Todo indonésio deve manter cloreto de sódio, também conhecido como sal, na cozinha de sua casa. O papel desses grãos brancos para dar sabor aos pratos é indiscutível. No entanto, o sal tem muitos benefícios além de ser uma "arma" na cozinha. Dissolvidos em água morna, esses grãos salgados também podem ser uma arma para você manter os dentes e a boca limpos.
Gargarejar com água salgada tornou-se uma tradição antiga
No passado, a civilização não conhecia escova e pasta de dente. No entanto, isso significa que os povos antigos não eram indiferentes à limpeza de seus dentes e boca.
A solução de água salgada tem sido usada para gargarejos desde 5.000 anos aC pelos romanos e gregos antigos.
Avançar vários séculos depois, a documentação de livros O Caminho das Ervas Ayurvédicas observou que as soluções de água salgada também eram usadas pelos antigos chineses e indianos para limpar a boca. Alguns registros até relatam a adição de algumas gotas de vinagre à água salgada para gargarejo.
Benefícios do gargarejo com água salgada
O cloreto de sódio é naturalmente osmótico, que atua absorvendo fluidos nos tecidos ou células. O interior da boca humana consiste em tecido úmido (camada mucosa). Essa umidade torna a boca um ambiente ideal para o crescimento bacteriano.
Portanto, quando você enxágue a boca com água salgada, o cloreto de sódio absorve o excesso de líquido da boca, deixando-a seca. O ambiente seco da boca não é mais ideal para a sobrevivência das bactérias. A bactéria irá então parar de se reproduzir e, eventualmente, morrer.
Aqui estão alguns dos benefícios potenciais do gargarejo com água salgada para a saúde bucal e dentária:
1. Alivia a dor de dente
Se você está com dor de dente, não pode ir direto ao dentista. Os médicos só podem tratá-lo quando o dente não estiver mais latejando. Portanto, gargarejar com água salgada pode ser uma maneira rápida de tratar a dor de dente.
2. Superando dor de garganta
Fazer gargarejos com água morna salgada pode aliviar a dor e a coceira causadas por dor de garganta (faringite). Funciona da mesma forma que no tratamento de uma dor de dente.
Conforme explicado acima, o sal absorve a água contida nas membranas mucosas. Nossa garganta também é revestida por essa membrana. Bem, a membrana que seca não é mais ideal para as bactérias sobreviverem e eventualmente morrerem. A absorção dessa água também pode ajudar a aliviar os efeitos da inflamação, fazendo com que a garganta se sinta mais aliviada.
Laringite, amigdalite e outros problemas de garganta também podem ser tratados fazendo gargarejo com água salgada.
3. Alivie a congestão nasal
Fazer gargarejos com água salgada também pode aliviar o nariz entupido devido a um resfriado. Além de matar as bactérias que causam infecção, essa solução de água salgada também dilui o muco que se acumulou no nariz.
Problemas de congestão nasal devido a sintomas de bronquite, infecções dos seios nasais e reações alérgicas também serão reduzidos dessa forma.
3. Livre-se do mau hálito
Halitose é o termo médico para mau hálito. Isso pode ser causado por uma variedade de coisas, como certos alimentos ou problemas de saúde.
Fazer gargarejos com água salgada pode neutralizar as bactérias que causam o mau hálito devido aos alimentos. O sal pode alterar o pH da boca de modo que iniba a produção de microrganismos bacterianos que fazem o mau hálito.
No entanto, se o seu problema for causado por uma doença ou condição mais séria, isso pode ser eficaz apenas temporariamente. O mau hálito, uma complicação da doença, não desaparece imediatamente apenas com gargarejos. A doença subjacente deve primeiro ser tratada por um médico até que esteja concluída.
4. Aliviar as gengivas doloridas
Além de superar a dor de dente, gargarejar com solução de água salgada também pode aliviar a dor nas gengivas devido à gengivite.
