O fígado (fígado) é um órgão vital que tem funções importantes no sistema digestivo e no metabolismo, armazenamento de nutrientes do corpo e imunidade. No entanto, quais são a anatomia e as funções de cada parte do fígado?
Anatomia do coração humano
fonte: www.anatomylibrary.usMuitas pessoas podem pensar que o fígado tem a forma de 'amar' ou ‘folhas de hera '. Na verdade, o órgão que não pesa mais do que 1,5 kg tem a forma de um triângulo. A localização do fígado é na parte superior direita da cavidade abdominal e abaixo do diafragma.
Quando vista a olho nu, a anatomia do fígado consiste em quatro lobos (seções) de tamanhos diferentes. Aqui estão as partes do lóbulo do fígado que você precisa saber.
1. Lobo direito (lobo direito do fígado)
O lobo direito é a maior parte do fígado, com um tamanho de 5 a 6 vezes maior que o lobo esquerdo.
2. Lobo esquerdo (lobo esquerdo do fígado)
Ao contrário do lobo direito, esta parte do coração é mais pontiaguda e menor. Os lobos esquerdo e direito são separados pelo ligamento falciforme.
3. lobo caudado
O tamanho do lobo caudado é realmente menor do que os dois lobos anteriores. A localização desse lobo estende-se do lado posterior do lobo direito e envolve a veia principal (veia cava inferiori).
4. Lóbulo quadrado
Comparado ao lobo caudado, o lobo quadrado é inferior e fica atrás do lobo direito para envolver a vesícula biliar.
Os lobos quadrático e caudado também são raramente vistos em imagens anatômicas porque estão localizados atrás dos lobos esquerdo e direito.
Depois de conhecer os lóbulos do fígado, existem outras partes do fígado que também fazem parte dos órgãos digestivos, que vão desde o ducto biliar até os lóbulos do fígado.
Ducto biliar
fonte: www.anatomybody-chart.usO ducto biliar é um ducto que conecta o fígado e a vesícula biliar, onde a bile é armazenada. A bile é uma substância produzida pelo corpo para ajudar a digerir a gordura e é armazenada na vesícula biliar.
Em seguida, o ducto biliar encontra os ductos hepáticos esquerdo e direito maiores. Esses dois dutos transportam a bile dos lobos esquerdo e direito do fígado.
Em seguida, os dois dutos hepáticos também se juntam para formar um duto para drenar toda a bile do fígado. A maior parte da bile produzida pelo fígado é transportada para a bolsa de armazenamento, onde é usada para a digestão.
Vaso sanguíneo
Ao contrário de outros órgãos do corpo, o suprimento de sangue do fígado possui um sistema venoso portal hepático.
O sangue de órgãos como baço, pâncreas, vesícula biliar e intestinos é coletado na veia porta hepática. De lá, o sangue segue para o fígado, onde será processado antes de ser encaminhado.
A anatomia dessa parte do coração é um local para a coleta de sangue do fígado. Além disso, o sangue irá para a veia cava e depois de volta para o coração.
Assim como outros órgãos do corpo, o coração humano também possui artérias e arteríolas que produzem sangue contendo oxigênio para as necessidades dos tecidos.
Lóbulos
Você sabia que a estrutura interna do fígado é composta por cerca de 100.000 células hepáticas? As células do fígado são parte interna do fígado que têm forma hexagonal e são conhecidas como lóbulos.
Cada lóbulo hepático consiste em uma veia central rodeada por seis veias hepáticas e seis artérias hepáticas. Esses vasos sanguíneos são conectados por muitos pequenos canais tortuosos de vasos sanguíneos, ou comumente chamados de sinusóides.
Cada sinosuide possui dois tipos principais de células, a saber, células de Kupffer e hepatócitos.
Célula Kupffer
As células Kupffer são células derivadas da rede de células brancas do sangue. A função dessas células do fígado é destruir as substâncias ou células estranhas do olho. Na anatomia do fígado, as células de Kupffer desempenham um papel na captura e degradação dos glóbulos vermelhos velhos e na transmissão deles para os hepatócitos.
hepatócitos
Os hepatócitos são células que revestem os sinusóides e constituem a maioria das células do fígado. Os hepatócitos têm funções importantes porque realizam a maioria das funções do fígado, a saber:
- digestão,
- metabolismo e
- armazenamento e produção de bile.
Conhecendo bem a anatomia do fígado, você pode manter um fígado saudável a partir de agora. Cuidar do fígado significa antecipar a ocorrência de várias doenças no fígado.