Para pessoas com distúrbios intestinais, como a síndrome do intestino irritável (SII), os sintomas podem durar meses ou até a vida inteira, desaparecendo e voltando. Por causa disso, surgiu a dieta FODMAP, que se diz ser capaz de aliviar os sintomas.
Qual é a dieta FODMAP?
A dieta FODMAP é um padrão alimentar que incentiva a pessoa a evitar fontes de carboidratos cujas estruturas químicas são cadeias curtas.
O nome desta dieta é uma combinação dos tipos de carboidratos que você deve evitar, a saber: Fermentível OLigossacarídeos, Disacarídeo, Monossacarídeos, bem como Poliol.
Se digeridos pelo corpo, esses tipos de carboidratos produzem gases como dióxido de carbono, hidrogênio e gás metano, que causam dor de estômago e flatulência.
Os especialistas acreditam que as pessoas com problemas no intestino grosso terão muita dificuldade para digerir esses tipos de carboidratos. Fazendo a dieta FODMAP, espera-se que a condição do paciente melhore lentamente.
Esta dieta demonstrou ser eficaz no alívio dos sintomas do intestino irritável.
Em um estudo publicado na revista Gastroenterologia, 3 entre 4 participantes do estudo que tinham esta doença conseguiram reduzir ou até eliminar alguns dos sintomas de indigestão após fazer a dieta FODMAP por mais de uma semana.
Alimentos que você pode e não pode comer
SumberZ: Recuperando-seNa verdade, nem todas as restrições dietéticas ao FODMAP incluem alimentos não saudáveis. Na verdade, existem alguns que são bons para você consumir, como os frutanos, a inulina prebiótica e galactooligossacarídeos (GOS).
Alimentos prebióticos, por exemplo, podem estimular o crescimento de bactérias intestinais saudáveis. No entanto, para certas pessoas, esses alimentos podem desencadear sintomas como queimação ou inchaço no estômago.
Portanto, dê uma olhada tipos de alimentos dietéticos FODMAP a evitar abaixo disso.
- Alimentos que contêm lactose que é o açúcar natural do leite. Claro, muitos são encontrados em bebidas com leite de vaca, queijo, iogurte, creme e vários outros laticínios.
- frutose, contido em frutas como maçãs, peras, mangas e melancias, adoçantes artificiais e alimentos que contêm muito xarope de milho.
- frutanos, contido em vegetais, como brócolis, aspargos e cebolas. Vários tipos de trigo também contêm frutanos.
- galactan, que geralmente é encontrado em feijões e vegetais como brócolis, couve-flor e repolho.
- Alimentos contendo polióis tais como damascos, melancia, maçãs e adoçantes contendo sorbitol, manitol e xilitol.
Em vez disso, abaixo estão tipos de alimentos FODMAP dietéticos que podem ser consumidos.
Legumes que podem ser consumidos na dieta FODMAP
- Broto de feijão
- Páprica
- Cenoura
- Brotos de feijão
- Bok choy (pak choy)
- Pepino
- Alface
- Tomate
Frutas que podem ser consumidas na dieta FODMAP
- laranja
- Vinho
- Melão do mel
- Cantalupo
- Banana
- Pomelo
Outras fontes de alimentos que podem ser consumidas na dieta FODMAP
- Leite de vaca sem lactose ou leite à base de plantas, como leite de amêndoa
- Queijo feta
- Carne, cabra, cordeiro, frango, peixe, ovos
- Produtos de soja, incluindo tofu e tempeh
- Grãos
Como fazer a dieta FODMAP
Você não precisa mudar sua dieta completamente. Existem três estágios que devem ser superados se você deseja executar a dieta FODMAP, que é descrita a seguir.
1. Estágio de eliminação
Nesta fase, é aconselhável limitar ou mesmo evitar alimentos que contenham FODMAPs por 3 a 8 semanas.
Também nesta fase, é-lhe pedido que verifique se os sintomas de indigestão que está a sentir diminuem ou não.
2. Estágio de reintrodução
Depois de evitar os alimentos suspeitos de causar sintomas, será solicitado que você inclua novamente um tipo de alimento em seu cardápio.
Isso é feito por 3 a 7 dias para um tipo de alimento. Nesse estágio, você verá os alimentos que desencadearam os sintomas da SII de que você está sofrendo.
3. Estágio final
Agora, depois de saber o que pode fazer seus sintomas de SII aparecerem, você será solicitado a voltar a comer normalmente e limitar apenas os alimentos que os desencadeiam.
O resto, você pode manter a dieta que tinha anteriormente.
Esta dieta pode ajudá-lo a perder peso?
Por envolver a eliminação de muitos tipos de alimentos em seus estágios iniciais, a dieta FODMAP é um tipo restrito e não deve ser tomada descuidadamente.
Se você tem problemas de cólon ou simplesmente deseja perder peso, é importante consultar primeiro seu médico ou nutricionista.
Teme-se que essa dieta reduza as necessidades nutricionais. Você pode sofrer de desnutrição se fizer esta dieta sem a supervisão de um médico.
Para aqueles que têm problemas de cólon com peso abaixo da média, é bom discutir a dieta apropriada para o seu corpo com um nutricionista.