Reconheça a causa e como superar o tremor correto -

Você pode ter sentido suas mãos, cabeça ou outras partes do corpo de repente tremer ou tremer. Em caso afirmativo, você pode estar sentindo tremores naquele membro. Então, qual é exatamente o significado de tremor e quais são as causas dessa condição? Esta condição é perigosa para sua saúde? Verifique a análise a seguir para obter informações completas.

O que são tremores?

Tremores são contrações musculares rítmicas (rítmicas) que são involuntárias ou descontroladas e causam movimentos de agitação em uma ou mais partes do corpo. Esse distúrbio do movimento ocorre com mais frequência nas mãos. No entanto, braços, pernas, cabeça, corpo e até mesmo a voz também podem vibrar incontrolavelmente.

Esses movimentos de agitação podem ir e vir constantemente por conta própria. Nessa condição, os tremores são inofensivos e não indicam uma condição médica séria.

No entanto, esse movimento de sacudir pode deixá-lo desconfortável, dificultando até mesmo as atividades diárias, como escrever, caminhar, beber em um copo e assim por diante. Na verdade, em condições graves, os tremores também podem piorar e ser um sinal ou sintoma de outra doença.

Os tremores são mais comuns em adultos de meia-idade e idosos. No entanto, os tremores também podem ocorrer em qualquer idade, incluindo crianças, homens e mulheres. Em certas condições, os tremores também podem ser transmitidos de pais para filhos com um risco de 50%.

Várias causas de tremores que você pode sentir

Uma causa comum de tremores é um problema na parte do cérebro que controla os músculos ou os movimentos do corpo, ou em certas partes do corpo, como as mãos ou os pés. Na maioria dos tipos, a causa exata da perda do controle do movimento é desconhecida. No entanto, alguns tipos dessa condição podem ocorrer devido à hereditariedade.

Além disso, relatado pelo NHS, em condições que não são graves, tremores de mãos, cabeça ou outras partes do corpo muitas vezes ocorrem devido ao envelhecimento ou quando estão estressados, cansados, ansiosos e com raiva. Essa condição também é comum após você ter consumido uma bebida com cafeína (chá, café ou refrigerante) ou fumado e se sentir muito calor ou frio.

Em condições severas, os tremores também podem ser causados ​​por outras condições ou como um sintoma de certas doenças, especialmente distúrbios relacionados ao sistema nervoso. Aqui estão algumas dessas condições e doenças:

  • Distúrbios neurológicos, como esclerose múltipla, doença de Parkinson, acidente vascular cerebral e lesão cerebral traumática.
  • Uso de certos medicamentos, como medicamentos para asma, anfetaminas, cafeína, corticosteroides e medicamentos usados ​​para certos distúrbios psiquiátricos e neurológicos.
  • Abuso de álcool ou envenenamento por mercúrio.
  • Hipertireoidismo, que é uma condição em que a glândula tireoide está hiperativa.
  • Insuficiência hepática ou insuficiência renal.

Tipos de tremores

Os tremores têm vários tipos, dependendo de quando ocorre e da causa ou origem da condição. A seguir estão os tipos de tremores com base no tempo de ocorrência:

  • Tremor de repouso, ou seja, a condição de tremor do corpo que ocorre durante o repouso ou em um estado relaxado, como quando as mãos repousam no colo. Esse tipo de tremor geralmente afeta as mãos ou os dedos e é comum em pessoas com doença de Parkinson.
  • Tremores de ação, que ocorre quando uma pessoa está fazendo certos movimentos corporais. A maioria dos tremores corporais se enquadra nesse tipo.

