É normal ter cólicas estomacais durante a gravidez? •

A gravidez pode, de fato, fazer várias mudanças em seu corpo. Essas alterações podem causar dor em partes do corpo, como pernas, costas, seios e até mesmo estômago. Alguns de vocês podem sentir cólicas no estômago e isso é normal. Essa dor pode estar relacionada à constipação ou aumento do fluxo sanguíneo no útero. Alguns podem ser um sinal de doença grave, como infecção do trato urinário, aborto espontâneo, pré-eclâmpsia ou outra condição médica.

O que causa cólicas estomacais durante a gravidez?

Cólicas abdominais durante a gravidez podem ser sentidas a qualquer momento durante a gravidez, pode ser durante o primeiro, segundo ou terceiro trimestre.

As causas mais comuns de cólicas estomacais

1. Problemas de estômago

Gás e inchaço podem ocorrer durante a gravidez. Isso pode ser causado por um aumento no hormônio progesterona, que faz os músculos relaxarem, incluindo os do trato digestivo. Como resultado, o sistema digestivo fica mais lento e você sente pressão no útero e nos intestinos. Isso pode fazer com que você sinta gases, inchaço ou prisão de ventre. Nesse momento, você pode sentir cólicas no estômago.

A evacuação ou a eliminação de gases podem ajudar a aliviar um pouco as cólicas. Você também precisa comer alimentos ricos em fibras, comer menos, mas com frequência, e beber mais água para ajudar a reduzir a constipação.

2. Cãibras após o orgasmo

Cólicas durante ou após o orgasmo são normais para você sentir durante a relação sexual. É inofensivo e não fará mal ao feto. As cólicas também podem ser causadas por aumento do fluxo sanguíneo para a região pélvica ou contrações uterinas normais durante o orgasmo.

3. Aumento do fluxo sanguíneo para o útero

Durante a gravidez, seu corpo bombeia mais sangue para o útero para fornecer sangue ao feto. Isso pode fazer com que você sinta pressão na região uterina ou cólicas estomacais. Quando sentir cãibras, você pode deitar-se ou tomar um banho quente para ajudar a aliviá-las.

4. Cãibras porque o útero da mãe se expande

Como o útero da mãe continua a se expandir durante a gravidez, ela às vezes sente cãibras no abdômen que podem se espalhar para os quadris ou virilha. Normalmente, essa cólica ou dor começa no segundo trimestre da gravidez. Essas cólicas costumam ocorrer durante os exercícios, depois de sair da cama ou de uma cadeira, espirrar, tossir, rir ou quando fizer movimentos bruscos ou outras atividades.

5. Contrações de Braxton Hicks

Essas contrações geralmente começam por volta da 20ª semana de gravidez e podem ser uma preparação para o corpo da mãe antes do parto. Essas contrações geralmente são raras, não duram muito, surgem de forma irregular e geralmente não são dolorosas. A desidratação pode causar contrações de Braxton Hicks, então você precisa beber muitos líquidos para prevenir isso.

Causas de cólicas abdominais durante o primeiro ao segundo trimestre de gravidez

1. Gravidez ectópica (fora do útero)

Uma gravidez ectópica ocorre quando um óvulo fertilizado se fixa fora do útero, geralmente em uma trompa de Falópio (a trompa que conecta o útero e os ovários). Isso faz com que você sinta uma cãibra em um lado do estômago. Essas cólicas podem durar muito tempo e piorar com o tempo. Verifique sua gravidez com seu médico se você também tiver sangramento vaginal, dor no ombro, dor abdominal que piora com atividade e desmaios.

2. Aborto espontâneo

Um aborto espontâneo pode causar cãibras no abdômen, na parte inferior das costas e na região pélvica. Às vezes é difícil dizer se é porque você teve um aborto espontâneo, implantação ou porque seu útero está se desenvolvendo. No entanto, as cólicas causadas por aborto espontâneo geralmente duram algumas horas ou dias e são acompanhadas por sangramento leve ou intenso por vários dias. Você também pode sentir dor nas costas ou pressão na pelve.

Causas de cólicas estomacais durante o segundo ao terceiro trimestre de gravidez

1. Infecção do trato urinário (ITU)

As infecções do trato urinário geralmente podem causar dor ao urinar, pressão na pelve ou dor na parte inferior do abdômen, micção mais frequente, urina com odor fétido, turva ou com sangue. As infecções do trato urinário não tratadas podem causar infecções renais e parto prematuro.

2. Descolamento da placenta

É um termo que descreve a condição de sua placenta estar total ou parcialmente separada da parede uterina antes do nascimento do bebê. Essa condição também pode causar cólicas graves e pode durar muito tempo. Além disso, você também pode sentir dor nas costas, sangramento vaginal e contrações uterinas.

3. Pré-eclâmpsia

Caracteriza-se pela hipertensão e pela presença de proteínas na urina. A pré-eclâmpsia também pode ser um dos motivos pelos quais você sente cãibras na parte superior do abdome. Além disso, você também pode sentir fortes dores de cabeça, distúrbios visuais, náuseas e vômitos, inchaço da face, mãos e pés e falta de ar.

4. Cãibras como sinal de trabalho de parto

Você pode estar em trabalho de parto se tiver contrações regulares, geralmente a cada 10 minutos ou mais. Essas contrações geralmente não desaparecem facilmente, mesmo se você mudar de posição. Nesse momento, você também sentirá cólicas estomacais. Além disso, você também pode sentir pressão na região pélvica, experimentar alterações ou aumento do corrimento vaginal e sangramento vaginal. Você pode ter um parto prematuro se tiver isso antes de 37 semanas de gestação.

Como lidar com cólicas estomacais durante a gravidez?

Quando você sentir cãibras, a primeira coisa que você deve fazer é descansar. Você pode tentar o seguinte para aliviar as cólicas estomacais:

  • Deite-se ou sente-se um pouco. Deite-se do lado oposto de onde está sua dor. E endireite as pernas.
  • Tome um banho quente.
  • Comprima o estômago contraído com água morna.
  • Tente relaxar e ficar calmo.
  • Beba muito líquido, se as cólicas forem causadas por contrações de Braxton Hicks.
  • Mova ou faça alguns movimentos lentos para aliviar as cãibras que podem ser causadas pelo gás.

LEIA TAMBÉM

  • Problemas durante a gravidez causados ​​por diabetes
  • Maneiras eficazes de superar náuseas e vômitos (enjoos matinais) durante a gravidez
  • Causas da pré-eclâmpsia, uma condição perigosa para mulheres grávidas