Gripe aviária: sintomas, causas, para tratamento •

Você ainda se lembra da gripe aviária que era endêmica alguns anos atrás na Indonésia? Doenças encontradas em muitas aves podem atacar o sistema respiratório humano. Este artigo explorará exaustivamente a gripe aviária, desde os sintomas, as causas e o tratamento.

O que é a gripe aviária?

A gripe aviária, também conhecida como gripe aviária, é um tipo de infecção viral comumente encontrada em aves. No entanto, o vírus que causa a gripe aviária pode sofrer mutação e se espalhar para os humanos.

Quando humanos são infectados com o vírus da gripe, os sintomas que aparecem variam, variando de leves a graves e potencialmente fatais.

Essa transmissão geralmente ocorre devido ao contato com aves infectadas com o vírus ou processos de cozimento mal cozidos. A doença não pode ser transmitida entre humanos, mas os especialistas estão preocupados com a possibilidade de o vírus da gripe sofrer mutação.

Se ocorrer uma mutação, é possível que a nova variante do vírus da gripe aviária possa se espalhar facilmente para outros humanos.

Quão comum é a gripe aviária?

Esta doença é mais comumente encontrada em aves, mas a taxa de propagação para humanos também é alta. A infecção de pássaros com a cepa H5N1 é a mais comum no mundo.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a infecção em humanos foi descoberta pela primeira vez em Hong Kong durante o surto de gripe aviária de 1997. Desde 2003, o vírus se espalhou da Ásia para países da Europa e África.

Até 2019, foram registrados 1.300 casos de infecção em humanos, com o número de mortos chegando a 455 pessoas. Na própria Indonésia, esta doença também se espalha em vários distritos e cidades.

De acordo com o Ministério da Saúde da Indonésia, de 2005 a 2018, houve 200 casos com 168 mortes. No entanto, a incidência desta doença tem diminuído de ano para ano.

Quais são os sinais e sintomas da gripe aviária?

Os sinais e sintomas desta doença podem variar, desde infecções respiratórias leves, como febre e tosse, até sintomas graves, como pneumonia e choque.

No caso da infecção pelo H5N1, também foram encontrados sinais de problemas digestivos, como diarreia, náuseas e vômitos. Os primeiros sintomas da gripe aviária geralmente aparecem entre 2 a 8 dias após a transmissão. Os sinais que geralmente aparecem assemelham-se ao resfriado comum, como:

  • febre alta que excede 38 graus,
  • tosse,
  • dor de garganta,
  • dificuldade para respirar,
  • dor de cabeça e
  • Dor muscular.

Além disso, em alguns pacientes, são encontrados sintomas adicionais que incluem:

  • diarréia,
  • jogar fora,
  • dor de estômago,
  • sangramento nas gengivas,
  • sangramento nasal,
  • dor no peito e
  • infecção ocular,

Pode haver sinais e sintomas não listados acima. Se você tiver dúvidas sobre um sintoma específico, consulte seu médico.

Quando devo consultar um médico?

Se tiver algum dos sinais ou sintomas listados acima e estiver em uma área de criação de aves, você pode ter esta doença e deve consultar um médico.

Além disso, se surgirem outros sintomas e complicações, como problemas respiratórios ou choque, consulte um médico imediatamente para tratamento posterior.

O corpo de cada pessoa é diferente e apresentará sintomas que também variam. Consulte sempre um médico para obter o tratamento mais adequado para o seu estado de saúde.

O que causa a gripe aviária?

O principal patógeno que causa esta doença é o vírus da influenza tipo A. A influenza tipo A é encontrada em humanos e em vários tipos de animais.

Dependendo da fonte, os vírus da influenza A podem ser divididos em: gripe aviária ou gripe aviária, gripe suína ou gripe suína e outra gripe animal.

Os tipos de vírus da gripe encontrados em aves podem ser divididos em A (H5N1), A (H9N2) e A (H7N9). Esta divisão é baseada na forma protéica de cada vírus, que varia.

O vírus mais comum encontrado na infecção da gripe aviária em humanos é o tipo H5N1.

Este vírus cresce naturalmente em aves aquáticas, como patos e gansos, mas pode se espalhar facilmente para outras aves, como animais de fazenda. A gripe aviária pode ser transmitida aos humanos por meio do contato direto ou indireto com as fezes, fluidos ou saliva de aves infectadas.

Além disso, a transmissão desta doença aos humanos pode ser causada por várias coisas, tais como:

  • Contato com o ar em áreas com grande número de aves infectadas.
  • Cozinhar produtos animais infectados.
  • O processo de cozinhar gado malpassado ou produtos avícolas.

