Quando você está doente, pode sentir que qualquer alimento ou bebida que ingere tem um gosto ruim na boca. Na verdade, as pessoas que estão doentes geralmente se queixam de um gosto amargo na língua, o que torna comer e beber menos apetitoso.
Na verdade, quando você está doente, você precisa de muita nutrição por meio de alimentos e bebidas. Por que a língua fica amarga quando você está doente? Qual é o motivo e como se livrar disso? Esta é a resposta completa.
Por que a língua tem um gosto amargo quando você está doente?
Em um estudo publicado na revista Cérebro, comportamento e imunidade em 2015, os especialistas descobriram que suas papilas gustativas se tornam mais sensíveis aos sabores amargos quando você está doente.
Você geralmente fica doente quando seu corpo apresenta inflamação ou infecção, seja uma infecção pelo vírus da gripe, uma infecção bacteriana estreptocócica que causa infecção na garganta ou várias outras infecções. Quando há inflamação ou infecção, os níveis de certas proteínas aumentam.
Este tipo de proteína é conhecido no mundo médico como TNF-α (Fator de Necrose Tumoral-α) . Além de pessoas que sofrem de infecção ou inflamação, essa proteína também é encontrada em pessoas com doenças auto-imunes. Isso ocorre porque essas proteínas são necessárias ao sistema imunológico para combater várias doenças que o atacam.
Níveis de proteína aumentados TNF-α (Fator de Necrose Tumoral-α) causar distúrbios no paladar, ou seja, na língua. Essa proteína ativa as células responsáveis pela degustação de sabores amargos. Portanto, tudo o que você comer ou beber terá um sabor mais amargo do que o normal.
Além de ser causada por doenças que causam inflamação e infecção, a sensação de amargura na boca e na língua também pode ser causada por várias outras condições. Distúrbios da cavidade oral e dos dentes, distúrbios do sistema digestivo e desequilíbrios hormonais podem geralmente ser a causa de uma língua amarga que é comumente sentida por muitas pessoas.
1. Doença dentária
O surgimento de doenças dentais é causado por cuidados dentários inadequados, um dos quais é escovar os dentes regularmente. Ignorar essa recomendação certamente aumentará as infecções bacterianas, virais e fúngicas na cavidade oral que podem causar doenças, como cáries (cárie), gengivite (gengivite), até infecções gengivais (periodontite).
2. Boca seca (xerostomia)
A boca seca (xerostomia) é desencadeada pela redução da produção de saliva das glândulas salivares. Isso facilita o crescimento de bactérias na boca. Além de sentir a boca seca, você também pode sentir uma sensação pegajosa.
A xerostomia pode ser causada pelos efeitos colaterais de certos medicamentos ou terapias, distúrbios corporais, hábitos de fumar e beber álcool, que também podem causar gosto amargo na boca e na língua.
3. Ácido estomacal
Você tem distúrbio de ácido estomacal? Conhecida como doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), essa é uma condição que ocorre quando o ácido do estômago vaza e retorna ao esôfago. Isso causa uma sensação amarga na boca acompanhada de mau hálito.
4. Gravidez e menopausa
As mulheres grávidas durante o primeiro trimestre geralmente queixam-se de um gosto amargo que surge na boca e na língua fazendo com que não tenham apetite. Essa sensação é causada por desequilíbrios hormonais no corpo da mulher grávida, que vão melhorando gradualmente durante a gravidez até o parto posterior.
As mulheres que entram na fase da menopausa também têm o potencial de sentir a língua amarga devido aos níveis reduzidos do hormônio estrogênio no corpo. Isso também é influenciado por outras condições, como síndrome da boca ardente em mulheres durante a menopausa.
Qual é a razão de você não comer quando está doente?
A língua amarga faz com que os alimentos e bebidas consumidos tenham um sabor amargo, de modo que o apetite é perdido quando se adoece. A perda de apetite também é desencadeada pela produção de um tipo de proteína no corpo chamada citocinas.
Junto com proteína TNF-α (Fator de necrose tumoral-α) As citocinas são responsáveis pelo combate a vários tipos de doenças que atacam o corpo. No entanto, as citocinas também têm efeitos colaterais, nomeadamente a redução do apetite.
Além disso, a perda de apetite durante a doença é afetada pelas funções corporais. Quando você come muito, como de costume, significa que seu sistema digestivo tem que trabalhar muito para reduzir e absorver os alimentos.
Na verdade, o corpo precisa de muita energia para lutar contra as doenças. Portanto, quando você está doente, seu corpo absorve a energia de que seu sistema imunológico precisa. Como resultado, seu sistema digestivo enfraquece e você não sente vontade de comer como de costume.
Como lidar com a língua amarga?
Mesmo que você perca o apetite porque sua língua tem um gosto amargo, você ainda precisa de uma variedade de ingestões nutricionais para tornar seu corpo mais forte contra doenças. Para aumentar o apetite, existem várias maneiras naturais de lidar com a boca amarga, às quais você pode prestar atenção a seguir.
1. Coma frequentemente em pequenas porções
Não há necessidade de se forçar a gastar uma grande parte de sua comida. Tente reduzir a porção de sua comida para metade ou um quarto da porção normal. No entanto, dentro de algumas horas, você pode voltar a comer.
Para obter uma ingestão nutricional adequada, você também pode comer mais de três vezes ao dia com porções menores. Dessa forma, sua digestão não funcionará muito cada vez que você comer. Além disso, você não precisa suportar o gosto amargo por muito tempo enquanto come.
2. Coma alimentos nutritivos
Mesmo que você não coma muito, certifique-se de que os nutrientes de que seu corpo precisa, como proteínas, vitaminas e minerais, ainda sejam adequados. Portanto, multiplique alimentos nutritivos como frango, carne bovina, vegetais e frutas. Em vez de comer muito, mas com uma nutrição desequilibrada, é melhor solidificar cada um de seus alimentos e bebidas com nutrientes essenciais.
3. Adicione especiarias
Como a língua fica amarga, você pode realçar o sabor dos alimentos com especiarias naturais. Além de aumentar o sabor dos alimentos, os temperos também são eficazes como tipo de ingrediente alimentar para aumentar o apetite.
Você pode tentar adicionar gengibre, pimenta e canela em pratos como sopas e ensopados. Além disso, você também pode preparar chá com gengibre e canela como alternativa à água, porque o gengibre pode reduzir a sensação de amargura da língua que você experimenta.
4. Coma laranjas
Além disso, você pode comer frutas como laranjas, limões ou toranjas vermelhas ( Toranja ) Além do sabor fresco, esse tipo de alimento para a língua amarga pode desencadear a produção de saliva. A saliva ajudará a limpar a boca o gosto amargo da língua. Você pode comê-lo puro ou espremer o suco para facilitar a digestão do corpo.
Além de reduzir o gosto amargo na língua, você também precisa abordar a principal causa dessa sensação desagradável. Se o problema estiver relacionado à saúde bucal e dentária, recomenda-se fazer o tratamento adequado, ou seja, escovar os dentes corretamente, passar fio dental e usar enxaguatório bucal.
Enquanto isso, se a língua amarga vier de outros problemas de saúde, você deve consultar imediatamente um médico.