Salsa ou mais conhecida como salsinha é uma planta frequentemente usada como ingrediente alimentar. Além de poder melhorar o sabor, verifica-se que a salsa também traz muitos benefícios para a saúde, né! Quais são os benefícios?
Benefícios da salsa, rica em nutrientes que fazem bem ao corpo
Relatório da Healthline, 8 gramas, o que equivale a duas colheres de sopa de salsa, pode atender a cerca de 12% da necessidade de vitamina A e 16% da necessidade de vitamina C recomendada por dia.
Na verdade, essa porção também excede a ingestão recomendada de vitamina K em um dia, com seu conteúdo chegando a 154 por cento.
A salsa também é fonte de magnésio, potássio, ferro e cálcio, que são muito importantes para manter o corpo saudável. Aqui estão os benefícios que podem ser obtidos a partir de vários conteúdos.
1. Manter a saúde óssea
Você pode não pensar nos benefícios da salsa neste caso. No entanto, assim como o leite e o peixe, a salsa também pode ajudar a manter a força e a saúde dos ossos.
O alto teor de vitamina K na salsa ajuda a construir ossos mais fortes, apoiando células de construção chamadas osteoblastos.
A vitamina K também ativa certas proteínas que funcionam para aumentar a densidade mineral óssea.
Como é bem sabido, a falta de consumo de vitamina K causa um risco maior de vários problemas, como osteoporose ou fraturas.
Ao consumir vitamina K, os ossos absorvem melhor o cálcio. Uma dessas vitaminas pode ser obtida da salsa.
2. Contém antioxidantes que combatem doenças
O próximo benefício da salsa é seu alto teor de antioxidantes, que ajuda a combater os radicais livres causadores de doenças. Além da vitamina C, os principais antioxidantes encontrados na salsa são os flavonóides e os carotenóides.
A vitamina C presente na salsa ajudará a proteger as células do corpo contra danos. Enquanto os carotenóides foram mostrados em vários estudos para reduzir o risco de certas doenças, como câncer de pulmão.
Outros estudos mostraram que a salsa extraída tem potencial para ter benefícios antibacterianos. Com testes conduzidos em tubos de ensaio, o extrato de salsa mostrou um efeito antibacteriano significativo contra leveduras, fungos e infecções bacterianas, como S. aureus.
3. Ajude a diminuir o risco de diabetes
Níveis elevados de açúcar no sangue podem aumentar o risco de vários problemas de saúde, como resistência à insulina, que pode levar ao diabetes.
Felizmente, a salsa contém um tipo de flavonóide chamado miricetina, que reduz os níveis de açúcar no sangue.
Em um experimento realizado em um grupo de camundongos com diabetes tipo 1, o consumo de salsa reduziu a glicose e melhorou a função pancreática.
Embora precise ser testado novamente quanto aos seus efeitos em humanos, consumir salsa com moderação pode ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue.
4. Ajuda a manter a saúde do coração
Os carotenóides e antioxidantes presentes na salsa também podem ajudar a manter um coração saudável.
Os carotenóides reduzem os fatores que aumentam o risco de doenças cardíacas, como inflamação crônica, pressão arterial e níveis elevados de colesterol LDL.
Além disso, o consumo de salsa pode ajudar a suprir a ingestão de vitamina B9, que é rica em benefícios de até 11% da necessidade diária total. A ingestão adequada de vitamina B9 ainda está associada a um risco reduzido de doenças cardíacas.
Acredita-se que a vitamina B9 protege o coração, possivelmente reduzindo os níveis do aminoácido homocisteína, que pode afetar a função arterial.
5. A salsa tem benefícios na prevenção do câncer
Este benefício é conhecido a partir de estudos que demonstram o potencial da salsa em inibir os efeitos indutores de câncer das aminas heterocíclicas. Os componentes da amina heterocíclica geralmente aparecem na carne assada em altas temperaturas.
Os antioxidantes também reduzem o nível de estresse oxidativo no corpo.
Lembre-se de que o estresse oxidativo é uma condição na qual o corpo tem mais radicais livres do que antioxidantes. A existência dessas condições pode levar a certos tipos de câncer, como o câncer de cólon.
Embora vários benefícios proporcionados pela salsa sejam bons para o corpo, você deve consumi-los em quantidades suficientes e não em excesso. Para estar no lado seguro, você também deve armazenar a salsa de maneira adequada.
A salsa é mantida por uma a duas semanas em temperatura ambiente ou na geladeira. A salsa seca pode durar até um ano se você colocá-la em um local fresco e escuro.