7 maneiras de aumentar os níveis de dopamina naturalmente

A dopamina é um importante mensageiro químico no cérebro que tem muitas funções, como memória e até mesmo regular os movimentos do corpo. Quando grandes quantidades de dopamina são liberadas, ela cria sensações de prazer que o motivam a repetir certos comportamentos. Os níveis de dopamina são geralmente bem regulados no sistema nervoso, mas há várias coisas que você pode fazer para aumentar os níveis de dopamina naturalmente.

Como aumentar os níveis de dopamina naturalmente

1. Coma muita proteína

A dopamina é produzida naturalmente a partir dos aminoácidos tirosina e fenilalanina, ambos os quais podem ser obtidos de alimentos ricos em proteínas, como frango, carne bovina, ovos, leite, soja e nozes.

A pesquisa mostra que uma ingestão muito elevada deste aminoácido pode aumentar os níveis de dopamina no cérebro. Embora este estudo não mostre se a ingestão normal de aminoácidos também terá um impacto nos níveis de dopamina.

2. Coma menos gordura saturada

Estudos em animais descobriram que uma dieta rica em gordura saturada pode reduzir os sinais de dopamina no cérebro, levando a uma resposta do sistema de recompensa no cérebro. Além disso, é necessário reduzir os alimentos com níveis elevados de colesterol, pois podem reduzir os níveis de dopamina no cérebro.

No entanto, ainda não está claro se isso se aplica a humanos também. Mais pesquisas ainda são necessárias para provar isso.

3. Pratique exercícios frequentemente

O exercício pode melhorar o humor e pode aumentar os níveis de dopamina quando feito regularmente. A elevação do humor pode ser observada após pelo menos 10 minutos de exercício aeróbico, mas tende a ser maior após pelo menos 20 minutos.

O exercício aeróbico regular também é benéfico para pessoas com doença de Parkinson, uma condição em que baixos níveis de dopamina prejudicam a capacidade do cérebro de controlar os movimentos do corpo.

Vários estudos demonstraram que o exercício regular vigoroso várias vezes por semana melhora significativamente o controle motor em pessoas com Parkinson, sugerindo que pode haver um efeito benéfico no sistema dopaminérgico.

4. Durma o suficiente

A falta de sono pode reduzir a sensibilidade à dopamina no cérebro, levando a uma sensação de sonolência excessiva. Uma boa noite de sono pode ajudar a regular o ritmo natural da dopamina em seu corpo.

Um sono regular e de alta qualidade pode ajudar a manter seus níveis de dopamina em equilíbrio e ajudá-lo a se sentir mais alerta e funcionando durante o dia.

5. Ouvir música

Ouvir música pode ser uma maneira divertida de estimular a liberação de dopamina no cérebro.

Um pequeno estudo analisando os efeitos da música na dopamina descobriu um aumento de 9% nos níveis de dopamina no cérebro quando as pessoas ouviam músicas instrumentais que as faziam tremer.

Como a música pode aumentar os níveis de dopamina, ouvir música pode até ajudar as pessoas com doença de Parkinson a melhorar o controle motor fino.

Mais pesquisas são necessárias para ver se as canções com letras têm o mesmo, ou potencialmente maior, efeito.

6. Meditação

Meditação é a prática de limpar sua mente, focando seus pensamentos internamente e deixando-os flutuar sem julgamento ou apego. Isso pode ser feito em pé, sentado ou até mesmo caminhando e exercícios regulares podem melhorar a saúde física e mental.

Uma nova pesquisa descobriu que esses benefícios podem ser devido ao aumento dos níveis de dopamina no cérebro. A meditação pode aumentar os níveis de dopamina no cérebro de meditadores experientes, mas não está claro se esse efeito também ocorrerá em pessoas novas na meditação.

7. 'Encontro' com o sol

O transtorno afetivo sazonal (TAS) é uma condição na qual as pessoas se sentem tristes ou estressadas durante o inverno ou tempo nublado quando não são expostas à luz solar suficiente.

A falta de exposição ao sol do corpo pode levar à diminuição dos níveis de neurotransmissores que aumentam o humor, incluindo a dopamina.

Embora a exposição ao sol possa aumentar os níveis de dopamina e melhorar o humor, a exposição excessiva ao sol pode ser prejudicial. Isso pode causar danos à pele e aumentar o risco de câncer de pele.

Você precisa limitar a exposição ao sol quando a radiação ultravioleta é forte, geralmente entre 10h e 14h, e é melhor aplicar protetor solar para proteger a pele.