Aqueles de vocês que costumam se exercitar, principalmente futebol, devem estar familiarizados com as entorses. Sim, ao que parece, entorses ou lesões no tornozelo são dolorosas, especialmente se ocorrerem nas pernas. Você não pode usar as pernas para atividades normais. Normalmente, se você tem uma lesão no tornozelo, os primeiros socorros que você pode fazer é levá-lo a um massagista. Então, lesões no tornozelo podem ser massageadas? Verifique a seguinte explicação, sim.
Por que ocorrem entorses ou lesões no tornozelo?
As entorses ou lesões no tornozelo geralmente ocorrem quando os ligamentos (tecido conjuntivo) que sustentam o tornozelo se alongam além de seus limites e, eventualmente, se rompem.
Essa condição é bastante comum em pessoas de todas as idades. Bem, a gravidade dessa condição também varia, variando de leve a grave. Isso depende do dano causado aos ligamentos.
Normalmente, as lesões no tornozelo incluem pequenas feridas que só podem cicatrizar com tratamentos caseiros, como repouso e aplicação de gelo. No entanto, se uma lesão no tornozelo faz com que ele inche e doa ao andar, você deve consultar um médico.
Sem tratamento adequado, a dor vai piorar. Na verdade, também aumenta o risco de sofrer da mesma condição mais tarde.
O problema é que, se essa condição ocorrer repetidamente, o risco de ter vários problemas de saúde, como dor crônica ou artrite, será ainda maior.
Lesões no tornozelo podem ser massageadas?
Na verdade, não há proibição de fazer massagem ou massagem quando você tem uma lesão no tornozelo. No entanto, nem todo mundo que tem uma lesão no tornozelo pode ser massageado.
Realmente depende da gravidade da lesão. A razão é que, se houver uma massagem errada ou massagem, sua condição pode piorar.
Sem mencionar o risco de trauma nos músculos, ligamentos e tendões se a massagem errada fizer com que os especialistas realmente não recomendem que você faça isso.
Portanto, se você realmente deseja ser massageado, é necessário determinar se a lesão no tornozelo que ocorre é grave ou não.
Coisas a considerar para massagem de lesão no tornozelo
Aqui estão algumas considerações que você precisa fazer antes de decidir fazer uma massagem ou massagem:
- Certifique-se de que o massagista que deseja massagear seus pés é um especialista que já passou por algum treinamento ou já possui um certificado especial para tratar esta condição.
- Evite fazer massagem na área da entorse se já for grave. Só faça a massagem ou o método de massagem se a entorse ainda for relativamente leve.
- Não massageie logo após uma entorse ou lesão no tornozelo. Espere alguns dias para fazer a massagem.
Em essência, uma lesão no tornozelo pode ser massageada, desde que a condição do seu pé não seja muito grave. Mesmo assim, o tratamento principal e mais seguro é o médico para entorse.
Normalmente, após a lesão no tornozelo ser massageada, você receberá o tratamento RICE (Descanso, Gelo, Compressão e Elevação) Este procedimento de tratamento também é importante para ajudar a aliviar a dor das entorses.
Na verdade, este é um dos tratamentos caseiros que você pode fazer sem ter que passar primeiro pelo processo de massagem.
Tratamento médico para entorse no pé ou lesão no tornozelo
Você pode estar se perguntando: é melhor ir a um massagista do que a um médico? Claro que não. Embora as lesões do tornozelo possam ser massageadas, isso não significa que a massagem seja melhor do que o tratamento por um médico.
Para curar lesões no tornozelo, especialmente aquelas que foram classificadas como graves, é claro que é melhor consultar um médico. Existem vários tratamentos que o seu médico pode fazer para ajudar a tratar a sua doença.
O tratamento que os médicos fazem geralmente é baseado no diagnóstico. Sim, o médico examinará primeiro sua lesão no tornozelo, antes de determinar o tipo correto de tratamento.
Aqui estão algumas opções de tratamento de médicos para lesões de tornozelo:
1. Uso de drogas
Em vez de permitir que a lesão no tornozelo seja massageada, o médico geralmente irá aconselhá-lo a tomar analgésicos. Por exemplo, ibuprofeno e naproxeno, que são medicamentos para controlar a dor e o inchaço.
Você pode usar esses medicamentos para tratar pequenas lesões no tornozelo. Enquanto isso, os medicamentos para tratar condições classificadas como graves são geralmente classificados como narcóticos.
2. Uso de auxiliares de caminhada
Além da medicação, seu médico pode aconselhá-lo a usar um dispositivo auxiliar para tratar uma lesão no tornozelo, em vez de massagem.
Normalmente, você terá dificuldade para caminhar por dois a três dias após uma entorse devido ao inchaço e à dor. Portanto, seu médico pode recomendar que você use um auxílio para caminhar.
3. Uso de gesso
Ao se recuperar de uma entorse, você deve proteger a perna que machucou o tornozelo de movimentos bruscos. A razão é que pode aumentar a dor nas pernas.
Portanto, use um aparelho ou gesso fraturado para proteger o pé do movimento. De acordo com a OrthoInfo, se sua entorse for severa, aplique um gesso por um período de duas a três semanas.
Como reduzir o risco de entorses?
As etapas a seguir podem ajudar a reduzir o risco de entorse:
- Faça um aquecimento antes de fazer qualquer exercício ou atividade extenuante.
- Use protetores ou protetores articulares elásticos ao realizar atividades físicas extenuantes.
- Faça exercícios de alongamento regularmente para manter a força e a flexibilidade dos músculos e articulações.
- Faça uma alimentação saudável para manter um peso corporal ideal e o caminho ficará equilibrado.
- Evite fazer exercícios ou atividades quando estiver cansado ou doente.
- Sempre opte por caminhar sobre uma superfície plana.