A gengivite é uma condição caracterizada por gengivas inchadas, inflamadas e com sangramento devido a uma infecção bacteriana. É bom gargarejar todos os dias para tratar gengivas inflamadas.
5. Superando problemas de língua
Às vezes, a língua pode ficar coberta com uma placa branca, se não formos diligentes em limpá-la. Não se preocupe ainda! A camada branca da superfície da língua pode ser removida gargarejando com água salgada.
Fazer gargarejos com água salgada pode até curar queimaduras na língua. Isso ocorre porque o composto cloreto de sódio pode ajudar a reduzir a dor e a inflamação.
No entanto, a dose de sal para tratar o problema de queimaduras na língua deve ser menor que o normal para não piorar a condição.
Como usar água salgada para enxaguar a boca
Existem várias maneiras de preparar ou misturar água salgada com sal para gargarejos. No entanto, você pode usar uma das receitas mais fáceis, a saber:
- Dissolva 1/2 colher de chá de sal em um copo de água morna (250 ml). Reduza para 3/4 colher de chá apenas se for para tratar queimaduras na língua. Use sal puro sem uma mistura de MSG ou outros temperos.
- Gargareje em toda a boca e segure ao redor da área afetada por 20-30 segundos.
- Derreta o enxaguatório bucal quando terminar, não engula. Se superar uma dor de garganta, engula só um pouco.
- Repita o gargarejo mais uma vez e segure por 30 segundos. Isso removerá pedaços de comida presos nas lacunas de seus dentes e matará as bactérias que causam a placa.
- Derreta a água do gargarejo e finalize escovando os dentes e usando fio dental ( fio dental) .
Algumas pessoas adicionam um pouco de bicarbonato de sódio a meia colher de água morna com sal. Pode ajudar a clarear os dentes.
Outros ingredientes que podem ser combinados com o sal são peróxido de hidrogênio, óleo de coco, suco de aloe vera, gergelim ou óleo de girassol. No entanto, não é recomendável misturar esses ingredientes sem antes consultar um dentista.
Quantas vezes por dia você pode usar água salgada como enxaguatório bucal?
Você pode enxaguar a boca com água salgada até quatro vezes ao dia para limpar a boca e os dentes. Este tempero de cozinha é antibacteriano e é eficaz em matar germes que causam vários problemas orais, gengivais e dentários.
O sal também é isotônico e não irrita as membranas mucosas. É por isso que os dentistas geralmente também usam soluções de água salgada para enxaguar a boca de seus pacientes após os procedimentos de extração de dentes.
Antes de usar essa água salgada para limpar a boca, há várias coisas que devem ser conhecidas. Em primeiro lugar, o sal misturado na água não deve ser muito, pois se usado em excesso pode prejudicar o organismo.
Não engula muita água salgada
De acordo com a Medical Bioquímica Human Metabolism in Health and Disease, gargarejar com água salgada e depois vomitar não causará nenhum dano. No entanto, a ingestão de grandes quantidades de sal e muitas vezes pode ser prejudicial à saúde.
Engolir muita água salgada pode causar desidratação e até vômitos. A ingestão excessiva de sal a longo prazo também pode aumentar o risco de hipertensão ou pressão alta.
De acordo com um comunicado à mídia do Ministério da Saúde da Indonésia, limite a ingestão de sal a apenas 1 colher de chá por dia. Este limite inclui a porção de sal para gargarejo, cozinhar e contida em suas refeições / lanches diários.
É melhor gargarejar com enxaguatório bucal ou água salgada?
Dr. Daniel L. Orr II, chefe do departamento de cirurgia oral da Escola de Medicina Dentária de Las Vegas, nos Estados Unidos, diz que solução salina quente é melhor para limpar a boca do que mouhtwash.
No entanto, as pessoas ainda podem usar enxaguatório bucal. Desde que o enxaguatório bucal não contenha álcool. Os enxaguatórios bucais com alto teor de álcool podem irritar a gengiva e a boca. O álcool no enxaguatório bucal também pode aumentar o risco de envenenamento em crianças que o bebem acidentalmente. Em contraste com a água salgada, que é segura se engolida ligeiramente.
