Dicas para manter a saúde de mulheres grávidas e bebês no útero

É importante que as mulheres grávidas mantenham sempre a saúde durante os 9 meses de gravidez. Lembre-se de que o feto também crescerá de maneira saudável até o momento do nascimento, se a mãe for saudável. Como manter a saúde da gestante e do bebê no útero? A resposta é uma: aplique um estilo de vida saudável quando a mãe estiver grávida.

Manter a saúde das mulheres grávidas adotando um estilo de vida saudável

Manter a saúde das mulheres grávidas não é fácil. No entanto, isso não é impossível se as mulheres grávidas aplicarem vários estilos de vida saudáveis, como:

1. Coma alimentos nutritivos

As condições de saúde durante a gravidez são muito dependentes do estilo de vida saudável adotado pela mulher grávida. Encha o seu prato com uma variedade de alimentos saudáveis ​​que são altamente nutritivos para apoiar a sua saúde e a do feto no útero.

Para as mães, comer alimentos nutritivos pode ajudar a aumentar a resistência, evitar o risco de complicações na gravidez, controlar o peso durante a gravidez e se manter saudável. Ao adotar uma alimentação saudável, a saúde da gestante ficará muito melhor.

Além disso, mulheres grávidas que adotam uma dieta saudável também tendem a evitar a depressão durante a gravidez. O motivo é que alimentos nutritivos ajudam a estabilizar humor mãe durante a gravidez.

Comer alimentos nutritivos desde o início da gravidez também ajuda a preparar ao máximo a saúde das mulheres grávidas antes do parto.

Uma ingestão nutricional variada, mas equilibrada, também auxilia no processo de crescimento e desenvolvimento do bebê e na saúde das mulheres grávidas. Sem esquecer que a ingestão de alimentos nutritivos pode ajudar a manter o peso do feto saudável e prevenir o risco de o bebê ter defeitos de nascença.

Os alimentos nutritivos que devem ser consumidos para que a saúde da gestante seja mantida são:

  • Alimentos protéicos, como ovos cozidos, peitos de frango e grãos inteiros (pão de trigo e arroz integral).
  • Alimentos que contêm vitamina C, como frutas cítricas, goiaba e morango.
  • Alimentos e bebidas que contêm cálcio, como leite pasteurizado e vegetais de folhas verdes.
  • Alimentos ricos em ferro, como brócolis e feijão.
  • Alimentos que contêm gorduras saudáveis, como salmão (cozido) e abacate.
  • Alimentos que contêm ácido fólico, como gema de ovo e espinafre.

Enquanto isso, para manter a saúde das mulheres grávidas, evite comer carne mal passada, vísceras de animais e fast food com alto teor de gordura trans, desde que as mulheres grávidas tenham um estilo de vida saudável.

Evite também comer peixes com alto teor de mercúrio durante a gravidez, como atum, cavala e peixe-espada, para manter a saúde das mulheres grávidas.

2. Tome vitaminas pré-natais

Tomar vitaminas pré-natais é recomendado para manter a saúde das mulheres grávidas como um esforço para levar um estilo de vida saudável.

A ingestão nutricional de mulheres grávidas é, na verdade, muito satisfeita com a alimentação diária. No entanto, as vitaminas podem ajudar a suprir, bem como fornecer nutrientes adicionais necessários para o feto no útero.

As vitaminas para a gravidez geralmente contêm ácido fólico das vitaminas B. O ácido fólico desempenha um papel importante no desenvolvimento do cérebro e da medula espinhal do bebê. O ácido fólico também é útil para prevenir o risco de defeitos congênitos e manter a saúde das mulheres grávidas.

Esta vitamina deve ser ingerida antes da gravidez. Converse com seu médico sobre quais vitaminas pré-natais você realmente precisa.

Se tomar vitaminas para gravidez causa náuseas, experimente tomá-las à noite ou mascar chiclete quando começar a sentir náuseas.

3. Exercício regular

A gravidez não é desculpa para não praticar exercícios. O exercício ainda é uma parte importante de um estilo de vida saudável para mulheres grávidas para manter a saúde durante a gravidez.

O exercício ajuda a melhorar a circulação sanguínea e o oxigênio no corpo, fortalece os músculos e reduz o estresse durante a gravidez. Os exercícios também apóiam a inteligência do bebê desde o útero.

Tente reservar 30 minutos todos os dias para fazer exercícios para o bem da saúde das mulheres grávidas. Existem muitas opções de exercícios seguros para mulheres grávidas. No entanto, você não precisa fazer exercícios extenuantes. Atividades físicas leves, como caminhar, nadar ou até mesmo ioga, são geralmente seguras durante a gravidez.

4. Pare de fumar e beber álcool

Para manter a saúde das mulheres grávidas e de seu útero nos próximos 9 meses, evite fumar e beber bebidas alcoólicas.

Fumar e / ou beber álcool durante a gravidez pode aumentar o risco de aborto espontâneo. Esses dois hábitos ruins também podem aumentar o risco de um bebê nascer prematuro, natimorto, ter defeitos de nascença ou nascer com baixo peso ao nascer. Portanto, certifique-se de levar um estilo de vida saudável para mulheres grávidas, livre de fumo e álcool.

5. Mantenha o peso corporal ideal

Toda mulher grávida é recomendada a comer alimentos nutritivos para a saúde da mãe durante a gravidez. Além de manter a saúde, a alimentação regular também visa aumentar o peso da gestante para ser ideal.

As mães que tinham peso normal antes da gravidez foram orientadas a ganhar peso até 11,5-16 kg durante a gravidez. Entretanto, se está muito magra desde antes da gravidez, deve adicionar 13-18 kg de peso durante a gravidez.

