O DIU, também conhecido como contracepção em espiral, é um dos anticoncepcionais que comprovadamente são 99% eficazes na prevenção da gravidez. Existem dois tipos de planejamento familiar em espiral: hormonal e não hormonal. Bem, este anticoncepcional é inserido no útero através da vagina. Porém, você sabe como instalar o KB em espiral? Antes de decidir usá-lo, você deve saber com antecedência como é o seguinte processo de instalação do DIU.
As etapas para inserir o DIU no médico
Se você quiser fazer uma inserção de DIU, é uma boa ideia descobrir como inserir o KB espiral primeiro.
Para ser mais claro, considere o seguinte processo de inserção do DIU:
1. Preparação antes da inserção do DIU
Antes de inserir o DIU, o médico ou médico prescreverá analgésicos como o ibuprofeno uma hora antes.
Isso pode ajudar a reduzir a dor, como cólicas ou outro desconforto que pode ocorrer quando o DIU é inserido.
A razão é que, ao lançar a Paternidade planejada, a maioria das pessoas sentirá cólicas estomacais ou dor ao inserir o DIU.
Na verdade, a dor que você sente pode ser muito, muito dolorosa. No entanto, você não precisa se preocupar porque a dor pode durar apenas 1-2 minutos.
Além disso, você também precisa perguntar ao médico se existe ou não um estoque de absorventes higiênicos. Você também pode trazer de casa.
Isso é feito para ajudá-lo se houver sangramento após a inserção do DIU.
Enquanto aguarda o cronograma de instalação, o médico explicará com antecedência as etapas do procedimento e responderá a quaisquer dúvidas que você possa ter sobre o processo.
Quando você já está na sala de ação
O seu médico pode pedir um teste de gravidez se você não estiver menstruada.
Isso é para garantir que você não fique grávida em um futuro próximo.
Em seguida, o médico ou oficial médico fará um exame bimanual.
Você faz isso inserindo dois dedos na vagina e colocando a outra mão na barriga para determinar a posição, o tamanho e o movimento do útero.
Dessa forma, o médico saberá do estado do seu útero e poderá descobrir se há uma infecção no útero.
O processo de estabilização e medição do canal uterino
Além disso, a maneira como o médico faz ao instalar o KB espiral é abrir a vagina usando uma ferramenta chamada espéculo.
Esta ferramenta é inserida na vagina para que ela fique totalmente aberta. A vagina será então limpa com uma solução anti-séptica para prevenir infecções.
O processo é continuado com a injeção de um anestésico local no colo do útero (colo do útero) para reduzir a dor enquanto o tenáculo (estabilizador cervical) é colocado.
Então, um dispositivo estéril chamado som uterino ou um aspirador endometrial também será inserido para medir a profundidade do útero.
Esse processo é feito para garantir que o DIU possa ser inserido a uma profundidade de 6 a 9 centímetros (cm). Se a profundidade do útero for inferior a 6 cm, o DIU não deve ser inserido.
Processo de medição uterina
Pouco antes de o DIU ser inserido, o médico medirá primeiro o seu útero.
Este processo é feito inserindo uma ferramenta chamada som uterino para medir o comprimento e a direção do canal cervical e do útero.
Esse processo é realizado com o objetivo de evitar o risco de orifício no útero devido à inserção do DIU.
Normalmente, essa condição pode ocorrer quando o método anticoncepcional espiral é incorreto. Durante este processo, o médico evitará o contato direto com a vagina.
A ferramenta utilizada para a medição tem uma ponta arredondada, pelo que existe a possibilidade de um furo devido ao facto desta ferramenta ser pequena.
2. Processo de inserção do DIU
Uma vez que a profundidade do útero é conhecida, som uterino será emitido. O médico ou oficial médico preparará um DIU com o braço dobrado.
Em seguida, o DIU será inserido no insersor especificamente na forma de um tubo que é inserido através da vagina.
Assim que atingir a profundidade adequada do útero, o DIU será empurrado para fora do tubo. O braço dobrado do DIU retornará à sua direção original para formar um T.
Depois disso, o insersor, o tenáculo e o espéculo serão removidos da vagina.
A inserção do DIU, na verdade, leva apenas alguns minutos, é simples e indolor. Você pode sentir alguns sintomas de efeitos colaterais, como vômitos e desmaios.
No entanto, isso não durará para sempre e não exigirá que você remova o DIU imediatamente.
Os efeitos colaterais da inserção do DIU não afetarão a eficácia deste anticoncepcional.
Normalmente, as mulheres que apresentam efeitos colaterais com a inserção do DIU apresentam as seguintes condições:
- Nunca estive grávida.
- Só estive grávida uma ou duas vezes.
- O intervalo entre sua primeira gravidez e o uso de um DIU é bastante longo.
3. Após a inserção bem-sucedida do DIU
Quando o método anticoncepcional espiral tiver sido executado com sucesso, o tubo, o tenáculo e o espéculo devem ser removidos da vagina.
Apenas o KB espiral está nele. Este anticoncepcional em espiral é equipado com um fio fino que o médico permite pendurar do colo do útero à vagina.
Normalmente, esta linha será cortada e restarão apenas 1-2 polegadas. Você pode não conseguir ver esses fios de fora da vagina.
Porém, se você inserir um dedo na vagina, sentirá a presença do fio. Isso será feito para verificar se os fios do DIU ainda estão no lugar.
Ao colocar um DIU, certifique-se também de saber qual marca de DIU o médico está usando.
O médico fornecerá um cartão de explicação contendo as várias informações de que você precisa.
Se o médico não fornecer o cartão de informações, você pode registrar todas as explicações dadas pelo médico diretamente ao instalar a contracepção espiral.
Desconforto que pode ser sentido após a inserção do DIU
Na verdade, nem todas as mulheres sentirão desconforto depois que o DIU for concluído.
No entanto, você também não pode prever se definitivamente não sentirá dor ou desconforto após a instalação desse KB em espiral.
Portanto, seria aconselhável se você estivesse acompanhado ou acompanhado por familiares ou amigos ao instalar o KB em espiral.
Pelo menos, alguém pode te levar para casa após a instalação desse anticoncepcional. O motivo é que você pode achar difícil voltar para sua casa sozinho.
Mas, novamente, você não precisa se preocupar se sentir desconforto. O motivo é que as cólicas ou dores que você sente após a instalação da contracepção em espiral são apenas temporárias.