O clitóris e o ponto G feminino: como saber a diferença?

Ao contrário dos homens, o caminho para o orgasmo feminino não é tão fácil quanto girar a palma da mão. Algumas mulheres podem chegar ao clímax com penetração vaginal, também conhecida como estimulação do ponto G. Outros só podem atingir o orgasmo por meio da estimulação do clitóris. Mas qual é a diferença entre o clitóris e o ponto G?

Sobre o clitóris

O que é o clitóris?

O clitóris é fisicamente igual à cabeça do pênis masculino. Mas é o único órgão do corpo humano dedicado exclusivamente à excitação física. Embora haja muitos locais nos corpos masculino e feminino que servem como pontos de excitação, como o pênis ou os mamilos, esses órgãos também servem a outros propósitos humanos, como a reprodução. Enquanto isso, o clitóris não tem função reprodutiva, a não ser proporcionar prazer às mulheres.

A parte externa do clitóris contém cerca de 8.000 fibras nervosas sensoriais. É por isso que o clitóris não é apenas coroado como a parte mais sensível do corpo da mulher, mas também muito mais sensível do que o pênis, que abriga apenas cerca de 4 mil nervos.

Onde está o clitóris?

O clitóris é um pequeno órgão semelhante a um botão que incha quando estimulado. Ele está localizado no topo da vulva (fora dos órgãos genitais), logo acima da uretra (trato urinário) e da abertura vaginal, protegido sob a cobertura do clitóris.

Localização do clitóris (fonte: Mayo Clinic)

Muitas pessoas não sabem que o clitóris não é apenas uma pequena protuberância rosa. O clitóris visível é apenas a ponta da estrutura bifurcada que forma um Y invertido.

Anatomia do clitóris (fonte: Mic)

O clitóris oculto dentro do corpo consiste em dois corpos cavernosos (tecido erétil que forma um par de tubos esponjosos), que também formam dois pares de cruras (pernas) que se ramificam de até nove centímetros de comprimento.

Como funciona o clitóris?

Os órgãos sexuais, o pênis e a vagina, são formados pelas mesmas células embrionárias e funcionam de maneira semelhante porque estão conectados ao mesmo sistema nervoso. Na verdade, a parte mais externa do clitóris, o pequeno botão que você pode ver a olho nu, pode ser comparada à cabeça do pênis - também conhecida como glande, em termos médicos.

Comparação da anatomia do pênis (esquerda) e do clitóris (direita) (fonte: Mic)

Como funciona quando excitado é semelhante ao pênis quando ereto. O fluxo sanguíneo do coração irá preencher os dois corpos cavernosos para se expandir, fazendo com que o clitóris possa ser aumentado. Depois do orgasmo, a tensão se dissipa lentamente e o clitóris volta ao tamanho normal.

Como estimular o clitóris para atingir o orgasmo?

Circulam muitas teorias sobre o melhor método para estimular o orgasmo pelo clitóris: estimulação manual, oral ou indireta por meio da penetração vaginal. No entanto, existem algumas diretrizes básicas para você começar:

  • Use pressão leve e lenta. Esta área é muito sensível e a experiência do orgasmo será maximizada se for construída a partir de um início lento, mas cada vez mais intenso.
  • Também estimule a área ao redor do clitóris. A cabeça do clitóris tem mais de cinco mil nervos, mas essas fibras também se irradiam para a área circundante. A estimulação direta pode ser opressora e desconfortável para algumas mulheres. Portanto, a variedade de manobras é a chave.
  • Defina a velocidade. A pressão ou movimento regular, mas contínuo, da mão terá muito mais sucesso em produzir um orgasmo do que um toque inconsistente.

Sobre o ponto G

Qual é o ponto G?

Diz-se que o ponto G é um feixe de terminações nervosas do tamanho de uma noz na vagina que, quando estimulado, como o clitóris, pode fazer com que você tenha um orgasmo mais rápido e mais forte do que apenas sexo com penetração regular. Os orgasmos do ponto G às vezes até resultam em ejaculação. Isso significa que algumas mulheres podem esguichar líquido (não urina) para fora da área próxima à uretra durante o orgasmo.

Onde está o ponto G?

A existência do ponto G é discutivelmente controversa porque não há acordo sobre a forma e localização exatas desse ponto G. Algumas mulheres relatam ter um orgasmo através da estimulação do ponto G, enquanto outras não sentem nada. Mas não se preocupe, não há nada de errado com nenhum deles. O que funciona bem para algumas mulheres pode não ser tão eficaz para outras.

Localização estimada do ponto G (fonte: Science Alert)

De acordo com aqueles que são pró sobre a existência do ponto G, a localização dessa área sensual está localizada dentro da vagina, atrás da parede frontal da vagina (em direção ao umbigo), a meio caminho entre a abertura vaginal e o colo do útero. O ponto G parece áspero, irregular, como uma esponja ao toque e pode se expandir.

A complexidade de encontrar o ponto G é como procurar um tesouro. Ao inserir um dedo na vagina, imagine a porta de abertura vaginal como um relógio na parede. Com o dedo diretamente à frente, em direção à pelve, está na direção das 12 horas e pressionando para baixo em direção ao ânus é na direção das 6 horas. O ponto G da maioria das mulheres está às 12 horas, cerca de 2-5 cm do entrada vaginal.

Como estimular o ponto G para atingir o orgasmo?

Os dedos das mulheres às vezes podem ser muito pequenos ou curtos para alcançá-los, então os brinquedos sexuais ou os dedos de um parceiro podem achar mais fácil ajudá-la a chegar ao orgasmo. Durante a masturbação, em vez de deitar, pode ser mais fácil chegar ao orgasmo por meio do ponto G se você se agachar e esticar o braço. Mas certifique-se de que você está animado primeiro.

Durante o sexo com penetração, o homem pode posicionar o ângulo de seu pênis para esfregar o ponto G da mulher com a manobra usual de entrar e sair. No entanto, a posição por trás, também conhecida como estilo cachorrinho, é a posição mais recomendada para provocar o orgasmo por meio da estimulação do ponto G. A chave, peça à mulher que se apoie nos cotovelos para dar ao homem um ângulo mais promissor.