Dicas importantes para manter a saúde da bexiga

Todos os dias você pode urinar, nada mais é do que o trabalho de vários órgãos, incluindo a bexiga, que retém a urina (urina) antes de ser excretada. Se você não cuidar da sua saúde, você pode pegar várias doenças da bexiga.

A bexiga é um órgão oco no sistema excretor humano. Sua função é acomodar o fluido que foi filtrado pelos rins e será excretado na forma de urina. Conforme você envelhece, sua condição muda e sua função diminui.

Portanto, a saúde da bexiga deve ser mantida desde cedo. Na verdade, nem todos os fatores podem ser controlados, mas você ainda tem a oportunidade de mantê-lo com coisas simples que muitas vezes são esquecidas.

Como manter a saúde da bexiga

Como outros órgãos, a função da bexiga também pode ser afetada por certas doenças ou condições. As doenças mais comuns da bexiga incluem infecções bacterianas, cistite e perda do controle da bexiga devido à incontinência urinária ou bexiga hiperativa.

Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a manter sua bexiga saudável.

1. Beba água

Cada vez que você não bebe água suficiente, seu corpo não só fica desidratado, mas também torna a urina mais concentrada e leva à prisão de ventre. Ambas as condições irritam gradualmente a bexiga e provocam a incontinência urinária.

Portanto, certifique-se de beber pelo menos 8 copos de água por dia. Você também pode atender às necessidades de fluidos do corpo tomando sopa ou bebendo suco. Limite o álcool, café, chá e outras bebidas com cafeína, pois a cafeína estimula excessivamente as contrações da bexiga, causando perda de urina.

2. Não segurando a micção

A micção remove as bactérias, por isso é importante manter uma bexiga saudável. Se você segura o xixi com frequência, as bactérias que deveriam ser expelidas podem voltar para a bexiga e causar uma infecção no sistema urinário.

Ao urinar, certifique-se de urinar completamente e não sair mais urina. A urina restante pode desencadear uma infecção do trato urinário. Portanto, evite urinar com pressa para esvaziar completamente a bexiga.

3. Urinar depois do sexo

Depois do sexo, muitas bactérias preenchem a área genital. As bactérias que se acumulam no trato urinário podem se multiplicar e causar uma infecção caracterizada por dor e queimação ao urinar.

Você pode eliminar as bactérias da bexiga urinando regularmente após o sexo. Esta etapa também é útil para prevenir infecções no trato urinário. Depois de urinar, não se esqueça de limpar a área dos órgãos íntimos.

4. Mantenha o peso corporal ideal

Quanto mais você ganha peso, os depósitos de gordura no corpo colocam mais pressão na bexiga. Como resultado, a urina será mais pressionada e dificultará o controle da vontade de urinar.

Essa é a importância de manter um peso corporal ideal a partir de agora. Você faz isso praticando exercícios, comendo mais vegetais e frutas e monitorando seu peso regularmente. Isso não só mantém o corpo em forma, mas também mantém a saúde da bexiga.

5. Não fumar

A cada ano, cerca de 50.000 pessoas são diagnosticadas com câncer de bexiga. Um dos principais fatores neste caso é o tabagismo. Os fumantes têm um risco 2 a 3 vezes maior de câncer de bexiga do que os não fumantes.

Consultando a página Saúde da Urologia, fumar também irrita a bexiga, faz você urinar com mais frequência e piora a incontinência urinária. Então, se você é fumante, deve começar a reduzir esse hábito a partir de agora.

6. Fazer exercícios para os músculos pélvicos

O treinamento da musculatura pélvica é uma das maneiras mais eficazes de manter a saúde da bexiga. Este exercício pode fortalecer os músculos pélvicos que sustentam os órgãos da região, melhorar o controle da bexiga e prevenir a incontinência urinária.

A forma mais popular de exercício para os músculos pélvicos são os exercícios de Kegel. Você pode tentar seguindo estas etapas.

  • Enquanto estiver deitado, contraia os músculos do assoalho pélvico como se estivesse segurando o xixi. Segure esta posição por 5 segundos.
  • Relaxe seus músculos pélvicos por 5 segundos. Repita 4-5 vezes.
  • Se você se acostumar, pode aumentar o tempo para 10 segundos ou mais de acordo com sua capacidade.

7. Limitar alimentos e bebidas que irritam a bexiga

O consumo de certos alimentos e bebidas pode causar irritação da bexiga. Se esse hábito continuar, a irritação pode piorar uma doença existente ou fazer você urinar com mais frequência.

Você não tem que evitá-lo completamente. Basta consumir ocasionalmente e limitar a quantidade para manter a saúde da bexiga. Alimentos e bebidas que precisam ser limitados incluem:

  • Frutas ácidas, como laranjas, limões e abacaxis.
  • Comida apimentada.
  • Produtos à base de tomate.
  • Café, chá e refrigerantes, mesmo aqueles que não contêm cafeína.
  • Bebidas alcoólicas.

8. Limpe os órgãos íntimos adequadamente

Após urinar, limpe sempre o pênis e a vagina de frente para trás. Não limpe na direção oposta porque as bactérias do ânus podem se mover para os órgãos íntimos e causar infecções do trato urinário (ITUs).

As mulheres correm maior risco de infecção porque seu trato urinário é mais curto do que os homens. Isso torna mais fácil para as bactérias das fezes entrarem na vagina. Portanto, certifique-se de limpar sua vagina corretamente.

Ao manter sua bexiga saudável, você ajuda a manter sua função e a reduzir o risco de várias doenças. O segredo é atender às necessidades de água, urinar regularmente e ter um estilo de vida limpo e saudável.