4 fatos únicos sobre lágrimas que você não sabia •

Há tantas coisas que podem mexer com suas emoções, de modo que você pode chorar. Começando por assistir a filmes tristes, ouvir más notícias, até terminar no amor, a reação do corpo que geralmente surge de alguns desses eventos é derramar lágrimas. Mas, você sabia que suas lágrimas têm muitas funções além de chorar? O artigo a seguir analisará fatos sobre o fluido no olho que você pode não conhecer.

Lágrimas são compostas de muitas camadas

Você pode pensar que as lágrimas são apenas água pura. Aparentemente, o líquido tem um sistema complicado que consiste em 3 camadas, a saber, uma camada de óleo, água e muco (muco). Aqui está uma explicação de cada camada do fluido ocular:

  • Camada de óleo. Esta camada está localizada na camada mais externa para proteger as outras camadas de evaporação, bem como alisar a superfície do filme lacrimal para que o olho possa ver claramente.
  • Camada de água. A camada do meio é a mais espessa. Sua função é manter os olhos úmidos, prevenir a entrada de bactérias e proteger a córnea.
  • Camada de muco. Essa camada visa impedir que todas as camadas de lágrimas grudem no olho.

Alguns também se perguntam por que as lágrimas são salgadas. De acordo com a Cleveland Clinic, basicamente todos os fluidos do corpo contêm uma pequena quantidade de sal. O sal do fluido dos olhos é igual ao do plasma sanguíneo. O sal é necessário para que todas as partes do corpo, incluindo os olhos, possam funcionar normalmente.

Tipos de lágrimas

Existem três tipos de lágrimas que saem de nossos olhos: emocionais, basais e reflexas. Cada um desses fluidos pode ser produzido pelo olho, dependendo de sua função e processo de excreção. Vamos discuti-los um por um:

  • Emocional. Lágrimas emocionais vêm à tona por causa do estresse emocional. Este tipo de fluido ocular contém altos níveis de substâncias produtoras de estresse, como a adenocorticotropina (ACTH). Essa descarga pode sinalizar emoções para outras pessoas.
  • basalto. Lágrimas basais estão sempre presentes nos olhos porque esses fluidos servem para hidratar, nutrir e proteger os olhos. A glândula lacrimal localizada na parte externa do olho superior sempre produz um líquido que contém proteínas e antibacterianos. Esse fluido flui do globo ocular externo para a córnea e lubrifica toda a superfície do olho sempre que piscamos.
  • Reflexo. As lágrimas reflexas protegem os olhos da irritação, como irritação causada por poeira, fumaça ou cebola. Então, quando você está descascando cebolas, esse tipo de lágrima sai.

Benefícios e funções das lágrimas

A descarga clara de um fluido dos olhos pode ser considerada uma forma de expressão dos sentimentos. O fluido produzido pelos olhos parece ser a forma do corpo liberar o "fardo" que pode ter sido insuportável.

Mesmo quando você sente uma alegria tão profunda, a descarga dos olhos pode ser um sinal dessa sensação de felicidade. Graças a isso, algumas pessoas são gratas por serem capazes de liberar as emoções ocultas dentro delas.

Em outras palavras, secreção dos olhos nem sempre é uma coisa ruim, sabe! Sem perceber, existem vários benefícios das lágrimas para a saúde do seu corpo, a saber:

1. Limpe os olhos de poeira e sujeira

Conforme explicado anteriormente, cada tipo de laceração possui funções e benefícios diferentes. Bem, fluido reflexo ou lágrimas reflexas geralmente sairá quando, de repente, poeira, sujeira, fumaça ou outros objetos estranhos entrarem no olho.

Portanto, esse fluido ocular sairá automaticamente de seus olhos para limpar partículas de poeira, sujeira e outras coisas prejudiciais. Por exemplo, quando você está caminhando na calçada e exposto à poluição, andando de motocicleta ou acidentalmente exposto à fumaça de lixo queimado ou de veículos motorizados.

2. Protege os olhos de infecções bacterianas

O olho é um dos órgãos do corpo bastante sensível, inclusive por bactérias. As lágrimas têm benefícios como um assassino de bactérias que entram no olho.

