Manchas brancas na vagina: conhecendo a smegma e como limpá-la

Você pode se surpreender ao ver manchas brancas na vagina. Na verdade, muitos pensam que a mancha é levedura vaginal, doença venérea ou corrimento vaginal. Na verdade, as manchas brancas na vagina que você vê são smegma. A esmegma é geralmente encontrada no pênis de homens não circuncidados. No entanto, é possível que o smegma também apareça em mulheres. Vamos lá, aprenda os prós e contras do smegma e como limpá-lo abaixo.

As características do smegma na vagina

Smegma ou manchas brancas na vagina geralmente têm uma textura semelhante a queijo ou mingau. Portanto, não é muito líquido como um líquido esbranquiçado. A cor do smegma na vagina varia de pessoa para pessoa. Alguns são muito brancos, mas alguns são mais escuros.

Nas mulheres, geralmente o smegma se acumula na área dos lábios da vagina (lábios) e na área clitoriana. Além disso, o smegma pode emitir um odor desagradável que é bastante incômodo.

Se o smegma aparecer na área clitoriana, você poderá sentir que a vagina fica pegajosa, como se os lábios da vagina e do clitóris estivessem grudados. Às vezes, isso pode causar dor ou até lesões. Principalmente se as manchas brancas secarem um pouco.

Por que manchas brancas aparecem na vagina?

Não se preocupe, a smegma é uma queixa comum em mulheres. Basicamente, o aparecimento de smegma não faz mal à saúde.

Isso ocorre porque o smegma é, na verdade, um remanescente do lubrificante vaginal natural misturado com suor, células mortas da pele e sebo (um óleo natural produzido pela pele).

Essas coisas podem se acumular se você não limpar sua vagina completamente. Como resultado, essas pilhas se aglutinam e formam smegma na vagina.

No entanto, como o smegma é bastante úmido, você é mais suscetível a infecções bacterianas. O motivo é que as bactérias se reproduzem facilmente em um ambiente úmido.

Portanto, embora não seja tão ameaçador para a saúde, você precisa limpar a vagina regularmente e evitar o acúmulo de smegma.

Como limpar manchas brancas na vagina

Para limpar manchas brancas na vagina, lave imediatamente com água morna até que as manchas sejam enxaguadas. No entanto, lembre-se de não limpar a área vaginal com nenhum sabonete.

Água morna por si só é suficiente para lavar as manchas brancas. Se você usar sabonete feminino ou sabonete de banho, o equilíbrio dos níveis de bactérias benéficas na vagina será prejudicado. Como resultado, as bactérias nocivas são mais fáceis de atacar.

Se lavar rotineiramente a vagina com água morna não funcionar para eliminar o acúmulo de esmegma e o odor desagradável, chame seu médico imediatamente.

Impedir que o smegma apareça na sua vagina

Entretanto, para evitar a acumulação de manchas brancas na vagina, certifique-se de que limpa sempre a vagina e os pelos púbicos com água até que estejam completamente limpos, especialmente após o sexo e a micção.

Depois de limpar a vagina, não se esqueça de secar a região feminina. Sempre mantenha a área seca, não úmida.

Passe uma toalha macia ou lenço na vagina, não esfregue com força, pois pode causar ferimentos ou infecção.