Fazer as pazes consigo mesmo não é tão fácil quanto parece. Freqüentemente, você tem grandes esperanças ou expectativas, até mesmo em relação a si mesmo. Oferecer expectativas e metas pesadas demais para você mesmo só aumentará o peso, especialmente se as expectativas e metas estabelecidas não estiverem de acordo com sua capacidade e habilidade de atingi-los.
Comparar-se com os outros também pode ser um gatilho para dificuldade em fazer as pazes consigo mesmo. 'A grama é mais verde do outro lado' é verdade. O fácil acesso que você tem para ver a vida de outras pessoas às vezes pode fazer você se sentir 'pequeno' e ingrato pelo que você já tem.
Se não for verificado, isso pode afetar sua aceitação de si mesmo e impedi-lo de encontrar a verdadeira felicidade.
7 maneiras de fazer as pazes com você mesmo
Fazer as pazes consigo mesmo é como se amar completamente. De acordo com a Psychology Today, amar a si mesmo é uma parte importante de sua saúde mental, assim como de seu relacionamento com os outros. De agora em diante, vamos fazer as pazes e nos amar.
1. Acredite em si mesmo
Reduza a dúvida. Acredite em tudo que vem de dentro de você. Aconteça o que acontecer, você crescerá por meio de suas experiências pessoais; portanto, tenha fé em si mesmo.
Você pode ser inteligente o suficiente para entender quais etapas tomar em cada situação. Não tenha medo de cometer erros, porque com eles você pode aprender a ser uma pessoa melhor.
Dê a si mesmo tempo para aprender e seja paciente como parte do processo de fazer as pazes com você mesmo.
2. Entenda sua própria mente
Nem todos os pensamentos que você tem são pensamentos positivos. Comece a estar ciente dos pensamentos ruins que você tem, para que possa se livrar imediatamente de todos os pensamentos negativos que surgirem.
Para fazer as pazes com você mesmo, siga todos os pensamentos positivos que podem levá-lo a uma vida melhor. Não se entregue e deixe que os pensamentos negativos da vida continuem a se arrastar em sua cabeça.
3. Cuide de si mesmo
Pode parecer fácil, mas nem todos podem fazer isso. A maioria das pessoas opta por não pensar sobre si mesma e sempre coloca os outros como se suas necessidades e interesses não fossem mais importantes do que os outros.
Na verdade, esse pensamento realmente faz você se reduzir. Tente amar a si mesmo alinhando seus sentimentos com os dos outros, de modo que seus sentimentos são tão importantes quanto os de outra pessoa.
Trate-se da mesma forma que trata as pessoas de quem gosta. Amar a si mesmo permite que você perdoe todos os erros que foram cometidos para que você possa finalmente fazer as pazes com você mesmo.
4. Não seja muito ambicioso
A ambição de progredir e se desenvolver pode ser uma boa motivação para você, mas querer demais pode prejudicá-lo. Especialmente se você não puder alcançá-lo.
Conheça suas próprias capacidades e habilidades e ajuste seus desejos a essas duas coisas. Não há problema em querer algo, mas certifique-se de não se machucar no processo.
Fazer as pazes consigo mesmo também significa reduzir o potencial de automutilação.
5. Perceba que a decepção faz parte da vida
Como um ser humano comum, você não pode evitar se sentir triste e desapontado. Mesmo pessoas bem-sucedidas e felizes já experimentaram esses sentimentos.
Enfrente o sentimento com coragem e aceite bem o sentimento. Não tente evitá-lo ou fingir que não sente, porque isso só vai atrasá-lo.
Dê a si mesmo tempo para processar esses sentimentos e fazer algo a respeito, como parte do processo de fazer as pazes com você mesmo.
6. Enfrente seus medos
Se você tem medo de alguma coisa, não tente odiar esse sentimento. Melhor admitir o sentimento e tentar enfrentar o medo que você tem.
Ao lidar com isso, você se tornará mais forte e acostumado. O medo pode nunca ir embora, mas pelo menos você sabe como lidar com isso.
7. Não seja um perfeccionista
Errar é uma coisa natural e deve ser cometido por todos. Tarde demais para se arrepender dos erros que você cometeu apenas o tornará incapaz de se sentir feliz.
Tente aceitar os erros que você cometeu como parte do processo de aprendizagem. Não se puna muito pelos erros que foram cometidos.
Fazer as pazes consigo mesmo significa aceitar-se completamente, incluindo os erros que cometeu, especialmente contra si mesmo.