Para mulheres e homens, ter cabelos ralos é certamente muito chato, até mesmo preocupante. O enfraquecimento do cabelo geralmente se refere à queda de cabelo de baixa a moderada. Ao contrário da queda geral de cabelo, o enfraquecimento do cabelo geralmente não causa calvície. Só que o cabelo vai parecer ralo para que o couro cabeludo fique mais claramente visível. O enfraquecimento do cabelo geralmente ocorre de forma gradual. Portanto, você ainda tem uma chance de superar o cabelo fino que tem.
Causas de queda de cabelo
O enfraquecimento do cabelo ocorre devido a muitos fatores, sejam genéticos, estilo de vida ou uma combinação de ambos. Vários produtos para os cabelos que não são adequados também podem fazer com que você experimente cabelos cada vez mais finos. De acordo com a Academia Americana de Dermatologia (AAD), a queda normal ou desbaste de cabelo ocorre entre 50-100 fios de cabelo por dia.
Aqui estão algumas coisas que contribuem para o enfraquecimento do cabelo, a saber:
- Estilo de cabelo excessivo, como coloração, alisamento e ondulação.
- Usando produtos de cuidado de cabelo agressivos, como spray de cabelo e gel de cabelo.
- Prenda o cabelo com muita força.
- Falta de consumo de ferro, ácido fólico e outros minerais que podem ajudar a produzir cabelo naturalmente.
- Estresse descontrolado. O estresse descontrolado pode desencadear a liberação do hormônio cortisol. O excesso do hormônio cortisol liberado pode matar o novo cabelo que crescerá do folículo piloso.
- Pare de usar pílulas anticoncepcionais.
- Estar em uma fase de mudanças hormonais, como durante a menstruação ou pós-parto.
- Atualmente em tratamento para uma doença auto-imune.
- Tem certas infecções ou doenças de pele.
- Tem o hábito de puxar o cabelo.
- Febre alta.
- Ter um transtorno alimentar e perder mais de 9 kg em um curto período de tempo.
Como lidar com cabelos finos
Lidar com cabelos finos não é fácil. No entanto, geralmente você ainda pode superar isso sem ir ao médico. No entanto, se o cabelo ralo for incômodo e estiver piorando, consulte um médico para saber o melhor tratamento. Aqui estão algumas maneiras de lidar com cabelos finos:
1. Comer alimentos que podem desencadear o crescimento do cabelo
Preste atenção à ingestão nutricional que ingere. Comer alimentos que contenham proteínas, ferro, zinco e vitamina B12 pode estimular o crescimento do cabelo. Carnes magras, vegetais verdes, nozes e peixes que você pode incluir em suas refeições diárias e lanches.
2. Massageando o couro cabeludo
A maneira mais fácil e barata de deixar o cabelo mais grosso e evitar que ele fique mais fino é massagear o couro cabeludo. Quando estiver lavando, tente dar uma pequena massagem enquanto você despeja e espalha o shampoo com os dedos.
Além de ajudar a maximizar a absorção do shampoo, massagear o couro cabeludo lentamente também serve para aumentar o fluxo sanguíneo na cabeça. Isso pode ajudar a estimular o crescimento de novos cabelos. Ao massagear o couro cabeludo, as células mortas da pele que se acumularam no couro cabeludo e que podem desencadear o enfraquecimento do cabelo também podem ser removidas.
3. Usando óleos essenciais
Os óleos essenciais são feitos de certas plantas comumente usadas em vários tipos de aromaterapia e outras medicinas alternativas. Citado do Dr. Machado, óleo de alecrim é um dos melhores óleos essenciais que podem estimular o crescimento do cabelo. Acredita-se que este óleo aumenta o metabolismo celular, o que pode estimular o crescimento do cabelo, de forma que ele se torne mais espesso.
Embora não haja muitas evidências de que os óleos essenciais possam tratar cabelos finos, você pode experimentá-los em casa como um tratamento adicional. Certifique-se de testar uma reação alérgica antes de aplicá-lo em sua cabeça. Passe um pouco de óleo no braço ou atrás da orelha.
Se em 24 horas sua pele não causar uma reação alérgica caracterizada por vermelhidão e coceira, você pode continuar a usá-lo no couro cabeludo. Lembre-se de que os óleos essenciais devem ser diluídos com outros óleos, como azeite de oliva ou óleo de jojoba.
4. Evite modelagem excessiva do cabelo
Outra maneira de lidar com cabelos finos é evitar modelagem excessiva. Reduza o uso de secadores de cabelo, alisadores, tinturas de cabelo e uma variedade de outros produtos de modelagem que podem contribuir muito para a quebra e o afinamento do cabelo.
5. Shampoo para cabelos finos
Shampoos para cabelos finos geralmente funcionam de duas maneiras. Primeiro, adicione volume ao seu cabelo para que pareça mais grosso. Esse método geralmente ajuda pessoas com cabelos naturalmente ralos. Em segundo lugar, este shampoo contém vitaminas e aminoácidos que tornarão o couro cabeludo mais saudável para que possa produzir mais cabelo com o tempo.
6. Acupuntura
De acordo com os praticantes da medicina tradicional chinesa, a saúde do cabelo está relacionada a duas coisas, a saber, rins e energia do sangue, que desempenham um papel na manutenção do cabelo saudável. Maureen Conant, praticante de acupuntura em Seattle, afirma que, em alguns casos, a acupuntura ajuda a parar de diminuir o cabelo das mulheres e melhorar gradualmente dentro de semanas a meses após o tratamento.
7. Gerenciar o estresse
O estresse pode ser o gatilho para a maioria das doenças, incluindo queda de cabelo. Portanto, você precisa gerenciar o estresse de várias maneiras que sejam adequadas para você. Com uma caminhada, exercício ou meditação. Tente manter o corpo e a mente relaxados, mesmo se estiver em apuros, para que seu corpo permaneça saudável, incluindo o couro cabeludo.