Enquanto isso, os tipos de tremores com base na causa ou origem da ocorrência são:

  • Tremor essencial, é o tipo mais comum. Essa condição geralmente é sentida nas mãos, mas também pode ocorrer na cabeça, na língua e nos pés. A causa é desconhecida, mas acredita-se que essa condição esteja relacionada à hereditariedade.
  • Tremor fisiológico, é o tipo que pode ocorrer em pessoas saudáveis. Essa condição não é considerada uma doença, mas é um fenômeno normal resultante da atividade rítmica do corpo, como batimentos cardíacos e atividade muscular.
  • tremor distônico, é um tipo que ocorre com frequência em pessoas que apresentam distonia, que é um distúrbio da contração muscular. Pode afetar qualquer músculo do corpo e geralmente causa torções e movimentos repetitivos.
  • Tremor cerebelar, caracterizada por movimentos lentos de agitação, que geralmente são causados ​​por danos ao cerebelo (cerebelo) causados ​​por esclerose múltipla, tumor cerebral ou acidente vascular cerebral.
  • Tremor de parkinson, é um sintoma comum da doença de Parkinson, embora nem todos esses pacientes apresentem tremores. Geralmente, os sintomas incluem tremores de uma ou ambas as mãos em repouso, o que pode afetar o queixo, lábios, rosto e pernas.
  • Tremor psicogênico, geralmente ocorre em pessoas com transtornos psiquiátricos, como depressão ou transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Os sintomas desse tipo podem variar, mas geralmente aparecem de repente e podem afetar qualquer parte do corpo.
  • Tremor ortostático, é um distúrbio raro caracterizado por contrações musculares rápidas nas pernas quando em pé. Normalmente, esse sintoma é caracterizado por uma sensação de instabilidade ou equilíbrio ao ficar de pé, de forma que o sofredor tende a querer sentar ou andar imediatamente. A causa desse tipo não é conhecida.

Como superar ou eliminar tremores?

Pessoas com tremores podem não precisar de certos medicamentos ou medicamentos, especialmente se os sintomas forem leves. No entanto, em alguns casos mais graves, apertar as mãos, pés, cabeça ou corpo pode exigir tratamento, dependendo da causa.

Geralmente, os tremores causados ​​por certas condições médicas melhoram ou desaparecem quando a doença subjacente é tratada. Por exemplo, em pessoas com doença de Parkinson, medicamentos para a doença de Parkinson, como levodopa ou carbidopa, podem ajudar a aliviar os tremores.

Enquanto isso, se o tremor for causado pelo consumo de certos medicamentos, interromper o uso do medicamento pode ser uma forma de se livrar dos tremores sofridos.

Quanto aos tremores de causa desconhecida, os médicos geralmente fornecem alguma forma de tratamento para aliviar os sintomas experimentados. Aqui estão alguns medicamentos ou opções de tratamento para tratar tremores nas mãos, pés, cabeça ou outras partes do corpo sem causa conhecida:

  • Drogas bloqueadoras beta

Geralmente usados ​​para tratar a hipertensão, os betabloqueadores, como o propranolol (Inderal), podem ajudar a aliviar o tremor essencial em algumas pessoas. Outros betabloqueadores que podem ser usados ​​incluem atenolol (Tenormin), metoprolol (Lopressor), nadolol e sotalol (Betapace).

  • Medicamento anticonvulsivante

Os medicamentos anticonvulsivantes, como a primidona, podem ser eficazes em pacientes com tremor essencial que não respondem aos betabloqueadores. Além disso, outros medicamentos anticonvulsivantes podem ser prescritos pelo médico, nomeadamente gabapentina e topiramato. No entanto, alguns medicamentos anticonvulsivantes também podem causar tremores, portanto, sempre consulte seu médico sobre o uso desses medicamentos.

  • Sedativo

Medicamentos sedativos, como alprazolam e clonazepam, também podem ajudar a tratar pessoas com tremores agravados por tensão ou ansiedade. No entanto, o uso dessas drogas deve ser usado apenas de forma limitada e não em longo prazo devido aos possíveis efeitos colaterais, como sonolência, falta de concentração, má coordenação corporal, até dependência física.

