Dentes do siso que crescem geralmente doloridos, o que causa isso?

Entrando na idade de 17-25 anos, seus dentes do siso geralmente experimentam crescimento. Infelizmente, os dentes do siso que crescem costumam ser acompanhados de dores que podem interferir nas atividades diárias, por isso, eventualmente, devem ser extraídos. É por isso que muitas pessoas acham a dentição dos dentes do siso uma coisa assustadora.

Por que dói quando os dentes do siso crescem?

Os dentes do siso, também conhecidos como terceiros molares, são os últimos dentes a irromper entre as idades de 17 a 25 anos.

A função básica dos dentes do siso é mastigar os alimentos até que estejam macios para facilitar a digestão. Além disso, esses dentes também servem para alinhar o formato das gengivas.

No entanto, geralmente o crescimento dos dentes do siso pode causar problemas como dor ou sensibilidade. Provavelmente, isso pode acontecer porque a mandíbula é muito pequena ou os dentes são muito grandes.

Sim, ao longo dos anos desde o último crescimento, a gengiva humana sofrerá mudanças de forma. Se não houver espaço suficiente para os dentes crescerem, os dentes do siso podem crescer lateralmente para deslocar os outros dentes.

Às vezes, os dentes também podem ficar presos entre a gengiva e o osso maxilar, causando dor e inchaço.

Se não forem controlados, os dentes que crescem para o lado podem danificar os dentes próximos a eles, danificar o osso da mandíbula e também os nervos. Além disso, seu local de difícil acesso torna mais fácil para os alimentos ficarem presos e formarem placas.

Como resultado, os dentes do siso são mais suscetíveis a cáries, doenças gengivais e outros problemas de saúde. Essas várias complicações agravam a dor devido ao crescimento dos dentes do siso.

Portanto, se você estiver enfrentando complicações, é melhor consultar imediatamente um dentista.

Como lidar com dentes do siso que ficam doentes?

Você pode superar essa dor devido à dentição sábia tomando analgésicos, como ácido mefenâmico, paracetamol ou ibuprofeno.

Você também pode aliviar a dor gargarejando com enxaguatório bucal ou água salgada e aplicando uma bolsa de gelo na bochecha, onde o dente do siso está crescendo.

Enquanto isso, se você sentir dor de dente do siso durante a gravidez, deve consultar um médico para as etapas de tratamento adequadas. Geralmente, os médicos irão sugerir tomar analgésicos com o tipo e dosagem para mulheres grávidas.

Os dentes do siso sempre precisam ser extraídos?

Na verdade, a decisão de remover ou não os dentes do siso depende do dentista e do cirurgião-dentista. Se o médico suspeitar que o crescimento dos dentes do siso causará problemas mais tarde na vida, ele recomendará a cirurgia de extração do dente.

Normalmente, os dentes do siso devem ser extraídos se o dente apresentar condições como:

  • crescem de lado batendo contra os molares ao lado,
  • experimentando cárie dentária severa,
  • ter uma infecção ou doença gengival (periodontite) e
  • Um cisto ou tumor aparece na área ao redor do dente problemático.

Os dentes do siso devem ser extraídos precocemente. Porque a extração dentária em uma idade jovem não é tão complicada quanto na velhice.

Os dentes em jovens ainda são relativamente macios. Portanto, o médico não precisa de energia extra para removê-lo. O processo de cicatrização também é mais rápido.

Se você atrasar a extração do dente, poderá causar problemas maiores após a cirurgia, como sangramento intenso, dentes rachados e dormência.

É por isso que, se houver sinais de gengivas inchadas, dor e você sentir que algo está preso nas costas, é melhor descobrir imediatamente a causa ao dentista.

Geralmente, os médicos realizam radiografias dentais com raios-X para ver se os dentes do siso estão crescendo corretamente ou não.

Efeitos colaterais da cirurgia de dente do siso

Se após um exame de raio-X dos dentes usando raio-X o médico encontrar um problema, ele recomendará que você faça a extração do dente.

Essa remoção é feita com um procedimento de opercolectomia, que é uma pequena operação para abrir a gengiva com uma incisão.

Como acontece com a maioria dos efeitos colaterais da cirurgia, você pode sentir dor e inchaço nas gengivas.

Mesmo assim, esses efeitos colaterais podem ser superados com a administração de analgésicos de venda livre em farmácias ou drogarias. O seu médico também pode prescrever uma dose mais elevada de analgésico, se necessário.