Os ovos são um dos alimentos mais saudáveis e ricos em proteínas. Geralmente, os ovos podem ser consumidos até seis vezes por semana. No entanto, você pode ficar com medo se tiver que comer muitos ovos porque, além da proteína, a gema do ovo também contém colesterol alto. Então, para pessoas com colesterol alto, quantos ovos podem ser consumidos? Confira a seguinte explicação.
O conteúdo de colesterol nos ovos
Como mencionado anteriormente, os ovos têm um nível bastante alto de colesterol, especialmente na gema. Portanto, embora os ovos também contenham outros nutrientes que são bons para a saúde do corpo, as pessoas com colesterol alto não são aconselhadas a consumi-los em excesso.
Geralmente, um ovo grande contém 185 miligramas (mg) de colesterol. Se consumidos em excesso, os ovos podem ser a causa do colesterol alto. No entanto, considerando o conteúdo de outros nutrientes necessários ao corpo, você ainda tem permissão para consumi-los.
Em essência, você não precisa ter medo do teor de colesterol de um ovo inteiro. A razão, você deve entender que o colesterol também é produzido naturalmente pelo fígado. Portanto, se você não ingerir colesterol suficiente, o corpo continuará a aumentar a produção de colesterol automaticamente.
Contanto que você mantenha uma dieta saudável e pratique um estilo de vida saudável e equilibrado, comer ovos inteiros é certamente melhor porque o corpo obterá uma nutrição mais completa do que se você comer apenas clara de ovo.
O motivo pelo qual as gemas são tão temidas por muitas pessoas é o fato de os ovos serem freqüentemente encontrados na dieta diária. Na verdade, contanto que você os coma dentro de limites razoáveis, os ovos não têm um impacto muito significativo nos níveis de colesterol no corpo.
Quanto consumo de ovo para pessoas com colesterol alto?
Visto que os ovos são um dos alimentos incluídos na dieta para manter a saúde do coração, os ovos não são inteiramente ruins. De acordo com a Harvard Health, para manter os níveis normais de colesterol e a saúde do coração, você pode comer um ovo por dia.
Comer um ovo não aumenta o risco de desenvolver várias doenças cardíacas, incluindo ataques cardíacos, derrames e várias outras doenças cardíacas. Além disso, o conteúdo de outros nutrientes contidos nos ovos não pode ser ignorado.
Mas lembre-se de que isso só é permitido para pessoas saudáveis e sem histórico médico relacionado a colesterol ou doenças cardíacas.
Para as pessoas com colesterol alto que desejam comer ovos, é melhor multiplicar o consumo das claras em vez das gemas. Em seguida, multiplique os alimentos que são bons para o colesterol. Por exemplo, frutas que reduzem o colesterol, vegetais verdes e nozes.
A razão é que o colesterol e a gordura saturada estão localizados na gema do ovo, enquanto a clara do ovo é segura para pessoas com colesterol alto. Enquanto isso, se você realmente deseja comer gema de ovo, pelo menos limite o consumo de gema de ovo para pessoas com colesterol alto a quatro gemas por semana.
No entanto, é claro, evite, tanto quanto possível, consumir gemas de ovo se você tiver colesterol alto para ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL no sangue. Aqui estão os detalhes das recomendações para comer ovos às quais você deve prestar atenção.
- Se você é saudável e não tem histórico de nenhuma doença, o nível de colesterol que pode ser consumido em um dia não passa de 300 mg.
- Se você tem diabetes, doença cardíaca ou níveis elevados de colesterol, só pode consumir no máximo 200 mg de colesterol por dia.
Também preste atenção em como cozinhar e processar ovos
Se você já entende a quantidade de ovos e gemas que são boas para pessoas com colesterol alto, agora também precisa se preocupar em como cozinhar bem os ovos. O problema é que nem todos os métodos de cozimento são saudáveis.
Existem também métodos ou formas de cozinhar que realmente aumentam os níveis de colesterol dos ovos. Um deles é quando os ovos são cozidos na fritura. Por que ovos fritos não são bons para pessoas com colesterol alto?
Tente se lembrar de como você processa os ovos todos os dias? Se você está sempre fritando, fazendo omelete ou ovos fritos, deve usar óleo ou margarina como ingrediente para fritar. Bem, isso pode fazer com que seus níveis de colesterol aumentem.
Ao fritar ovos, o óleo que você usa para cozinhá-los aumentará a quantidade de colesterol que já está nos ovos. Ou seja, o colesterol que você consome também aumenta. O óleo e a margarina contêm gordura saturada que, se consumida em grandes quantidades, aumenta o colesterol do corpo. Então, não culpe os ovos que você come, ok?
A partir de agora, deve-se processar melhor os ovos, como cozidos ou outros métodos que não utilizem óleo e margarina. Além disso, ao comer ovos, evite adicionar sal para manter os níveis de sódio no sangue seguros.