Café descafeinado, pode ser uma alternativa ao café? |

O café é a bebida preferida para começar o dia com mais energia. No entanto, o teor de cafeína no café obriga a limitar o seu consumo. O café descafeinado (descafeinado) é considerado uma alternativa mais saudável.

O que é café descafeinado?

Café descafeinado é outro nome para café descafeinado. Na verdade, o café descafeinado não é isento de cafeína, mas ainda assim, mas não tanto quanto o café em geral. Cerca de 97% do conteúdo de cafeína desse tipo de café é perdido.

Existem muitas maneiras de remover a cafeína dos grãos de café, como usando água e solventes orgânicos ou dióxido de carbono. Comparado ao café normal, este café tem sabor mais leve e cor e aroma menos intensos.

citar HealthlineA pesquisa descobriu que 1 xícara de café descafeinado (180 ml / mililitro) contém 0-7 miligramas (mg) de cafeína. Enquanto no café normal, o teor de cafeína chega a 70-140 mg por porção.

Pode realmente ser uma alternativa para reduzir a cafeína?

Se você é sensível à cafeína ou deseja reduzi-la por motivos de saúde, o café descafeinado pode ser uma opção. Isso ocorre porque o teor de cafeína nele é muito menor do que o do café normal.

A cafeína tem vários benefícios, como melhorar o humor, aumentar o metabolismo e torná-lo mais energético.

No entanto, consumir muita cafeína pode causar vários problemas de saúde, como ansiedade, insônia, problemas digestivos, aumento da frequência cardíaca e efeitos adversos na fertilidade.

Portanto, você pode usar o café descafeinado como alternativa para reduzir a ingestão de cafeína para quem ainda deseja beber café.

O que você precisa saber é que o café comum e o café descafeinado contêm benefícios quase iguais. A razão é que tanto o café descafeinado quanto o café normal contêm antioxidantes que são úteis para repelir os radicais livres.

O ácido hidrocinâmico e os polifenóis são os principais tipos de compostos antioxidantes desse tipo de café, que podem reduzir o dano oxidativo e ajudar a prevenir várias doenças, como doenças cardíacas, câncer e diabetes tipo 2.

No entanto, alguns estudos dizem que o café descafeinado contém, na verdade, 15% menos antioxidantes devido ao processo de remoção da cafeína. Enquanto o conteúdo nutricional deste café varia, incluindo 2,4% de magnésio, 4,8% de potássio e 2,5% de vitamina B3.

Como fazer seu próprio café descafeinado em casa

Embora esse café já seja bastante vendido no mercado, você mesmo pode fazer em casa. No entanto, fazer café descafeinado não é tão simples quanto parece. Confira abaixo uma maneira simples de fazer seu próprio café descafeinado.

Molhar os grãos de café

A primeira coisa a fazer é embeber os grãos de café. Você pode mergulhá-los em água ou usando uma solução de acetato de etila ou cloreto de metileno. O que é embebido são os grãos de café que ainda estão verdes e frescos, não os grãos que foram torrados.

Encha uma tigela de grãos de café com água quente ou solvente e deixe de molho por alguns minutos. Em seguida, estique e repita novamente. Esse processo de filtragem repetido determina a quantidade de cafeína removida.

Grãos de café torrados

O próximo processo que pode ser feito é torrar os grãos de café. Você pode torrá-los no forno colocando os grãos de café embebidos em uma assadeira de metal. Espalhe os grãos de café e certifique-se de que não se acumulam.

Torre os grãos de café por cerca de 10 a 15 minutos a cerca de 230 ° Celsius. Depois disso, retire e deixe esfriar.

Moer grãos de café e preparar

Prepare um moedor de café e comece a moer os grãos de café torrados. Depois que tudo estiver perfeitamente moído, faça-se o café com água quente.

Tente despejar água fervente a uma temperatura de cerca de 90 - 90,6 ° Celsius. Para melhorar o sabor do café, misture 10 gramas de café em 180 ml de água na sua xícara preferida.