Algumas das evidências de uma boa noite de sono ficam claras assim que você abre os olhos pela manhã, variando de cabelos desgrenhados, bafo de dragão, vestígios de saliva seca em suas bochechas e olhos puxados. Bem, verifica-se que a razão por trás do aparecimento de crostas nos cantos dos olhos não é amplamente conhecida. A razão é que não apenas o sono profundo é a causa, mas pode ser que os olhos lacrimejantes sejam um sintoma de certos problemas de saúde. Saiba mais sobre esse fenômeno de secreção ocular, desde suas causas até como tratá-lo.
Como pode ocorrer a condição de belekan no olho?
Seus olhos produzem muco, também conhecido como reumatismo, ao longo do dia. O muco da secreção ocular vem de uma mistura de produtos residuais, poeira, irritantes, células mortas da pele e objetos estranhos potencialmente perigosos que são capturados pelo olho.
Se um objeto estranho entrar em contato com o olho, ele causará vermelhidão, coceira, desconforto e lacrimejamento. Essa reação do olho lacrimejante é uma resposta natural do sistema do corpo a objetos estranhos que entram no olho.
As lágrimas são um componente importante da boa saúde ocular. As lágrimas também ajudam a manter os olhos lubrificados e a limpar a sujeira. Essa fina camada de lágrimas continua a acumular-se na superfície do olho toda vez que você pisca, liberando qualquer resíduo e reumatismo residual através do canal lacrimal antes que o muco endureça no olho.
Quando você dorme, você não pisca. A superfície do olho é mantida úmida porque o olho está bem fechado. Em vez de continuar com o processo de limpeza dos olhos, o muco e quaisquer resíduos restantes que possam ter entrado na última vez que você abriu os olhos não são perdidos.
A produção de lágrimas também diminui enquanto você dorme, levando a um aumento da secura dos olhos. A gravidade também desempenha um papel em ajudar a "soltar" a sujeira sob o olho, no canal de drenagem de lágrimas, como um cano de drenagem.
No entanto, devido à secura da superfície do olho, nem todos os resíduos do olho podem passar facilmente por este canal. Volume ou partículas grandes podem ficar para trás, acumulando-se nos cantos dos olhos. O corrimento ocular remanescente também pode ser encontrado no canto externo do olho ou ao longo dos cílios. Isso é conhecido como belek.
Quanto mais seca a superfície do olho (ou se você tende a ter problemas de olho seco), a textura das pálpebras se tornará seca, escamosa, áspera ou arenosa. Se ainda houver umidade no olho, o cílio terá uma textura ligeiramente pegajosa e viscosa.
Causas de olhos inchados que precisam ser vigiados
É normal ter secreção ocular. No entanto, se você notar uma mudança na consistência, textura, quantidade ou cor de suas pálpebras, que também pode ser acompanhada de dor, isso pode indicar uma doença ou infecção ocular.
Aqui estão algumas condições que podem ser a causa das olheiras. Se você provavelmente tiver alguma das doenças oculares listadas abaixo, não hesite em consultar um médico para um diagnóstico mais preciso e o tratamento necessário.
1. Alergias oculares
Não apenas a pele e o nariz podem reagir quando você é exposto a alérgenos, os olhos também podem sofrer reações alérgicas. Se você tiver muco branco e viscoso que adere aos cantos dos olhos, essa condição pode ser uma alergia ocular, também conhecida como conjuntivite alérgica.
Uma reação alérgica faz com que a secreção e outras partículas estranhas se colem, engrossando sob o olho. A conjuntivite alérgica é desencadeada por alérgenos, como pólen, pelos, poeira e outros irritantes que causam alergias oculares. Também pode ser causada por uma reação alérgica a poluentes químicos, maquiagem, fluido para lentes de contato e colírios.
Ao contrário do olho rosa viral ou bacteriano, a conjuntivite alérgica não é contagiosa e sempre afeta os dois olhos.
2. Conjuntivite
A secreção ocular também pode ocorrer devido a uma infecção da conjuntiva ocular, que costuma ser chamada de conjuntivite. A infecção ocorre devido à exposição a bactérias ou vírus que causam inflamação da conjuntiva, a membrana que cobre a parte branca dos olhos e a parte interna das pálpebras.
A inflamação do revestimento do olho também é caracterizada por vermelhidão ocular, como granulação, irritação e coceira. Em alguns casos, a formação de lacerações pode ser tão grave que faz com que seus olhos doam e dificultem a abertura ao acordar de manhã.
Lágrimas que se misturam com uma pequena quantidade de muco, mas também podem ser de cor amarelo claro, podem ser causadas por conjuntivite viral. A conjuntivite viral costuma estar associada a vírus que causam doenças respiratórias superiores.
Este vírus causa inchaço das pálpebras, visão turva, vermelhidão dos olhos e uma sensação constante de algo nos olhos. A inflamação e irritação causadas pelo vírus farão com que seus olhos continuem lacrimejando. Essa condição é altamente contagiosa.
3. Ceratite
A ceratite é uma infecção que ataca a córnea. A córnea é a camada mais externa na frente do olho que protege a íris e a pupila. Semelhante à conjuntivite, a infecção pode ser causada por bactérias.
De acordo com a American Academy of Ophthalmology, coceira nos olhos devido à ceratite também é acompanhada por sintomas adicionais, como olhos vermelhos, dor, lacrimejamento, visão diminuída e sensibilidade à luz.
Os dois tipos mais comuns de bactérias que causam ceratite são: Estafilococo e P. aeruginosa. Irritação causada pelo uso de lentes de contato e lesões oculares são as principais causas dessas infecções.
