Quais são os benefícios da aromaterapia para a saúde corporal? : Usos, efeitos colaterais, interações |

Hoje, a aromaterapia é amplamente utilizada como um tratamento alternativo para várias condições de saúde. Começando por estresse, problemas digestivos, insônia, depressão e outros. Não é à toa que está ficando mais fácil encontrar vários produtos de aromaterapia considerados benéficos para o corpo. É verdade que a aromaterapia oferece muitos benefícios para você? Descubra a resposta abaixo.

Na verdade, o que se entende por aromaterapia?

A aromaterapia é uma forma de utilizar óleos naturais extraídos de plantas com o objetivo de melhorar a saúde física e psicológica. Os óleos usados ​​são óleos essenciais feitos de várias plantas medicinais, flores, ervas, raízes, frutas e árvores que crescem em todo o mundo. De acordo com vários estudos, vários tipos de óleos essenciais demonstraram ter um efeito positivo na melhoria da condição física e emocional de uma pessoa.

Por mais de 5000 anos, a aromaterapia é considerada confiável entre as culturas em todo o mundo. Acredita-se que a aromaterapia é um curandeiro natural que pode funcionar como antibacteriano, antiinflamatório, além de proporcionar um efeito anti-doloroso.

Os óleos essenciais podem ser usados ​​para aromaterapia de várias maneiras. Entre outros, são os seguintes.

  • Usar difusor convertendo óleos essenciais em vapor perfumado
  • Inalar o óleo pelo nariz diretamente através da roupa ou de uma garrafa
  • Faça massagem terapêutica usando óleos essenciais
  • Mergulhe em água misturada com óleos essenciais
  • Aplique óleos essenciais diretamente na pele

Benefícios da aromaterapia para o corpo e a mente

1. Relaxamento

Muitos estudos demonstraram que os óleos essenciais usados ​​na aromaterapia, como o óleo de lavanda e de camomila, podem acalmá-lo quando você está se sentindo ansioso ou estressado.

Acredita-se que o aroma da lavanda tenha um efeito relaxante e controle o sistema nervoso simpático, que é o sistema nervoso responsável pela resposta ao estresse lutar ou fugir (lutar ou fugir) e sintomas físicos, como mãos suadas ou coração disparado.

2. Melhorar a qualidade do sono

Uma vez que os óleos de aromaterapia ajudam as pessoas a reduzir o estresse, acredita-se que a aromaterapiaTambém ajuda a pessoa a dormir mais profundamente. Uma pessoa com insônia, ansiedade ou síndrome das pernas inquietas e coceira noturna frequente pode usar a aromaterapia para ajudá-la a dormir.

Óleos essenciais em aromaterapiausado pode ser óleo de lavanda. Tente ligá-lo difusor cerca de uma hora antes de ir para a cama com óleo de lavanda ou qualquer outro óleo de sua escolha.

3. Tratamento de problemas respiratórios

Alguns óleos de aromaterapia têm anti-sépticos que podem ajudar a limpar o ar de bactérias, germes e mofo. Esses organismos interferem na respiração, como bloqueios, tosse ou espirros.

O óleo da árvore do chá é considerado ter propriedades anti-sépticas e antimicrobianas, enquanto o óleo de eucalipto é considerado para aliviar a respiração durante resfriados.

4. Alivia a dor e a inflamação

Para aliviar a dor ou tensão muscular, dores nas articulações, tecidos inflamados ou dores de cabeça, você pode usar os benefícios da aromaterapia para reduzir essas queixas.

Os óleos de aromaterapia comumente usados ​​são gengibre, cúrcuma e laranja para aliviar a dor nas articulações. Então, para dores de cabeça, você pode usar o perfume de folhas de hortelã, hortelã, e Alecrim.

5. Bom para a digestão e reduz as náuseas

Óleo de aromaterapiacomo gengibre, cúrcuma, uvas, folhas de hortelã, limão, camomila e eucalipto podem ajudar a superar doenças de ácido estomacal, náuseas, enjoo matinal (náuseas durante a gravidez) ou cólicas estomacais durante a TPM.

de acordo com Journal of Basic Physiology and Pharmacology Em 2015, verificou-se que os óleos essenciais de cúrcuma e gengibre são amplamente utilizados nos países asiáticos como remédios tradicionais e ingredientes alimentares, devido às suas propriedades de proteção do estômago. Ambos os óleos têm um alto teor de antioxidantes, que se acredita reduzir a necrose, a erosão e o sangramento na parede do estômago, o que reduz significativamente a dor abdominal.