tende a ser o centro do corpo de uma pessoa.

fonte: comporho.com

3. Iskium

O ísquio forma a porção póstero-inferior do osso do quadril. O ísquio contém dois ligamentos importantes:

  • Ligamento sacroespinhoso - estende-se da coluna vertebral ao sacro, formando o grande forame ciático
  • Ligamento sacrotuberoso - estende-se do sacro aos tubérculos isquiáticos, formando o forame isquiático menor

Como mencionado anteriormente, além do osso do quadril, existem o cóccix e o sacro, que também constituem o osso do quadril. O cóccix está localizado sob o sacro. A pélvis forma a coluna vertebral e também o encaixe das articulações do quadril no corpo.

Órgãos protegidos na anatomia pélvica masculina

O osso pélvico nos homens serve para proteger seus órgãos importantes, como os principais órgãos digestivos e reprodutivos.

Dentro do órgão digestivo, está o intestino delgado que é a parte mais longa do trato digestivo, sua função é receber os alimentos e começar a processá-los enquanto absorve os nutrientes para o corpo. O intestino delgado está conectado ao intestino grosso na parte inferior direita da cavidade abdominal. A função do esfíncter muscular (uma válvula especial que se abre e fecha automaticamente quando o alimento entra) é impedir que os alimentos retornem ao intestino delgado.

Enquanto os órgãos reprodutivos masculinos têm seus próprios músculos, os músculos do pênis, ou seja, os corpos cavernosos, encontram-se nas laterais do pênis. Quando ocorre uma ereção, os corpos cavernosos geralmente se enchem de sangue e tornam o pênis firme. Quando o pênis está ereto, há uma camada interna chamada corpo esponjoso, que permanece flexível e flexível.

Esse revestimento protege a uretra - o tubo que transporta a urina e o sêmen para fora do corpo - desde a ereção até quando o sêmen é liberado durante a ejaculação. A liberação de urina do corpo é regulada pela próstata. A próstata está localizada acima da bexiga, onde a urina é armazenada.