Os inúmeros benefícios da vitamina B6 e as melhores fontes

A vitamina B6, também conhecida como piridoxina, é uma vitamina do complexo B que tem benefícios importantes para manter o cérebro e o sistema nervoso saudáveis. Então, quais são os outros benefícios da vitamina B6 e onde essa vitamina pode ser obtida?

Vários benefícios da vitamina B6 (piridoxina) para a saúde

Se não houver vitamina B6, o corpo não consegue absorver a vitamina B12, portanto, o corpo não pode funcionar normalmente.

Sem perceber, esse tipo de vitamina oferece uma série de benefícios que é uma pena perder. Bem, abaixo estão os vários benefícios da vitamina B6 para a saúde do corpo.

1. Aumente a energia

Para aqueles que estão acostumados a ser ativos e a se exercitar regularmente, não devem perder sua ingestão diária de vitamina B6.

A razão é que a vitamina B6 pode ajudar a quebrar as proteínas e aumentar o metabolismo do corpo. Quando o metabolismo do corpo funciona mais rápido, a energia produzida pelo corpo também será mais rápida.

Além disso, a ingestão de vitamina B6 também pode aumentar a produção de hemoglobina, que transporta oxigênio por todo o corpo. Assim, os órgãos do corpo podem continuar a "respirar" e a funcionar de maneira otimizada.

2. Fortalecer a função cerebral

Outro grande benefício da vitamina B6 é que ela ajuda a fortalecer a função cerebral e a memória. De acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland, a vitamina B6 é necessária para fazer neurotransmissores ou produtos químicos que transportam sinais de uma célula nervosa para outra.

Esses neurotransmissores são necessários para processar a memória e melhorar a função cerebral. Isso é evidenciado por um estudo que revelou uma ligação entre o risco de doença de Alzheimer e a deficiência de vitamina B6.

3. Previna doenças cardíacas

Um estudo revelou que a combinação de vitamina B6 e vitamina B12 pode ajudar a prevenir doenças cardíacas. Isso ocorre porque a vitamina B6 atua na redução dos níveis de homocisteína no corpo.

A homocisteína é um tipo de aminoácido produzido no sangue. Quando os níveis de homocisteína no sangue estão altos, o aminoácido pode se acumular nos vasos sanguíneos e danificar as artérias.

Se o corpo carece de vitamina B6, a homocisteína continuará a aumentar e a obstruir os vasos sanguíneos. Como resultado, o risco de ataque cardíaco e derrame é inevitável.

Alimentos saudáveis ​​para pacientes com doenças cardíacas, além de como processá-los

4. Superando a depressão

O cérebro precisa da ingestão de vitamina B6 para produzir serotonina, um neurotransmissor que pode melhorar o humor e os pensamentos positivos. Isso é certamente útil para aqueles de vocês que são fáceis mau humor, ou mesmo depressão.

Um estudo descobriu que a deficiência de fosfato de piridoxal, uma forma de vitamina B6, pode estar associada a sintomas de depressão e transtornos de humor. Portanto, mantenha o seu humor comendo fontes de vitamina B6.

5. Ajude a superar os sintomas da síndrome pré-menstrual (TPM)

Além do potencial para ajudar nos sintomas de depressão, as vitaminas B também podem ajudar nos sintomas emocionais associados à síndrome pré-menstrual, como ansiedade e irritabilidade.

Um pequeno estudo conduzido em 2000 mostrou que dar 50 miligramas de vitamina B6 junto com 200 miligramas de magnésio poderia reduzir significativamente os sintomas da TPM.

No entanto, os benefícios da vitamina B6 neste ainda requerem mais pesquisas para comprovar sua eficácia.

As melhores fontes de alimentos que fornecem os benefícios da vitamina B6

A vitamina B6 (piridoxina) é uma vitamina solúvel em água. Isso significa que o corpo não pode armazenar vitamina B6 por mais tempo e logo será liberada junto com os fluidos corporais e, em seguida, excretada na urina.

Para que a ingestão de vitamina B6 no corpo seja mantida, você pode preenchê-la comendo vários alimentos, como:

  • peixe,
  • bife de fígado,
  • batata,
  • carne de frango,
  • nozes,
  • frutas não cítricas, como abacate e banana, e
  • vegetal verde.

Você também pode sentir os vários benefícios comendo cereais matinais que foram fortificados (enriquecidos) com vitamina B6.

De quanta ingestão de vitamina B6 o corpo precisa?

A falta de vitamina B6 no corpo pode causar anemia, erupções cutâneas com coceira e enfraquecimento do sistema imunológico. Embora essa condição seja rara, não significa que você possa subestimar essa vitamina se quiser que seu corpo permaneça saudável.

Com base na Taxa de Adequação Nutricional (RDA) emitida pelo Ministério da Saúde da Indonésia, abaixo está uma lista dos requisitos totais de piridoxina que devem ser atendidos.

  • Bebês de 0 a 5 meses: 0,1 miligramas
  • Bebês de 6 a 11 meses: 0,3 miligramas
  • Crianças de 1 a 6 anos: 0,5 a 0,6 miligramas
  • Crianças de 7 a 9 anos: 1,0 miligramas
  • Homens de 10 a 49 anos: 1,3 miligramas
  • Homens com mais de 50 anos: 1,7 miligramas
  • Mulheres de 10 a 49 anos: 1,3 miligramas
  • Mulheres com mais de 50: 1,5 miligramas
  • Mulheres grávidas: cerca de 1,8 miligramas
  • Mães que amamentam: cerca de 1,8 miligramas

Além dos alimentos, a necessidade de vitamina B6 também pode ser atendida por meio de suplementos. No entanto, consulte primeiro seu médico antes de decidir tomar suplementos de vitamina B6 diariamente.