Além de bactérias, fungos e exposição excessiva ao sol também podem causar ceratite. Essas duas condições são conhecidas como ceratite fúngica e fotoqueratite.
4. Bloqueio das glândulas lacrimais
O bloqueio da glândula lacrimal ocorre quando o sistema de drenagem lacrimal está parcial ou completamente bloqueado. Como resultado, as lágrimas não podem ser desperdiçadas adequadamente, resultando em olhos lacrimejantes e facilmente infectados.
Os sintomas que podem surgir são olhos lacrimejantes, secreção branca ou amarela e inflamação ao redor da área do osso nasal superior e do canto do olho. Além disso, você pode ver uma crosta presa aos cílios.
O bloqueio das glândulas lacrimais pode ocorrer devido ao crescimento anormal do crânio e dos ossos faciais, como encontrado em pessoas com Síndrome de Down. Além disso, a idade avançada, lesões nasais, bem como pólipos nasais também podem causar essa condição.
5. Chiqueiro
O chiqueiro, também conhecido como hordéolo do mês (chiqueiro), é uma protuberância vermelha na borda da pálpebra. Essa condição ocorre quando as glândulas em suas pálpebras são infectadas. As infecções geralmente são causadas por bactérias Staphylococcus aureus.
Pequenos caroços nas pálpebras se parecem com espinhas, que estão inchadas e vermelhas. Além disso, não é incomum que o chiqueiro cause outros sintomas, como secreção na forma de muco amarelado e dor ao piscar.
O chiqueiro geralmente desaparece por conta própria, mas é importante evitar estourar o pus do caroço para evitar o risco de a infecção se espalhar para outras partes do olho ou para a pele ao redor do olho.
6. Blefarite
Ligeiramente semelhante a um terçol, a blefarite é uma inflamação da pálpebra. A diferença é que a blefarite não causa pequenas saliências como espinhas nas pálpebras. Essa condição é causada pelo bloqueio das glândulas sebáceas perto da raiz dos cílios, resultando em irritação e vermelhidão.
A blefarite é geralmente causada por dermatite seborréica, infecções bacterianas, distúrbios das glândulas sebáceas nas pálpebras e rosácea. Os sintomas podem incluir crostas que se acumulam nas pálpebras e cílios, olhos lacrimejantes e vermelhos e coceira nas pálpebras. As pálpebras também podem engrossar e formar escamas de pele morta, como caspa.
7. Olhos secos
Olhos secos também podem ser a causa do aparecimento de secreções não naturais. Essa condição geralmente é causada pelo fato de o olho não ser capaz de produzir lágrimas suficientes.
Alguns dos sintomas que surgem são secreção semelhante a um fio ao redor dos olhos, olhos vermelhos, sensibilidade à luz e olhos lacrimejantes. Olhos secos, na verdade, produzem excesso de água porque essa é uma reação natural quando os olhos secos estão irritados.
Como superar e tratar olhos belekan
A maioria das doenças oculares é realmente inofensiva e pode desaparecer com a fricção. No entanto, não é incomum que alguns casos de úlceras sejam difíceis de tratar, por exemplo, se as feridas aparecem com frequência ou endurecem de modo que se assemelham a crostas.
Portanto, é importante que você saiba como limpar adequadamente o belekan, para que a saúde ocular seja mantida de maneira adequada. Aqui estão as etapas:
- Lave as mãos com sabão e água corrente antes de limpar a área dos olhos.
- Limpe suavemente a mancha do olho. Você também pode usar um cotonete embebido em água para limpar as manchas nos cantos dos olhos.
- Depois que a mancha desaparecer, limpe a área dos olhos, especialmente o canto próximo ao nariz. Isso evita que bactérias ou germes infectem o outro olho.
- Evite compartilhar produtos de higiene pessoal, toalhas ou maquiagem com outras pessoas para reduzir o risco de desenvolver infecções oculares.
- Se você é um usuário de lentes de contato, deve evitar o uso de lentes de contato por um tempo, até que sua condição ocular melhore.
- Certifique-se de que suas toalhas e lençóis sejam regularmente lavados e substituídos por novos.
Medicamento para dor nos olhos que pode ser usado
Além dos métodos acima, você também pode usar medicamentos para tratar manchas persistentes. Porém, o uso dos medicamentos abaixo só pode ser feito mediante receita médica, sim.
Antibióticos
Você pode usar medicamentos que contenham antibióticos para tratar feridas causadas por infecções bacterianas.
Um tipo de antibiótico comumente usado é o ácido fusídico. Este medicamento pode ser usado para tratar a conjuntivite, uma das causas da turvação ocular. O ácido fusídico está disponível na forma de colírios, cremes, pomadas e medicamentos orais.
Além do ácido fusídico, outro antibiótico que os médicos costumam prescrever é o cloranfenicol. Não é apenas administrado para infecções oculares, o cloranfenicol às vezes também é prescrito para infecções de ouvido.
Ciclosporina
A ciclosporina é um colírio que se destina a aumentar a produção de lágrimas. Este remédio é adequado para quem tem olhos lacrimejantes causados por olhos secos.
A forma como a ciclosporina atua é reduzindo o inchaço dos olhos, para que a produção de lágrimas seja mais suave.
Lembre-se de que a etapa mais importante que você precisa fazer é submeter-se a um exame oftalmológico ao médico, especialmente se a secreção ocular for acompanhada de sintomas bastante perturbadores.
Ao consultar um médico, você pode descobrir o que causa as olheiras e obter o método de tratamento correto.