Muitas pessoas reclamam que as pessoas mais próximas a elas têm egos elevados. Ou é você quem tem um ego altíssimo? O que diabos é esse ego? Por que ter um ego elevado está sempre associado a um personagem negativo?
Seu ego está alto?
A maneira mais fácil de determinar se o seu ego está em jogo é fazer uma destas duas perguntas:
- Eu me sinto superior aos outros?
- Eu me sinto inferior às outras pessoas?
Se você respondeu sim a qualquer uma das perguntas acima, é provável que seu ego esteja dominando sua mente.
Ego faz parte da sua personalidade
Sigmund Freud, um conhecido psicólogo, disse certa vez que a personalidade humana consiste em três componentes principais: o id, o ego e o superego. Simplificando, o ego é parte da identidade que construímos a nós mesmos.
Todas as crenças que você preza sobre seus princípios, aspectos da personalidade, talentos, suas habilidades e / ou habilidades, ajudam a construir o seu ego. É por isso que o ego é frequentemente associado à autoconfiança ou auto-estima. O ego é a parte do self que visa buscar a aprovação daqueles que nos rodeiam.
Em última análise, o ego o ajuda a moldar sua autoimagem. A autoimagem se forma quando temos uma ideia sobre um aspecto de nós mesmos com a qual também concordamos. Por exemplo, "Não sou bom em matemática" ou "Sou inteligente", ou "Ninguém gosta de mim" ou "Sou melhor do que você".
Ao acreditar nessas coisas, você também está refletindo gradativamente essas ideias em seu comportamento diário, de modo que não parece ser bom em matemática, por exemplo - quando, na realidade, provavelmente não é.
Pode-se dizer que o ego é a camada mais externa de proteção que você construiu até agora. O ego sempre se concentra no interesse próprio e não se preocupa com a realidade dos outros. O ego também joga em sua mente, que quando algo dá errado, outra pessoa é a culpada, enquanto você está sempre na posição certa.
É por isso que às vezes o ego se torna um sinal de um caráter menos recomendável.
Várias maneiras de controlar um ego elevado
Basicamente, o ego nem sempre é negativo. O ego pode ser uma coisa positiva se você souber como controlá-lo. A pesquisa mostra que as pessoas que não colocam seu ego acima de tudo são as pessoas mais felizes.
1. Compreenda que a vida é um processo
O ego não se preocupa com o processo. Contanto que você obtenha os resultados desejados e supere em muito o desempenho dos outros, o ego pode ficar satisfeito. Infelizmente, seguir um ego elevado o impede de aproveitar a vida.
O ego sempre fará você se sentir um perdedor, se você não conseguir algo. Para isso, supere seu ego, aproveitando cada processo na vida e dê o seu melhor.
Quando você instila em sua mente que a vida é uma jornada, não um destino, você perceberá que o processo é muito mais importante do que o resultado. No processo, passamos por várias fases de felicidade, tristeza, raiva e outras coisas que podem tornar a vida muito mais significativa. Você também pode aprender com as experiências anteriores.
2. Não se torture desejando "e se" algo aconteceu
Você tem que admitir que na vida nem tudo sai da maneira que você deseja. Às vezes, as coisas acontecem exatamente o oposto do que você espera e essa é a melhor maneira que deve acontecer.
Lamentar coisas que aconteceram e pensar sobre elas profundamente não mudará nada. Seu ego levará a outros pensamentos negativos se você não o controlar. Lembre-se de que nem sempre o que você deseja é o que você precisa.
3. Não se compare com os outros
Ego é o desejo interior de sempre comparar o seu valor com o dos outros. Se você sentir que suas realizações não são tão bem-sucedidas quanto seu amigo ao lado, seu ego o punirá e o fará se sentir inferior e inútil.
Se você não consegue controlar isso, não está se respeitando. Por outro lado, se você tiver sucesso em algo e vencer os outros, seu ego o fará acreditar que você é superior e invencível.
Basicamente, comparar-se com os outros está bom, desde que seja em um contexto positivo. Mas você ainda precisa ser capaz de se julgar subjetivamente. Cada ser humano é um indivíduo único e não pode ser comparado uns com os outros. Ao não tentar se comparar aos outros, você se concentrará mais em aprender a respeitar a si mesmo.
4. Conheça a sua motivação
Ao fazer qualquer coisa, você deve saber o que o levou a fazê-lo. Seu ego o forçará a ser motivado pelo que você deseja alcançar e dominar, enquanto seu eu geralmente diz o contrário.
Você quer fazer algo porque sente que aprenderá lições valiosas que são importantes para a vida. Lembre-se de que você sempre pode aprender com um processo, mesmo que ele não funcione.
5. Pratique o perdão e a sinceridade
A maneira mais poderosa de aprender a abandonar o ego é ser uma pessoa que perdoa. Você deve aprender a perdoar aqueles que o magoaram e, o mais importante, aprender a perdoar a si mesmo. Abandonar o que você não pode controlar é uma maneira simples de controlar seu ego.