Infecções do trato urinário em mulheres: sintomas de drogas

A infecção do trato urinário (ITU) é uma infecção bacteriana que ataca o trato urinário. Embora todos estejam em risco, as infecções do trato urinário são mais comuns em mulheres do que em homens. Por que é que?

Então, como prevenir e tratar ITUs em mulheres? Vá lá, encontre a resposta através da seguinte revisão.

Por que as mulheres são mais propensas a infecções do trato urinário?

Estima-se que as mulheres têm 30 vezes mais probabilidade de ter infecções do trato urinário do que os homens. Na verdade, quatro em cada 10 mulheres que desenvolvem uma ITU irão desenvolver pelo menos mais uma ITU dentro de seis meses.

Basicamente, isso pode acontecer devido ao estado do próprio corpo da mulher. As mulheres têm uma uretra mais curta (o último tubo que leva a urina para fora do corpo) do que os homens, tornando mais fácil para as bactérias entrarem e se moverem em direção à bexiga.

Lembre-se de que a urina em si não contém bactérias. As bactérias que atacam e causam as ITUs são bactérias que vivem na área ao redor da vagina, reto e pele.

As infecções do trato urinário em mulheres consistem em dois tipos, ou seja, infecções do trato urinário superior e inferior. A infecção do trato urinário inferior ou cistite ataca a uretra e a bexiga.

Normalmente, as bactérias que são a principal causa dessa condição são as bactérias E. coli, que abundam nos intestinos e se espalham do ânus para a uretra e a bexiga.

As infecções do trato urinário superior envolvem os ureteres, os tubos pelos quais a urina flui dos rins para a bexiga, e os rins. Essa condição é chamada de infecção renal (pielonefrite). As infecções do trato urinário superior ocorrem devido à movimentação de bactérias da bexiga para os rins.

As mulheres correm mais risco de infecções do trato urinário

Nos homens, aqueles com doenças como cálculos renais ou inchaço benigno da próstata estão mais sujeitos a um risco maior de infecções do trato urinário. Enquanto nas mulheres, as infecções do trato urinário serão mais suscetíveis às seguintes condições.

  • Sexualmente ativo. Os movimentos penetrantes podem transferir bactérias de fora da vagina para dentro.
  • Uso de anticoncepcionais, como diafragma ou espermicida. Os próprios espermicidas podem matar as bactérias boas que protegem contra as ITUs.
  • Está grávida. As alterações hormonais podem tornar a vagina mais úmida, o que facilitará o crescimento de bactérias. Além disso, o desejo de o bebê ser concebido acima da bexiga torna difícil para as mulheres grávidas urinarem.
  • Entrou na menopausa. A redução do hormônio estrogênio torna o tecido vaginal fino e seco, facilitando o crescimento de bactérias nocivas.
  • Tem diabetes. O diabetes pode diminuir o sistema imunológico e tornar o corpo mais suscetível a doenças.
  • Insira o cateter. Um cateter é um tubo fino que é inserido através da uretra até a bexiga e é colocado quando você não consegue urinar por conta própria, como durante uma cirurgia.

O perigo de complicações de infecções do trato urinário se não for tratado completamente

Sintomas de infecção do trato urinário em mulheres

Quer você tenha uma infecção do trato urinário inferior ou superior, alguns dos sintomas de ITU que podem ocorrer em mulheres são os seguintes.

  • Sentir tonturas ou sensação frequente de urgência e urinar com mais frequência.
  • Dor na área ao redor da bexiga ao urinar.
  • A urina tem uma cor turva e um odor mais forte.
  • Febre, mais ocorre quando a infecção atinge os rins.
  • Nausea e vomito.
  • Dor nas costas ou na parte superior do meio das costas.
  • A urina contém sangue.

Em mulheres mais velhas, as infecções do trato urinário também podem causar sintomas de cansaço extremo. Se você já passou por isso, deve consultar um médico imediatamente para confirmar sua condição.

Tratamento de infecções do trato urinário em mulheres adultas

As infecções do trato urinário em mulheres precisam ser tratadas o mais rápido possível. Porque do contrário, a infecção se tornará crônica e causará complicações. Portanto, consulte imediatamente um médico para tratamento.

Alguns tipos de medicamentos para infecção do trato urinário que podem ser prescritos por um médico incluem o seguinte.

1. Antibióticos

Os antibióticos são um tipo de medicamento amplamente prescrito para tratar infecções do trato urinário em mulheres. Mesmo que os sintomas da infecção tenham diminuído, você ainda precisa tomar o resto dos antibióticos para que a infecção não volte a ocorrer.

2. Estrogênio

Para mulheres na pós-menopausa, dar estrogênio pode ajudar a fortalecer o tecido vaginal, aumentando o crescimento de bactérias boas Lactobacillus, e reduzir o pH vaginal. Isso é muito útil para reduzir o crescimento de bactérias nocivas que podem infectar a vagina.

3. Terapia supressiva

Se você teve múltiplas infecções do trato urinário, seu médico pode prescrever uma dose baixa de antibióticos por seis meses. Quanto às infecções graves, os médicos geralmente recomendam que o medicamento seja continuado por até cinco anos, enquanto continuam a consultar os médicos.

Se a infecção do trato urinário em mulheres for causada por sexo inadvertido, o médico pode prescrever terapia supressiva. Portanto, consulte regularmente sua doença com o médico para monitorar seu progresso.

4. Analgésicos

O tipo de medicamento fenazopiridina pode ajudar a aliviar os sintomas de uma infecção do trato urinário, como dor e sensação de queimação ao urinar. O efeito colateral dessa droga pode tornar a cor da urina laranja avermelhada ou marrom. Portanto, não se preocupe se a cor da sua urina mudar repentinamente, porque é uma coisa natural que aconteça.

Como prevenir infecções do trato urinário em mulheres

A prevenção é certamente muito melhor do que remediar. Portanto, execute as seguintes maneiras que sejam eficazes na prevenção de ITUs em mulheres.

  1. Beber muita água. Para evitar infecções do trato urinário com facilidade, certifique-se de atender às suas necessidades de fluidos todos os dias. Um corpo bem hidratado expele bactérias do trato urinário com mais facilidade ao urinar.
  2. Mantenha sua vagina limpa. Ao urinar, limpe a área vaginal da frente para trás para evitar a transferência de bactérias do ânus para a vagina. Além disso, urine imediatamente após o sexo para lavar qualquer bactéria que possa ter ficado na vagina.
  3. Beba suco de cranberry ou suplementos. Os cranberries contêm proantocianidinas, compostos polifenólicos que podem impedir que as bactérias se colem às paredes do trato urinário. Beba um copo de suco de cranberry puro todos os dias ou substitua-o por um suplemento se você não gostar do sabor azedo.
  4. Probióticos. Para aqueles que já tiveram uma infecção do trato urinário, o consumo de probióticos pode ajudar a prevenir infecções recorrentes. Escolha iogurte ou kefir que contenha bons probióticos para manter a saúde do seu trato urinário.