Cascas de ovo podem ser comidas, sabe! Aqui estão 3 benefícios para a saúde corporal

A maioria das pessoas geralmente processa apenas as claras e as gemas dos ovos para consumo. A casca do ovo acaba no fundo da lata de lixo. Mas talvez, depois de ler este artigo, você comece a se interessar em experimentar petiscos de casca de ovo. Você sabe, cascas de ovo são comestíveis?

Claro! Portanto, não jogue fora as cascas de ovo que sobraram de cozinhar seu almoço. Verifique também os vários benefícios das cascas de ovos que são boas para apoiar a saúde do corpo.

O que há em uma casca de ovo?

A textura dura da casca do ovo é feita de carbonato de cálcio, a forma mais comum de cálcio. O próprio cálcio é um dos minerais importantes de que precisamos para que o corpo sempre funcione adequadamente.

Uma casca de ovo contém cerca de 40% de cálcio. Metade dessa casca de ovo sozinha pode atender às necessidades diárias de cálcio dos adultos, que é de 1.000 mg por dia.

Além do cálcio, a casca do ovo também contém outros minerais, incluindo estrôncio, flúor, magnésio, selênio e proteínas. Todos esses nutrientes também desempenham um papel na manutenção da saúde óssea.

Vários benefícios para a saúde de cascas de ovo

1. Atenda às necessidades diárias de cálcio

O conteúdo de cálcio nas cascas dos ovos é absorvido mais rapidamente pelo corpo do que os suplementos de cálcio no mercado. Isso é evidenciado por estudos em ratos e porcos.

Além de manter ossos e dentes fortes, o cálcio também é necessário para ajudar o coração a bombear o sangue por todo o corpo e tornar os batimentos cardíacos mais regulares. O cálcio também atua como um sedativo natural que acalma o sistema nervoso para reduzir a dor, ao mesmo tempo que interrompe o sangramento quando somos feridos.

2. Reduza o risco de osteoporose

A osteoporose é o afinamento dos ossos, o que pode aumentar o risco de fraturas. A osteoporose é comum na velhice, mas seu desenvolvimento pode começar em uma idade jovem. Essa perda óssea geralmente é causada pela falta de ingestão de cálcio na dieta diária. À medida que envelhecemos, os níveis naturais de cálcio também começam a diminuir.

Um estudo conduzido em mulheres na pós-menopausa descobriu que a casca de ovo em pó pode fortalecer os ossos com osteoporose. No corpo, as cascas dos ovos atuam para ligar a vitamina D e o magnésio para aumentar a densidade mineral óssea.

O mesmo estudo também relata que o pó de casca de ovo pode ser mais eficaz na redução do risco de osteoporose do que os suplementos de cálcio.

3. Manter a saúde das articulações

Se você espiar dentro da casca do ovo, encontrará uma fina membrana transparente revestindo as paredes. Você também pode ver isso mais claramente ao descascar um ovo cozido. Essa membrana geralmente está fixada na parte interna da casca do ovo.

Vários estudos demonstraram que os suplementos vitamínicos contendo membranas de casca de ovo podem manter as articulações saudáveis. O motivo é que a membrana da casca do ovo é feita de colágeno, sulfato de condroitina (um constituinte do tecido da cartilagem), glucosamina e outros nutrientes.

O próprio colágeno é relatado como útil para reduzir a dor nas articulações devido à osteoartrite e reumatismo. No entanto, pesquisas adicionais são necessárias para descobrir se os suplementos de casca de ovo são realmente eficazes nesse aspecto.

Como processar para consumo?

Se estiver interessado nos benefícios das cascas de ovos, você mesmo pode processá-las em casa. Primeiro, lave as cascas e ferva-as por alguns minutos para matar as bactérias e substâncias estranhas que aderem (incluindo chumbo, alumínio, cádmio e mercúrio).

Em seguida, amasse ou misture as cascas dos ovos até que se tornem um pó. Certifique-se de moê-lo bem. As bordas afiadas da casca do ovo podem machucar sua garganta ou esôfago se ingeridas inteiras. Você pode adicionar este pó de casca de ovo à sua comida ou misturá-lo com sua bebida.

Uma alternativa mais segura, você pode comprar suplementos de casca de ovo na loja de produtos naturais mais próxima. Ultimamente, o pó da casca do ovo é amplamente processado como suplemento natural de cálcio.