A melhor maneira de saber se o seu colutório contém álcool é enxágue a boca. Tente gargarejar com o enxaguatório bucal como de costume e segure-o na boca por mais de 1 minuto. Você sente uma sensação de queimação na boca durante o gargarejo e depois de jogá-lo fora? Em caso afirmativo, isso significa que seu enxaguatório bucal tem alto teor de álcool.
Mas o fato é que, embora seja melhor enxaguar a boca com enxaguatório bucal comercial ou água salgada, você ainda precisa escovar os dentes regularmente para manter a higiene oral. Não se esqueça de ser diligente também fio dental, sim!
Os benefícios do sal além do gargarejo
Além de cozinhar, manter e cuidar da higiene bucal, o sal acaba tendo outro papel importante para o organismo. O que eles são?
1. Esfoliação para a pele
O sal é um esfoliante que pode remover as células mortas da pele. Para fazer uma esfoliação natural, você pode misturar 1 colher de chá de sal com 1/2 xícara de gel de aloe vera, que hidrata a pele. Você também pode adicionar 1-2 gotas de óleo essencial de lavanda.
Mexa bem e, em seguida, aplique em todo o corpo enquanto massageia suavemente. Depois disso, basta enxaguar bem com água.
2. Cuidando das unhas
Quem diria que este tempero de cozinha pode tratar unhas? Em salões de manicura, o sal é frequentemente misturado com água morna e suas mãos e pés como água do banho para amaciar as cutículas antes de fazer uma pedicure ou manicure.
Você mesmo pode fazer essa mistura para tratar as unhas. Para fazer isso, misture uma colher de chá de sal, uma colher de chá de bicarbonato de sódio, uma colher de chá de suco de limão e meia xícara de água morna em uma tigela pequena. Mexa bem.
Mergulhe as unhas na solução por 10 minutos e depois esfregue com uma escova macia. Enxágue as mãos e seque com uma toalha.
3. Para máscaras faciais
A combinação de sal e mel é antiinflamatória, podendo hidratar a pele seca. Ambos trabalham para equilibrar a produção de óleo e manter as reservas de água nas camadas mais profundas da pele.
Você pode usar uma mistura de duas colheres de chá de sal marinho finamente moído com quatro colheres de chá de mel cru para fazer uma massa de máscara. Quando terminar, aplique a mistura uniformemente sobre a pele que foi limpa e seca. H evite os olhos. Deixe agir por 10-15 minutos.
Para enxaguar, molhe uma toalha de rosto em água morna e torça. Coloque a toalha no rosto e segure por 30 segundos antes de limpá-la suavemente.
Use os dedos para retirar qualquer máscara seca que ainda esteja colocada. Você também pode massagear o rosto em movimentos circulares.
4. Lavar o nariz
Se você não tem soro fisiológico em casa para lavar o nariz, pode fazer sua própria alternativa com soro fisiológico. As ferramentas de que você precisa são sal não iodado, bicarbonato de sódio e um pote lota. Se você não tiver um pote lota, substitua-o por uma pipeta e uma garrafa ou recipiente plástico.
Veja como:
- Misture 3 colheres de chá de ingredientes de cozinha não iodados e uma colher de chá de bicarbonato de sódio em um pequeno recipiente ou frasco limpo.
- Despeje uma colher de chá da mistura de sal e bicarbonato de sódio em uma xícara de água limpa fervida e resfriada.
- Depois, coloque a solução salina no lota e lave o nariz.
A maneira de lavar o nariz é abaixar ligeiramente a cabeça e incliná-la para a direita. Depois disso, insira a ponta do lota no nariz direito. Aperte o spray e deixe a água escapar pela narina esquerda. Faça isso no máximo uma vez por dia antes de ir para a cama para que o nariz fique limpo.