A maioria das pessoas neste mundo deve ter sentido dor de cabeça pelo menos uma vez na vida. Bem, a maioria das pessoas descreve os sintomas de uma dor de cabeça como uma dor latejante em todas as partes da cabeça. Na verdade, porém, há vários outros sinais que você precisa observar, pois podem indicar que uma dor de cabeça é causada por uma condição médica séria. Um exemplo é se a dor não passar mesmo depois de você tomar um remédio para dor de cabeça. Saiba mais sobre os sintomas e sinais de dores de cabeça abaixo!
Sintomas de dor de cabeça comuns
Dor de cabeça é a dor que ocorre em qualquer parte da cabeça. Citado em Medical News Today, as dores de cabeça não se concentram apenas em um ponto específico. A dor pode ocorrer em um lado da cabeça, em ambos os lados da cabeça ao mesmo tempo ou espalhar-se de uma área para outra.
A intensidade da dor pode ser leve, mas também pode ser bastante forte. A dor pode surgir gradual ou repentinamente e pode durar de menos de uma hora a dias. O padrão de dor pode ser latejante, acidentado ou agudo como uma punhalada.
Cada pessoa também pode sentir uma sensação de dor diferente uma da outra.
Algumas pessoas podem sentir a dor como uma pulsação leve que vem e vai de repente, como uma batida ou batida que vem lentamente, a dor é latejante como uma onda que fica cada vez pior ou surge de repente com uma dor aguda como um estrondo. é sério. Outros podem sentir uma dor surda como se pressionassem ou formigamento como se estivessem picados.
Os sintomas de dor de cabeça em geral também podem estar associados a outros sintomas de dor, como:
- Náusea (pode causar vômitos)
- Dor no olho ao olhar para uma luz forte (fotofobia)
- Tonto
- Sensação de aperto na cabeça
- Perda de apetite
- Palidez
- Fadiga
- Maior sensibilidade a ruídos ou odores fortes
As características de uma cefaléia específica de acordo com seu tipo
Além dos sintomas mencionados acima, a experiência de dor de cabeça de cada pessoa geralmente será diferente, dependendo do tipo de dor de cabeça experimentada. Aqui estão os detalhes.
1. Sintomas de dores de cabeça tensionais
Os sintomas de uma cefaleia tensional geralmente começam moderados e pioram progressivamente. Se comparada, a dor é como sentir que alguém está enrolando uma faixa em volta da sua cabeça e lentamente sendo apertada. A dor começa na parte de trás da cabeça e os músculos da parte superior do pescoço ficam tensos.
A dor pode ocorrer apenas uma vez, continuamente ou por dias a partir de 30 minutos ou pode durar até sete dias
Outros sinais de cefaleia tensional são:
- Dor que tende a afetar os dois lados da cabeça.
- A pressão é intensa acima das sobrancelhas.
- Dores de cabeça que acabaram de aparecer à tarde
- A dor aparece esporadicamente, com frequência e até mesmo diariamente.
- É difícil dormir.
- Fadiga.
- Portanto, fique com raiva mais rapidamente.
- É difícil se concentrar.
- A dor é mais intensa em certas áreas, como couro cabeludo, têmporas, nuca e pode ser sentida até os ombros.
- Dor muscular.
2. Sintomas de enxaqueca
A enxaqueca pode causar dores de cabeça ou latejantes, mas sentidas apenas em um lado da cabeça e geralmente na parte frontal ou lateral. A dor também pode afetar o rosto ou o pescoço.
Não apenas isso. Sintomas ou características comuns da enxaqueca também podem incluir:
- Vômito nauseante.
- Sensível a odores fortes, luz brilhante ou ofuscante e ruído.
- Pescoço rígido e tenso.
- A visão está embaçada.
- Sensação latejante que piora na cabeça quando você se move.
3. Sintomas de cefaleia em salvas
Cefaléias unilaterais ou cefaléias em salvas podem ocorrer em dias consecutivos por um período de uma semana ou mais. Em um período, a dor pode surgir uma a duas vezes ao dia. Essas dores de cabeça também ocorrem ao mesmo tempo e costumam ocorrer no meio da noite.
Outros sintomas comuns de cefaléia em salvas são:
- A dor é bastante intensa e geralmente ao redor de um dos olhos.
- Dor que dura de 30 a 90 minutos.
- Os olhos ficam vermelhos e lacrimejantes.