Isso é feito através da produção contínua de fluido, ou também chamado de tipo de fluido ocular, sem parar.lágrimas contínuas) Essas lágrimas sempre lubrificam e umedecem o olho para protegê-lo do ataque bacteriano.

Isso ocorre porque há uma substância chamada lisozima neste fluido natural do olho. A lisozima é o que ajuda a manter os olhos limpos e livres de bactérias.

Por jornal Microbiologia Alimentar, a lisozima tem propriedades antimicrobianas muito fortes para reduzir as chances de infecções oculares por bactérias.

3. Reduza o estresse

Chorar é uma forma de comunicar os sentimentos que estamos sentindo, bem como de expressar emoções. Quando você está emocional ou estressado, você chora. É aí que suas lágrimas emocionais vêm à tona. Depois de chorar, você se sentirá mais calmo.

Porém, o que realmente aconteceu? Como o fluido ocular pode ajudar a reduzir o estresse? O choro pode ajudar a livrar o corpo das substâncias químicas relacionadas ao estresse. Esta é uma das razões pelas quais nos sentimos melhor quando choramos.

Alto teor de adenocorticotropina (ACTH) é encontrado em lágrimas emocionais. O ACTH é um produto químico associado ao estresse. Portanto, se você chora quando está estressado, está ajudando a liberar os produtos químicos que causam o estresse, fazendo com que se sinta muito melhor depois de chorar.

A remoção do ACTH do corpo também traz outros benefícios, nomeadamente, fazer com que o corpo também secrete cortisol (hormona do stress). Cortisol em excesso no corpo pode levar a problemas de saúde relacionados ao estresse.

4. Mantenha o nariz úmido

Além de ser útil para os próprios olhos, o fluido ocular também traz bons benefícios para outros órgãos do corpo, como o nariz. O motivo é que as lágrimas que se acomodam no olho fluirão posteriormente para o canal nasolacrimal.

O canal nasolacrimal é o tubo que conecta as glândulas lacrimais ao nariz. Quando o fluido ocular entra, flui e atinge o nariz, ele o mantém úmido e livre de bactérias.

O que acontece se a produção de lágrimas for interrompida?

Nem sempre o fluido no olho pode funcionar corretamente. Vários problemas de saúde podem afetar sua produção, como envelhecimento, infecções das glândulas lacrimais ou outros problemas de saúde.

Então, o que acontecerá se o olho não puder produzir o fluido como de costume? As seguintes condições podem ocorrer quando o olho não produz fluido suficiente:

1. Olhos secos

A redução das lágrimas faz com que os olhos percam a umidade. Uma coisa é certa são as condições de olho seco.

Seus sintomas podem incluir:

  • olho vermelho
  • olhos ardem e ardem
  • algo parece estar preso no olho
  • olhos belekan

Além disso, às vezes a produção de fluido em seus olhos realmente aumenta quando eles ficam secos. No entanto, essa condição de olho lacrimejante produz fluido com um conteúdo diferente das lágrimas comuns, portanto, não pode hidratar os olhos como de costume.

2. Abrasão da córnea

Os olhos muito secos têm maior risco de se ferir ou arranhar por um objeto estranho. Como resultado, pode causar lesões na córnea, também conhecida como abrasão da córnea.

Essa condição pode piorar se você esfregar os olhos. Portanto, o manuseio de olhos secos não deve ser feito descuidadamente para que a córnea não seja arranhada.

3. Infecção ocular

A redução do fluido no olho significa que você perde a linha de frente que protege o olho do ataque de bactérias ou germes. Isso significa que você também é mais suscetível a infecções oculares.

As infecções oculares podem afetar qualquer parte do olho, desde a conjuntiva (conjuntivite) até a córnea (ceratite).

A maioria dos casos de infecções oculares é causada por bactérias, portanto, devem ser tratados com antibióticos. Se não forem tratadas imediatamente, as infecções oculares podem levar a outros problemas mais sérios, até mesmo ao risco de cegueira.

Bem, agora você entende que as lágrimas desempenham um papel importante na manutenção da saúde dos olhos. Se você sentir sintomas de olhos secos, use imediatamente o colírio que é vendido à vontade na farmácia.

Se o olho seco for acompanhado de sintomas perturbadores, consulte imediatamente um médico para obter o tratamento adequado para o seu problema.