O ganho de peso tem grande influência na saúde de mulheres grávidas e bebês. Segundo o Ministério da Saúde da Indonésia, o ganho de peso mostra o bom estado nutricional da gestante e o desenvolvimento do feto no útero.

Idealmente, é aconselhável adicionar 300 calorias por dia para ganhar peso e manter a saúde das mulheres grávidas.

No entanto, isso não significa que as mulheres grávidas podem comer tanto quanto possível. A frequência dos horários das refeições, porções e tipos de alimentos devem ser considerados com cautela para não ficar com sobrepeso e interferir na saúde da gestante.

O excesso de peso durante a gravidez pode atrapalhar o estilo de vida saudável da mãe. Portanto, você deve consultar um ginecologista para recomendações sobre como manter um peso corporal ideal durante a gravidez.

Seu médico pode ajudar a desenvolver o plano correto de alimentação saudável, evitando complicações como o diabetes gestacional.

6. Beba bastante água

Para manter a saúde das gestantes, é recomendável beber bastante água todos os dias. A ingestão adequada de líquidos ajuda a suavizar o fluxo sanguíneo do coração por todo o corpo, incluindo o útero, para ser aceito pelo feto.

Além disso, manter um estilo de vida saudável para mulheres grávidas bebendo água diligentemente também pode melhorar a saúde do sistema imunológico.

Além disso, esse hábito também ajuda a prevenir vários problemas de saúde em mulheres grávidas. Quanto aos vários problemas que podem ser evitados, nomeadamente, desidratação, fadiga, anemia, prisão de ventre, hemorróidas e infecções do trato urinário.

Tente beber de 8 a 10 copos de água por dia. Para não se cansar de beber água pura com gosto insosso, experimente adicionar uma rodela de limão, morango ou lima para adicionar frescor.

7. Seja diligente em lavar as mãos

Lavar as mãos com sabonete é um hábito que as mulheres grávidas devem adotar ao implementar um estilo de vida saudável para manter um corpo saudável.

Lave sempre as mãos depois de usar o banheiro, antes e depois de comer, antes e depois de cozinhar e depois de manusear objetos ou instalações públicas.

Lavar as mãos com diligência pode ajudar a matar germes e bactérias causadoras de doenças que tendem a atacar durante a gravidez. Várias bactérias que atacam variam, nomeadamente, estreptococos do Grupo B, citomegalovírus, até toxoplasmose.

Certas infecções graves experimentadas pela mãe durante a gravidez podem aumentar o risco de complicações, bem como o risco de o bebê nascer com defeitos. É claro que isso pode interferir na saúde não apenas das mulheres grávidas, mas também do feto.

Se não houver nenhuma fonte de água limpa, você pode usar prontamente gel para lavar as mãos (desinfetante para as mãos) contendo álcool etílico para manter a saúde das mulheres grávidas.

8. Durma o suficiente

Uma parte importante de um estilo de vida saudável para mulheres grávidas, que muitas vezes é esquecido, é dormir o suficiente. Infelizmente, durante a gravidez, você ficará mais facilmente sonolento durante o dia e terá dificuldade para dormir à noite devido às mudanças hormonais.

Este problema torna você privado de sono devido a uma programação de sono irregular. Pior ainda, a falta de sono durante a gravidez está associada a complicações como pré-eclâmpsia e risco de parto cesáreo.

A solução é dormir assim que se sentir cansado ou com sono. Tire cochilos frequentes para dormir o suficiente.

Na verdade, as mulheres grávidas são encorajadas a dormir mais do que o normal durante o primeiro trimestre da gravidez. Dormir muito também é recomendado para ajudar o processo de parto a correr mais suavemente e manter a saúde das mulheres grávidas.

De acordo com a American Pregnancy Association, há várias coisas que as mulheres grávidas podem fazer para dormir o suficiente para que sua saúde seja mantida.

  • Experimente uma nova posição para dormir.
  • Antes de ir para a cama, experimente tomar um banho quente e peça ao seu parceiro para massajar o seu corpo dorido.
  • Defina a temperatura ambiente e a luz da sala o mais confortável possível
  • Experimente técnicas de relaxamento, como as que você aprendeu nas aulas de parto.
  • Se você ainda tem problemas para dormir, tente ler um livro, comer pequenos lanches como frutas ou beber leite morno
  • Praticar exercícios regularmente durante o dia também pode tornar mais fácil dormir à noite
  • Tire uma soneca por cerca de 15 minutos por dia. Cochilar por muito tempo pode dificultar o sono de mulheres grávidas à noite.

9. Evite estresse excessivo

A razão pela qual o sono é muito importante para a manutenção da saúde das mulheres grávidas é porque um de seus benefícios importantes é a redução do estresse. O forte estresse que interfere na mente e no coração das mulheres grávidas pode afetar o desenvolvimento do bebê no útero.

Para isso, tente descobrir primeiro o que lhe causa estresse. Derrame seu uneg-uneg sobre a pessoa ou parceiro mais próximo para que todo o fardo da mente possa ser reduzido.

Depois disso, você pode tentar técnicas de respiração profunda ou meditação para aliviar o estresse. Yoga durante a gravidez é igualmente bom para matar a fadiga da alma, você sabe!

Reserve um tempo para fazer coisas que você gosta e que são boas para sua saúde, para não se estressar durante a gravidez.

Assistir TV, ouvir música, passear com um parceiro ou amigo, tricotar podem ser opções de atividades para lidar com o estresse perturbador.

Se o seu estresse for insuportável, encontre um terapeuta ou psicólogo para ajudá-lo a chegar à raiz do problema e resolvê-lo.

Se você acha difícil aplicar o estilo de vida saudável que foi mencionado, peça o apoio do seu parceiro para que tudo pareça mais fácil de viver.