- Dor excruciante ou sensibilidade que se irradia para outras áreas, como rosto, cabeça e pescoço.
- Sentindo-se inquieto.
- Suor na testa ou rosto onde dói.
- A cor da pele torna-se pálida e avermelhada.
- Há inchaço ao redor da área dos olhos.
Pode haver sinais e sintomas não listados acima. Se você tiver dúvidas sobre um sintoma específico, consulte seu médico.
Os sintomas de dor de cabeça são um sinal de perigo
Embora as dores de cabeça sejam comuns, você deve ter cuidado se sentir algum sintoma incomum que o acompanhe. Da mesma forma, se você tomou remédio para dor de cabeça, mas a dor não desaparece após mais de 24 horas. Isso pode ser porque você não é adequado para o medicamento ou pode ser um sinal de outra doença mais perigosa.
Citando o Medline Plus, distinguindo dores de cabeça comuns e sinais de condições perigosas podem ser vistos a partir das características que o acompanham.
Se sentir qualquer um dos seguintes sintomas de dor de cabeça, você deve procurar atendimento médico imediatamente.
1. Dor de cabeça acompanhada de dificuldade para falar e dormência
Fortes dores de cabeça seguidas de distúrbios de linguagem, como fala arrastada, dificuldade em formar frases, confusão, dificuldade de raciocínio e dificuldade de entender as palavras de outras pessoas podem indicar sintomas de derrame.
Especialmente se surgirem sintomas associados, nomeadamente dificuldade em mover membros e uma sensação de formigueiro ou dormência. Apresse-se para o hospital porque um AVC tardio para ser tratado corre o risco de causar a morte.
2. Dor de cabeça com distúrbio visual
Dores de cabeça acompanhadas por distúrbios visuais, como visão turva, fantasma ou embaçada, disse o dr. Emad Estemalik, da Cleveland Clinic Lerner College of Medicine, nos Estados Unidos (EUA), pode ser um sintoma sério de enxaqueca.
Também preste atenção a outros sintomas, como fraqueza e formigamento.
3. Dor de cabeça acompanhada de febre e rigidez do pescoço
Tenha cuidado se você tiver uma dor de cabeça seguida de febre e torcicolo. Não ignore e procure ajuda médica imediatamente.
Uma dor de cabeça com febre e torcicolo é provavelmente um sintoma de inflamação do cérebro (encefalite) ou inflamação do revestimento do cérebro (meningite). Essas duas doenças podem ser fatais se não forem tratadas rapidamente.
5. Dor de cabeça acompanhada por náuseas, vômitos e sensibilidade à luz ou som
Em alguns casos, uma leve enxaqueca pode ser acompanhada por sintomas de náuseas, vômitos e sensibilidade à luz ou som. No entanto, outros problemas médicos, como vertigem e concussão, também podem causar esses sintomas.
6. As dores de cabeça aparecem repentinamente e são muito dolorosas
Fique atento a sinais de uma dor de cabeça perigosa se, de repente, você tiver uma dor de cabeça muito forte e insuportável. É melhor procurar serviços de saúde de emergência imediatamente. Especialmente se você nunca experimentou esse tipo de dor de cabeça antes.
De acordo com um neurologista do Hartford HealthCare Headache Center nos EUA, dr. Brian Grosberg, geralmente esse tipo de dor de cabeça parece que você foi atingido na cabeça e a dor só piora em questão de minutos.
7. Dor de cabeça após certas atividades
Na verdade, existem certos tipos de dores de cabeça que aparecem depois que você faz certas coisas. Por exemplo, depois de tossir, depois de fazer exercícios ou mesmo depois de fazer sexo. Isso significa que você tem um problema de saúde específico que o está causando. Você deve consultar um médico imediatamente, porque isso é incluído como um sinal de uma dor de cabeça perigosa.
8. A dor de cabeça piora ao mudar de posição
Preste atenção, as dores de cabeça que atacam se tornam mais insuportáveis se você mudar de posição? Por exemplo, se você se abaixar, se levantar ou sentar.
Uma dor de cabeça que piora toda vez que seu corpo muda de posição pode ser um sintoma de vazamento de líquido cefalorraquidiano no cérebro. Essas condições incluem sinais de uma dor de cabeça perigosa que precisa ser verificada por um médico imediatamente.
Você deve verificar imediatamente com seu médico quaisquer sintomas de dor de cabeça que esteja experimentando, para que possa obter o melhor tratamento.