  • Injeções de botox

Injeção toxina botulínica (Botox) pode ser útil no tratamento de certos tipos de tremor, como tremor distônico, bem como balançar a voz e a cabeça que não respondem à medicação. As injeções de Botox podem aliviar esse tipo de agitação por pelo menos três meses. No entanto, este tipo de tratamento também pode causar efeitos colaterais, como fraqueza muscular ou rouquidão e dificuldade em engolir.

  • Operação

Em casos de tremores fortes que não melhoram com medicamentos, a cirurgia ou cirurgia pode ser uma opção. Os tipos de procedimentos cirúrgicos comumente usados ​​para tratar esta condição são estimulação cerebral profunda (DBS), e que raramente é feito, a saber talamotomia.

No DBS, os implantes ou eletrodos são implantados cirurgicamente para enviar sinais elétricos de alta frequência ao tálamo, uma estrutura no cérebro que coordena e controla vários movimentos involuntários. Este método é freqüentemente usado para tratar tremor essencial, mal de Parkinson e distonia. Temporário talamotomia é uma cirurgia que remove uma pequena parte do tálamo.

  • Terapia

Além dos tratamentos médicos acima, alguns sofredores de tremor podem precisar de fisioterapia (fisioterapia), terapia da fala e terapia ocupacional para ajudar a controlar sua condição. A fisioterapia pode ajudar a melhorar o controle, função e força muscular por meio de exercícios físicos.

Um fonoaudiólogo pode avaliar e ajudar com problemas de fala, linguagem e comunicação, incluindo deglutição. A terapia ocupacional pode ensinar novas maneiras de realizar as atividades diárias que podem ser afetadas.

Quais são os sinais de quando os tremores precisam ser vigiados?

Os sinais e sintomas comuns de tremor são movimentos rítmicos, como sacudir as mãos, braços, pernas, tronco ou outras partes do corpo. Sua cabeça pode tremer ou balançar involuntariamente se essa condição afetar a parte superior do corpo. Já no atentado às cordas vocais, os sinais e sintomas que surgem costumam ser em forma de voz vibrante.

Tremores muito leves no corpo geralmente são normais. Essa condição geralmente ocorre quando você move certas partes do corpo, como quando você segura a mão ou o braço que está esticado para a frente. Tremores em partes do corpo também podem se tornar mais pronunciados com a idade ou quando você se sente estressado, cansado, ansioso, com raiva, com calor, frio ou após consumir cafeína.

No entanto, os tremores podem se tornar anormais se ocorrerem certos sintomas incomuns. Aqui estão alguns sinais ou sintomas que você precisa estar atento:

  • Piora com o tempo.
  • Partes do corpo ainda tremem mesmo em estado de repouso ou imobilidade.
  • Afeta suas atividades diárias, como dificuldade para escrever, beber de um copo ou usar utensílios, andar e assim por diante.
  • Ocorre em mais de uma parte do corpo. Por exemplo, com as mãos e, em seguida, afetando as pernas, o queixo, os lábios ou outras partes do corpo.
  • Outros sintomas ocorrem junto com o tremor de partes do corpo, como postura curvada, movimento lento, marcha instável ou cambaleante ou outros sinais.

Se você tiver algum dos sinais ou sintomas acima de tremor incomum, deve consultar um médico imediatamente. Essa condição pode ser um sinal de que você tem um distúrbio ou outra doença, como mal de Parkinson, esclerose múltipla e outros.

Posteriormente, o médico diagnosticará a causa de seus tremores para determinar o tratamento adequado. Já para fazer o diagnóstico, o médico pedirá a história clínica e fará um exame físico e vários exames.

Os testes podem variar e geralmente são feitos para descartar outras condições que podem estar causando os sintomas. Vários exames podem ser realizados, incluindo exames de sangue, exames de urina, eletromiografia, exames de imagem (tomografia computadorizada, ressonância magnética ou raio-X) ou outros exames. Sempre consulte um médico para o tratamento adequado de acordo com sua condição.