Quais são os fatores que aumentam meu risco de pegar a gripe aviária?

A gripe aviária é uma doença que pode se espalhar para todas as pessoas, de várias faixas etárias, raças e locais de residência. No entanto, existem vários fatores que podem aumentar o risco de contrair o vírus das aves.

1. Estar em uma área com muitos pássaros

Um dos maiores fatores que o predispõe a esta doença é o contato direto ou indireto com pássaros através de suas penas, saliva ou fezes.

É mais provável que isso aconteça se você estiver em um local com um grande número de pássaros ou aves domésticas, como uma fazenda, aviário ou zoológico.

2. Viajar para áreas ou países com altos casos de gripe aviária

Nesse mundo, ainda existem vários países com alto número de casos de infecção em aves. Se você visitar o país, especialmente se for a um lugar onde há muitos pássaros, é mais provável que você pegue o vírus.

3. Coma aves ou ovos processados

Comer frango, pato, pombo ou ovos que possam estar infectados com o vírus também aumenta o risco de contraí-lo. O risco aumenta se a comida servida não for preparada na perfeição.

Quais são as complicações da gripe aviária?

Se não for tratada imediatamente, a gripe aviária pode ser fatal e até mesmo colocar em perigo a vida dos doentes. As possíveis complicações que podem ocorrer devido à gripe aviária são:

  • pneumonia,
  • distúrbios do sistema respiratório,
  • rins não funcionam bem
  • problemas de coração, e
  • choque.

Do total de pessoas infectadas com a doença, metade termina em óbito. O percentual de mortes que podem ocorrer em pacientes é de 60%.

Diagnóstico e Tratamento

As informações fornecidas não substituem o conselho médico. SEMPRE consulte seu médico.

A gripe aviária pode ser diagnosticada por vários métodos. Uma maneira é tirar uma amostra do fluido do nariz e da garganta, que será examinada em um laboratório.

Os exames laboratoriais visam determinar se há uma infecção viral e outras complicações causadas pelo vírus da gripe aviária.

Além dos testes de secreção nasal e da garganta, seu médico também pode solicitar exames de sangue para determinar o nível de glóbulos brancos em seu corpo. Os testes de raio-X também podem ser feitos para ajudar a verificar a condição dos pulmões afetados pela gripe aviária.

Outros exames adicionais podem ser recomendados pelo médico com base nos resultados do diagnóstico, como verificação das funções hepática, cardíaca e renal.

Quais são as opções de tratamento para a gripe aviária?

O objetivo do tratamento da doença é reduzir os sintomas, prevenir o desenvolvimento do vírus no organismo e aumentar as chances de sobrevivência do doente.

Os medicamentos recomendados pelos médicos são antivirais como oseltamivir ou zanamivir. Esses medicamentos devem ser tomados 48 horas após o aparecimento dos primeiros sintomas.

Evite tomar outros medicamentos antivirais, como rimantadina e amantadina. Muitos vírus da gripe aviária se tornaram resistentes a essas drogas.

Quais são algumas mudanças no estilo de vida ou remédios caseiros que podem ser feitos?

Uma das principais medidas que devem ser tomadas para prevenir a transmissão da doença é a vacinação do vírus H5N1. No entanto, esta vacina ainda não está disponível nos serviços gerais de saúde e só será fornecida durante um surto.

Portanto, você pode tomar outras formas de prevenir contra a doença.

1. Evite áreas cheias de pássaros

O primeiro passo é evitar áreas que geralmente estão cheias de aves, como fazendas, campos de arroz ou aviários. Isso é importante, especialmente se você estiver viajando para um país com muitos casos de infecção em pássaros.

2. Lave as mãos regularmente

Antes de comer e terminar as atividades, certifique-se de lavar as mãos com sabão e água corrente. Onde quer que você vá, esteja preparado desinfetante para as mãos ingredientes à base de álcool em sua bolsa, especialmente se você estiver viajando para lugares onde não há água potável disponível.

3. Cozinhe os produtos de aves o mais cuidadosamente possível

Se você for comer produtos avícolas processados, como frango, pato ou ovos, certifique-se de que os alimentos estejam totalmente cozidos.

Se você tiver alguma dúvida, consulte um médico para saber a melhor solução para o seu problema.

Lutem contra o COVID-19 juntos!

Siga as últimas informações e histórias dos guerreiros COVID-19 ao nosso redor. Junte-se à comunidade agora!

‌ ‌