Caminhando ou correndo? Talvez isso seja frequentemente debatido por muitos amantes dos esportes cardiovasculares. Caminhar ou correr são excelentes exercícios cardiovasculares, pois são formas eficazes de manter o corpo saudável e em forma.
Ambos os esportes podem ajudá-lo a perder peso, melhorar a qualidade do sono, aumentar seu humor , aumenta os níveis de energia, reduz a pressão arterial e o colesterol e reduz o risco de câncer, diabetes e doenças cardíacas. Porém, é verdade que um desses esportes é melhor que o outro?
A principal diferença entre caminhar e correr
O mecanismo de andar é um pouco diferente de correr. Esses diferentes perfis de passada de corrida e caminhada afetam a eficiência da potência, a velocidade máxima e o grau de influência na atividade corporal. Você pode ver as diferenças entre esses dois esportes em mais detalhes abaixo.
1. Ângulo do joelho
Seus joelhos dobrarão mais quando você correr do que quando caminhar. Essa condição visa aumentar a força aplicada ao solo durante a corrida. O aumento da flexibilidade do joelho também aumenta a força do músculo quadríceps ( extensores ) É por isso que correr cansa mais os joelhos do que andar.
2. Velocidade máxima
Sua velocidade média de caminhada é de cerca de 5 km / h, mas uma caminhada rápida e uma caminhada rápida podem atingir velocidades de até 8 km / h. O ritmo no qual você se sente mais confortável correndo do que caminhando é conhecido como "pontos de ruptura" , que geralmente está em velocidades entre 6,5 km / ha 8 km / h.
Para a maioria das pessoas, correr permite atingir uma velocidade máxima geral mais alta do que caminhar.
Perder peso apenas andando? Este é o segredo
3. Contato com o solo
Uma diferença significativa entre correr e caminhar é o tempo que cada pé toca o solo. Durante a caminhada, seus pés têm mais contato com o solo do que quando você corre. Pois, ao correr, os dois pés podem ficar em estado de flutuação ou sem contato com o solo por uma fração de segundo.
4. Poder
Os diferentes movimentos de caminhada e corrida afetam a energia que você usa para executar cada passo em velocidades diferentes.
Em uma pessoa de 100 kg, a velocidade média de caminhada ou corrida é de 7 km / hora. Portanto, se você estiver abaixo desse ritmo, caminhar economizará mais energia do que correr. Mas se você estiver acima dessa velocidade, dar uma corrida será mais eficiente.
Coisas que você deve prestar atenção ao caminhar ou praticar esportes
Correr geralmente requer velocidade, por isso coloca muito estresse no coração, nos pulmões e nos músculos. Portanto, as calorias queimadas durante a corrida serão mais do que caminhar, dependendo da velocidade.
Por exemplo, uma pessoa com 72 kg que caminha por 60 minutos pode queimar 317 calorias (5 km / hora) e 374 calorias (6,5 km / hora). Enquanto isso, nas mesmas condições, a corrida foi mais eficaz na queima de 615 calorias (8 km / hora), 739 calorias (9,5 km / hora), 835 calorias (11 km / hora), 979 calorias (13 km / hora) e 1.306 calorias (16 km / h).
Embora seja eficaz na queima de calorias, caminhar é realmente melhor em certas condições. O motivo é que há várias coisas a que você deve prestar atenção para evitar o risco de interferência ou lesão durante a corrida.
- Correr diminui o sistema imunológico. Corridas de longa distância, como uma maratona, são mais propensas a estressar o sistema imunológico. Isso ocorre porque a corrida não queima apenas gordura, mas também tecido muscular. Enquanto isso, andar em geral não diminui o sistema imunológico.
- Correr pode prejudicar o coração. Um estudo mostrou que os corredores podem apresentar aumento dos níveis séricos de estresse cardíaco após uma corrida. Este aumento sérico conhecido como proteína tripla ou troponina em certos níveis pode causar danos ao coração.
- Correr desencadeia osteoartrite (artrite). de acordo com American Journal of Sports Medicine , correr não tem nada a ver com osteoartrite ou artrite. No entanto, se chegar a um certo ponto, correr pode aumentar o risco de lesões e artrite. Geralmente, essa condição ocorre em corredores que têm histórico de lesões e correm há muito tempo.
- Correr pode danificar a cartilagem. Correr pode aumentar o risco de danos à cartilagem, se feito a uma certa distância ou duração. No entanto, estudos na revista Fisioterapia no Esporte mostraram que a corrida teve apenas efeitos adversos de curto prazo e não afetou o volume e a espessura da cartilagem.
Conclusão: o que é melhor, caminhar ou correr?
Ambos os exercícios cardiovasculares têm grandes benefícios, mas você precisa considerar sua condição corporal antes de praticá-los. Caminhar exerce menos pressão sobre as articulações e é mais fácil de fazer do que outros esportes.
Se você tem histórico de lesões nas articulações da perna, um programa de caminhada rápida pode fornecer mais efeitos e benefícios de recuperação do que correr. Além disso, se o objetivo é perder peso, caminhada rápida também pode fornecer resultados semelhantes a corrida .
Correr é mais intenso e rápido, então você pode queimar mais calorias do que caminhar. Esta atividade física pode ser um esporte de escolha para pessoas com boa estrutura óssea, que se exercitam com frequência ou tendem a ter um peso corporal ideal.
Enquanto isso, as pessoas com sobrepeso ou obesas podem se sair melhor caminhando ou treinando com intervalo primeiro. A corrida triplicará as articulações do seu corpo com três vezes o peso da passada. Portanto, é muito importante treinar seu corpo para se acostumar com a pressão.
A outra coisa mais importante é usar calçados esportivos adequados. Não se esqueça de aquecer sempre antes do treino, o que é útil para prevenir o risco de lesões ao caminhar ou correr.