Quando você ouve a palavra ginástica, pode imaginar imediatamente movimentos complicados para manter a forma física. Porém, você já ouviu falar em ginástica cerebral?
Como o nome indica, o exercício cerebral serve para manter a saúde do cérebro e melhorar sua função cognitiva. Este exercício não é feito resolvendo problemas matemáticos complexos ou resolvendo problemas pesados a fim de aguçar a memória ou treinar o poder de raciocínio e a concentração. Então como?
Conheça os exercícios para o cérebro e seus benefícios
O exercício cerebral é uma série de movimentos que conectam o cérebro, os sentidos e o corpo. Essa série de movimentos pode manter a saúde mental e a função cognitiva, de modo que possa apoiar sua vida diária.
Você precisa saber, o movimento do corpo afeta a saúde do cérebro. Reportando da MoundsPark Academy, a atividade física e o movimento podem fornecer oxigênio às células cerebrais, aumentar a produção de novas células cerebrais e ajudar a criar sinapses que ajudam a transmitir informações ao cérebro.
Das muitas formas de atividade, o exercício para o cérebro é um dos exercícios que você pode fazer para manter a saúde do cérebro. Ao fazer este exercício regularmente, você pode obter muitos benefícios, como:
- Aprimore suas habilidades acadêmicas ou de estudo, como leitura, redação, ortografia e matemática.
- Melhora a concentração, foco e memória.
- Controle e reduza o estresse.
- Melhore a qualidade do sono e relaxamento.
- Afie os reflexos e a coordenação dos movimentos corporais.
- Melhore as habilidades de comunicação e o desenvolvimento da linguagem.
- Melhore as capacidades organizacionais.
- Desenvolva uma atitude positiva.
- Aumente a criatividade.
- Melhore a habilidade esportiva.
Este benéfico exercício cerebral foi desenvolvido pela primeira vez na década de 1960 por um especialista em aprendizagem americano, Paul Dennison e sua esposa, Gail Dennison. Inicialmente, o exercício cerebral tinha como objetivo ajudar os alunos a aprender de forma mais eficaz.
No entanto, com o tempo, os exercícios para o cérebro estão se tornando cada vez mais populares. Atualmente, qualquer pessoa pode e é altamente recomendável fazer este exercício, desde crianças até idosos. Vários instrutores também costumam programar exercícios cerebrais para alunos com deficiência em escolas especiais.
Você também pode fazer exercícios para o cérebro a qualquer hora, seja pela manhã, à noite antes de ir para a cama ou como um exercício leve antes de trabalhar no escritório. No entanto, os exercícios para o cérebro devem ser feitos regularmente para que os benefícios sejam sentidos mais rapidamente.
Exercício cerebral básico
No guia publicado pelo casal Dennison, há 26 movimentos de exercícios cerebrais. No entanto, como um iniciante, você pode tentar os movimentos básicos primeiro. Aqui estão três exercícios básicos para o cérebro que você pode experimentar:
1. Cross crawl
Movimento rastejar cruzado pode ser feito sentado ou em pé. No entanto, tente ficar em uma posição ereta. Em seguida, abra as pernas na largura dos ombros. Levante o joelho direito até que esteja em contato com o cotovelo esquerdo. Incline a cabeça e o ombro esquerdo ligeiramente para a direita ao realizar este movimento. Em seguida, mude para o outro lado.
Repita esse movimento por cerca de 30 segundos. Ao fazer este exercício para o cérebro, você pode treinar o equilíbrio do cérebro direito e esquerdo, praticar a respiração, melhorar a postura e melhorar sua capacidade de aprendizado.
Você pode fazer este exercício sozinho ou com seu filho. Por conta própria, você pode fazer isso quando quiser mais energia, durante atividades que exijam a visão (ler, escrever) ou antes de se exercitar.
2. ponto positivo
Movimento ponto positivo você pode fazer enquanto está sentado relaxado. Antes de o movimento começar, você precisa encontrar ponto positivo que fica na área da testa. Este ponto fica exatamente acima de cada sobrancelha, tanto à direita quanto à esquerda, a meio caminho entre as sobrancelhas e a linha do cabelo. Você pode sentir uma leve área protuberante neste ponto.
Nesse ponto, coloque três dedos em cada mão e pressione suavemente a área. Feche os olhos e respire profundamente dez vezes. Porém, em crianças, esse movimento pode ser feito com os olhos abertos, principalmente se seu filho estiver com medo.
Além de fazer esse movimento sozinho, ponto positivo também pode ser feito com a ajuda de outras pessoas. Se você quiser ajudar alguém a fazer esta mudança, fique atrás da pessoa e pressione ponto positivoseu. A pessoa que você está ajudando pode sentar-se confortavelmente e pedir para respirar fundo, conforme descrito anteriormente.
Movimento ponto positivo isso pode ajudá-lo a aliviar o estresse. Portanto, esse método pode ser usado quando você se sentir excessivamente estressado, confuso, chateado, triste ou com raiva. Em crianças, esse movimento de exercício cerebral também pode ser feito durante a infância tempo esgotado crianças ou quando as crianças estão com medo, preocupadas ou ansiosas, incluindo quando estão ansiosas porque terão de enfrentar exames na escola.
3. ligar
Movimento ligar Você pode fazer isso sentado confortavelmente. O truque, cruze os tornozelos, com a posição do tornozelo esquerdo na frente do tornozelo direito. Em seguida, junte as palmas das mãos e cruze os dedos na frente do peito. Em seguida, levante as mãos cruzadas até o queixo.
Mantenha essa posição enquanto fecha os olhos e respira fundo o máximo que puder. Expire pela boca lentamente. Você pode fazer este exercício cerebral por um minuto ou quando se sentir mais calmo.
Ao praticar esse movimento, o sistema nervoso central do cérebro ficará mais relaxado. Você pode pensar com mais clareza e se concentrar. Portanto, este exercício cerebral pode ser feito se você precisar tomar uma decisão importante, tiver dificuldade de concentração, estiver sentindo ansiedade ou estresse, ou antes de iniciar suas atividades.
Diminuição da função cerebral em idosos e 5 maneiras eficazes de evitá-la