Conheça 5 tipos de dor que acabam por ter muitas diferenças

Quase todo ser humano já experimentou dor. Existem vários tipos de dor, cada um com um tratamento diferente. Saiba mais sobre os tipos de dor no artigo a seguir.

Reconhecendo diferentes tipos de dor

Todo ser humano deve ter sentido dor, mas nem toda dor experimentada traz a mesma sensação.

Compreender o tipo de dor que você está sentindo pode pelo menos ajudar a explicar ao seu médico o que você pode estar sentindo. Aqui estão os diferentes tipos de dor que você precisa conhecer.

1. Dor aguda

Um dos tipos mais comuns de dor sentida por uma pessoa é a dor aguda. Dor aguda é aquela que não dura muito, ou seja, não passa de 6 meses.

Normalmente, esse tipo de dor é causado por uma lesão e desaparecerá mais facilmente quando você encontrar a causa.

Inicialmente, a dor aguda causa dor aguda e diminui de intensidade com o tempo.

Essas são algumas das causas comuns de dor aguda.

  • Fratura
  • Pós-cirúrgia
  • Dar à luz
  • Feridas e queimaduras

2. Dor crônica

Além da dor aguda, a dor crônica também está incluída no tipo de dor freqüentemente experimentada pela maioria das pessoas. A dor crônica geralmente dura mais de seis meses.

Conforme relatado por Cleveland Clinic , a dor crônica faz com que os sinais de dor permaneçam no sistema nervoso por muito tempo.

Mesmo se você não tiver nenhuma lesão, pode sentir esse tipo de dor devido às seguintes condições:

  • Dor de cabeça
  • Sofrendo de câncer
  • Dor nas costas e sistema nervoso
  • Artrite

A dor crônica é um tipo de dor que pode aumentar o risco de depressão e transtornos de ansiedade.

3. Dor nociceptiva

Dor nociceptiva ( dor nociceptiva ) é a dor que surge como resultado de uma resposta a lesões na pele, músculos, articulações e órgãos internos (estômago e intestinos).

A dor nociceptiva é dividida em dois tipos, nomeadamente dor visceral e dor somática.

uma. Dor visceral

Lesões em órgãos internos causam dor conhecida como dor visceral. Geralmente, a dor pode ser sentida por todo o corpo, incluindo tórax, abdômen e pelve.

A dor visceral geralmente causa pressão, dor e cólicas. Na verdade, existem alguns outros sintomas, como vômitos e aumento da temperatura corporal.

Aqui estão algumas das possíveis causas da dor visceral:

  • Pedras nos rins
  • Apendicite aguda
  • Pancreatite
  • Indigestão

b. somático

Em contraste com a dor visceral que ataca os órgãos internos, a dor somática ocorre com mais frequência nos tecidos externos do corpo. Esses tecidos incluem pele, músculos, ossos, articulações e tecido conjuntivo.

A dor somática geralmente é mais fácil de detectar do que a visceral, porque a dor ocorre em apenas um lugar. A dor somática é geralmente descrita como uma sensação de formigamento em certas partes do corpo.

4. Neuropatia

A dor neuropática é um tipo de dor que geralmente resulta de danos ao sistema nervoso. Essa dor causa uma sensação de queimação.

Ao contrário de outras formas de dor, a neuropatia não é causada por uma lesão ou impacto, mas sim por um distúrbio dos nervos periféricos.

Pessoas que apresentam dor neuropática geralmente sentem seu corpo congelando, dormência, formigamento, até sentir uma picada. Existem também várias condições que são um fator para o aparecimento desta categoria de dor, tais como:

  • Alcoolismo
  • Acidente
  • Infecção
  • HIV
  • Drogas de radiação e quimioterapia
  • Mal de Parkinson

5. dor fantasma

Sentir a presença de um membro ausente está incluído na categoria de dor. Este sentimento entre ser e não ser é conhecido como dor fantasma .

A dor fantasma é a dor contínua, geralmente experimentada por pessoas que acabaram de se submeter ao processo de amputação. Mesmo que os membros tenham sido perdidos, os sofredores dor fantasma ainda sentir a presença de uma perna ou mão amputada.

Esse tipo de dor geralmente causa uma sensação de queimação, coceira e uma sensação de pressão no corpo. Duração dor fantasma também varia.

Algumas pessoas sentem isso em pouco tempo, outras sentem isso por anos.

Esta condição ocorre devido a uma área do cérebro chamada córtex somatossensorial que armazena todos os tipos de dados sobre o corpo que está passando por mudanças. Essas mudanças estão na forma de um mapa do cérebro que se ajusta à presença de órgãos ausentes.

Como resultado, depois que um determinado membro é removido, outros circuitos neurais tentam se reconectar porque não estão mais recebendo uma resposta de seu pé ou mão.

Essa resposta é o que causa a dor conhecida como dor fantasma.

Visto que várias dores surgem devido a diferentes causas, é importante que você seja capaz de descrever o mais claramente possível a sensação de dor que está tendo. Dessa forma, o médico poderá detectar com mais precisão os problemas que existem no seu corpo.