Posso fazer sexo imediatamente após as injeções de KB?

Existem muitos anticoncepcionais disponíveis, um dos quais são os anticoncepcionais injetáveis, por causa de seus efeitos de longa duração e prevenção eficaz da gravidez. Então, muitos perguntam, é normal fazer sexo imediatamente após a injeção anticoncepcional. A maioria delas fica ansiosa e com medo, se fizerem sexo imediatamente após as injeções de KB, porque podem 'engravidar'. Então, qual é a resposta? Confira a análise completa aqui.

Regras para fazer sexo após injeções anticoncepcionais

O anticoncepcional injetável contém um hormônio artificial (progesterona) semelhante ao hormônio progesterona natural produzido pelos ovários. Esse hormônio é injetado no corpo da mulher nas nádegas, abdômen ou na frente das coxas. Este anticoncepcional é injetado em seu corpo com base na marca.

Por exemplo, nas marcas Depo-Provera e Noristerat, este KB injetável pode ser injetado nas nádegas ou na parte superior do braço. Enquanto isso, se você usar a marca Sayana Press, você pode injetá-la no estômago ou nas coxas.

A forma como os anticoncepcionais injetáveis ​​funcionam é impedindo os ovários de liberar óvulos (ovulação) todos os meses. É por isso que as mulheres que fazem esse tipo de planejamento familiar terão ciclos menstruais irregulares. Além disso, o hormônio progesterona também engrossa o muco do colo do útero, dificultando a entrada do espermatozoide e o alcance do óvulo.

Você pode começar a usar anticoncepcionais injetáveis ​​a qualquer momento durante o período menstrual e, claro, quando não estiver grávida. Leva tempo para o corpo absorver os hormônios do controle de natalidade. Ou seja, se você tiver relações sexuais imediatamente após a injeção anticoncepcional, este anticoncepcional não será capaz de impedir a fertilização.

Se você tomar a injeção anticoncepcional durante a menstruação, o anticoncepcional fará efeito em cinco dias. Enquanto isso, se você injetar fora do seu período menstrual, o KB funcionará dentro de sete dias. Portanto, você ainda precisa de um preservativo ao fazer sexo na primeira semana após a injeção anticoncepcional.

Quando é permitido fazer sexo após as injeções anticoncepcionais?

Depois de passar a primeira semana após a injeção de JB, você pode fazer sexo sem preservativo ou outro método anticoncepcional, porque todos os métodos anticoncepcionais têm funcionado bem e reduzem a chance de gravidez. Mesmo assim, o uso do planejamento familiar não o protege do risco de doenças sexualmente transmissíveis.

Um efeito colateral comum dos anticoncepcionais injetáveis ​​é uma mudança no ciclo menstrual. Você pode ter sangramento irregular ou manchas. Há também aquelas que param de menstruar e voltam ao período menstrual após interromper a injeção.

Enquanto isso, os efeitos colaterais raros incluem dores de cabeça, tontura, perda de cabelo ou mudanças no apetite. Relatórios do WebMD, o uso a longo prazo de anticoncepcionais injetáveis ​​reduz a densidade mineral nos ossos, aumentando o risco de osteoporose.

As vantagens e desvantagens dos anticoncepcionais injetáveis

Além de entender quando é o momento certo para fazer sexo após as injeções de KB, você também precisa conhecer as vantagens e desvantagens das injeções de KB primeiro, antes de usá-las.

Vantagens do KB injetável

Se falamos sobre as vantagens desse anticoncepcional, ele tem muitas vantagens. Por exemplo, este controle de natalidade injetável pode durar por um longo período de tempo. Cada injeção deste contraceptivo pode durar 8-13 semanas. Portanto, você não precisa fazer isso repetidamente em um curto espaço de tempo.

Além disso, o uso de anticoncepcionais injetáveis ​​não interfere em suas atividades sexuais, embora não seja recomendado fazer sexo imediatamente após a injeção de anticoncepcionais.

Se você não pode usar anticoncepcionais que contenham o hormônio estrogênio, o uso deste anticoncepcional é uma das melhores opções. Além disso, o uso de injeções de KB é seguro se você ainda está em processo de amamentação, pois não afeta essa atividade de amamentar.

Este controle de natalidade injetável também não será afetado pelo uso de outras drogas que você toma. Portanto, você não precisa se preocupar em usá-lo durante a medicação.

Outra vantagem que você também pode obter se usar este anticoncepcional injetável é a dor que você normalmente sente quando está menstruada, até os sintomas síndrome pré-menstrual o que você experimenta pode ser um pouco menos.

Desvantagens do KB injetável

Infelizmente, além das vantagens da contracepção injetável, há desvantagens no uso desse método anticoncepcional. Por exemplo, quando você usa anticoncepcional injetável, seu ciclo menstrual se torna irregular, encurta e outros problemas menstruais. Essa condição pode continuar por meses, mesmo depois de você ter parado de usá-lo.

Além disso, o uso deste anticoncepcional injetável ainda não pode protegê-lo contra infecções sexualmente transmissíveis. Além disso, se você quiser parar de usar este anticoncepcional injetável, também é possível se você precisar esperar mais de um ano para que seu ciclo menstrual volte ao normal e você possa engravidar novamente.

O uso deste anticoncepcional injetável também pode causar efeitos colaterais como dores de cabeça, acne, queda de cabelo, perda do desejo sexual e alterações de humor ou humor errático.

Além disso, as injeções anticoncepcionais não são recomendadas para mulheres que planejam engravidar no mesmo ano. Esses anticoncepcionais também podem alterar seu ciclo menstrual, portanto, não se surpreenda se sua menstruação mudar depois que a injeção anticoncepcional for administrada.

Mulheres que têm certas condições, como diabetes com complicações, câncer de mama nos últimos cinco anos, lúpus e outras doenças não são recomendadas para usar esse tipo de controle de natalidade.

Regras para usar injeções de KB que devem ser observadas

Além de prestar atenção no momento certo para fazer sexo após as injeções de KB, existem várias regras para o uso deste anticoncepcional e você deve prestar atenção, por exemplo, ao seguinte:

Instruções de uso após o parto

Você pode usar anticoncepcionais injetáveis ​​a qualquer momento após o parto, se não estiver amamentando. No entanto, se estiver amamentando, você só pode tomar injeções anticoncepcionais após seis semanas.

Se você iniciar a injeção antes do 21º dia após o parto, poderá começar a prevenir a gravidez imediatamente. No entanto, se você tomar a injeção após o 21º dia, precisará de métodos anticoncepcionais adicionais, como preservativos, por sete dias após o uso da injeção anticoncepcional.

Regras para uso após aborto espontâneo

Após um aborto espontâneo, você pode receber a injeção logo em seguida. Da mesma forma, você pode se proteger imediatamente de engravidar usando injeções anticoncepcionais.

Enquanto isso, se você tomar a injeção mais de cinco dias após o aborto, é aconselhável usar métodos anticoncepcionais adicionais por sete dias consecutivos após a injeção.

Não é recomendado fazer sexo imediatamente após a injeção anticoncepcional, porque esse método anticoncepcional leva vários dias antes de ser eficaz. Se necessário, você pode consultar um médico sobre isso.