Não são poucas as pessoas que ignoram os sintomas de dor de estômago que não passa. Na verdade, dores de estômago prolongadas podem ser um sinal de outros problemas de saúde mais sérios.
Causas de dor abdominal persistente e seus sintomas
Dor abdominal prolongada em termos médicos conhecida como dor abdominal crônica é uma condição de dor repetida e dura três meses ou mais.
Os distúrbios do sistema digestivo geralmente são acompanhados por vários sintomas, como diarreia, prisão de ventre, sensação de saciedade após algumas mordidas e flatulência.
As causas comuns dessa dor abdominal prolongada são a síndrome do intestino irritável (SII), intolerância à lactose ou gastroparesia.
No entanto, essa condição também pode ser causada por outros problemas digestivos com diferentes sintomas associados.
1. Dor abdominal acompanhada por dor extrema e repentina
Se você sentir dor abdominal com uma dor muito extrema e repentina, não deve subestimá-la. A marca registrada dessa condição é uma sensação de dor aguda, pressão abdominal e falta de ar.
As causas mais prováveis para essa dor abdominal persistente são cálculos renais ou biliares.
A apendicite também pode ser uma causa. Se for devido à apendicite, a dor abdominal que você sente geralmente piora com o tempo e não melhora.
2. Dor abdominal acompanhada de náuseas e vômitos
Náuseas e vômitos são sintomas comuns se você tiver dor de estômago. No entanto, nunca ignore os sintomas que acompanham essa dor de estômago.
Essa condição pode ocorrer devido à gripe estomacal (gastroenterite), que é uma inflamação do trato digestivo devido a uma infecção viral, bacteriana ou parasitária.
Náuseas e vômitos acompanhados de diarreia também são possíveis sintomas de intoxicação alimentar. Geralmente, esses sintomas de dor abdominal duram dois dias antes de você se recuperar.
3. Dor abdominal acompanhada de perda de peso
Você deve suspeitar se tiver perdido muito peso e tiver uma dor de estômago que não passa. Essa perda de peso precisa ser avaliada por um médico para descobrir a causa.
Essa condição pode ser um sinal de problemas de saúde, como pancreatite crônica (inflamação do pâncreas), doença de Crohn e risco de câncer no trato digestivo.
4. Dor abdominal com febre
Não subestime a dor abdominal crônica acompanhada de alta temperatura corporal. Uma pessoa tem febre quando a temperatura corporal é superior a 38 graus Celsius.
Isso pode indicar que você tem uma infecção por vírus ou bactéria. Se você sentir dor abdominal e febre, consulte o seu médico imediatamente.
5. Dor abdominal acompanhada de fezes com sangue
Se sentir dor abdominal persistente e fezes com sangue, deve contactar o seu médico imediatamente. O sangue nas fezes nem sempre é vermelho, mas pode ser escuro e preto.
Fezes pretas geralmente indicam sangramento do sistema digestivo superior, como o estômago. Mesmo assim, as fezes pretas também podem ser causadas pelos efeitos do consumo de certos alimentos e medicamentos.
O sangramento gastrointestinal pode ocorrer devido a uma série de condições, como sangramento de úlceras estomacais, colite (colite), hemorróidas (hemorróidas), diverticulose e câncer gastrointestinal.
Como lidar com a dor crônica de estômago antes de ir ao médico
Antes de ir à consulta médica, você pode aliviar dores de estômago crônicas fazendo as seguintes coisas.
- Beba bastante água, pois a desidratação pode dificultar a digestão, aumentando o risco de dores de estômago.
- Consumir gengibre, que contém compostos de gengibre e shogaol, para ajudar nas dores de estômago, nas náuseas e na aceleração das contrações.
- Beba uma xícara de chá de camomila ou hortelã-pimenta, que tem efeitos antiinflamatórios para ajudar a acalmar os músculos do estômago.
- Evite refrigerantes que contêm gás carbônico e açúcar, que podem fazer seu estômago inchar.
- Limite as bebidas com cafeína, como o café, pois são diuréticos e podem causar desconforto estomacal.
- Evite consumir chocolate que contenha cafeína e teobromina, que podem exacerbar dores de estômago.
- Tome um banho quente ou use uma bolsa térmica ( almofada de aquecimento ), que pode ajudar a relaxar os músculos tensos e a aliviar a indigestão.
Quando você sentir dor abdominal prolongada, consulte imediatamente um gastroenterologista para obter o diagnóstico correto.
No entanto, a maioria das pessoas ainda subestima essa condição. Na verdade, atrasar uma visita ao médico pode ter um impacto pior em sua própria saúde.
Depois de saber qual é o problema, o médico iniciará o tratamento incluindo medicamentos, procedimentos médicos, para ajustar a dieta e o estilo de vida.