Aqueles de vocês que foram atacados por vertigem devem ter memorizado a sensação. Sua cabeça está muito tonta, como se o mundo estivesse girando ao seu redor. Como resultado, você não consegue trabalhar e realizar atividades normalmente. No entanto, descansar também é difícil porque é muito desconfortável. Essa sensação pode durar minutos, horas, até dias.
A própria vertigem é uma condição que surge devido a várias coisas. Em algumas pessoas, a vertigem é causada por uma infecção viral ou bacteriana que ataca o ouvido interno, causando inflamação. No entanto, em outros casos, a vertigem aparece devido a doenças como: Meniere, vertigem posicional paroxística benigna (VPPB), esclerose múltipla, tumores, acidente vascular cerebral e hemorragia cerebral. Além disso, a vertigem também pode ser desencadeada por lesões no pescoço ou na cabeça, enjôo e medicamentos que têm efeitos colaterais nos ouvidos e enxaquecas. No entanto, esses casos são raros. Normalmente, a vertigem passa por si mesma depois de um tempo, à medida que o cérebro começa a se ajustar às mudanças que ocorrem no ouvido interno. Em alguns casos, você pode precisar de tratamento e cuidados profissionais. O médico prescreverá antibióticos e medicamentos para aliviar náuseas e tonturas.
Vários sintomas de vertigem
Para cada pessoa, os sinais de vertigem que aparecem podem variar. Para distinguir entre vertigem e tontura normal, preste atenção aos seguintes sintomas de vertigem. Se os sintomas que aparecem não desaparecem por várias horas ou dias, consulte imediatamente um profissional de saúde.
- Sentir que as coisas ao seu redor estão girando ou como se ele estivesse andando e mudando de lugar, embora não esteja se movendo
- Não consigo manter o equilíbrio, então é difícil andar e ficar de pé
- Náusea, que às vezes é acompanhada de vômito devido à tontura
- Movimentos não naturais dos olhos, por exemplo, da esquerda para a direita ou de cima para baixo rapidamente
- Suor frio
- Zumbido nas orelhas
- Distúrbios da audição
- Visão prejudicada, por exemplo, objetos vistos como se fossem duplicados
- Diminuição do nível de consciência
Vários temperos para aliviar a vertigem
Mesmo que você tenha tomado medicamentos com seu médico, às vezes os sintomas de vertigem são tão fortes que você precisa de outra ajuda. Não se preocupe, você pode aliviar as crises de vertigem com ingredientes simples e naturais que você encontra na cozinha. Verifique as informações a seguir para descobrir quais especiarias podem salvá-lo de ataques de vertigem.
1. Gengibre
O gengibre é conhecido há muito tempo como um poderoso remédio para náuseas, vômitos e tonturas. Além disso, o gengibre também pode melhorar a circulação sanguínea para que o cérebro obtenha um suprimento de oxigênio do sangue. Se a vertigem voltar devido a uma infecção viral ou bacteriana, a função antiinflamatória do gengibre pode ajudá-lo mais rapidamente. Para aliviar a vertigem com gengibre, faça uma infusão de raiz de gengibre ou gengibre em pó com água morna ou chá. Você também pode adicionar um pouco de folhas de hortelã à mistura para aliviar a náusea. Além de tratar a inflamação, beber água com gengibre pode prevenir a desidratação, que pode exacerbar os sintomas de vertigem que o atacam. Devido à sua versatilidade, você pode usar o gengibre como condimento para vegetais, sopas e outros pratos, se o sabor do gengibre for muito forte para o seu paladar.
2. Gingko biloba
Os especialistas concordam que o ginkgo biloba, uma planta amplamente cultivada em países asiáticos, pode ajudar a aliviar a vertigem. O Ginkgo biloba é capaz de desencadear a circulação sanguínea na cabeça, no cérebro e no ouvido interno. Além disso, essa planta milenar que pode viver por centenas de anos é rica em antioxidantes que são úteis para prevenir danos às células cerebrais e aos nervos. Pessoas com vertigem podem tirar proveito das folhas secas de ginkgo biloba, misturando-as com folhas de chá em água morna. Além de usar as folhas, você também pode misturar sementes maduras de ginkgo biloba em pratos como mingau e vegetais salteados como condimento natural. Atualmente, também existem muitos suplementos de extrato de ginkgo biloba vendidos em farmácias, mas você deve ter cuidado e consultar seu médico primeiro, porque os suplementos vendidos contêm produtos químicos que correm o risco de certos efeitos colaterais.
3. Pimenta vermelha
Pimenta vermelha (também conhecida como Pimenta-caiena ) tornou-se recentemente uma das especiarias populares entre os amantes de um estilo de vida saudável. Aparentemente, a pimenta vermelha também é boa para quem sofre de vertigem. Esta especiaria, que geralmente está disponível na forma de pó, é rica em capsaicina, que é capaz de equilibrar as plaquetas sanguíneas (plaquetas) e melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro e o ouvido interno. A capsaicina também é eficaz para aliviar as dores de cabeça que são sentidas quando a vertigem reaparece. Você pode usar pimenta vermelha como tempero para cozinhar ou uma mistura de bebidas com água de limão.
4. Coentro
As sementes de coentro são uma das especiarias mais comuns na Indonésia. A razão é que esse tempero para cozinhar é muito fácil de encontrar no mercado ou supermercado e seus usos são muito diversos. Quem diria, você também pode usar sementes de coentro para aliviar a vertigem. O coentro funciona como um antiinflamatório para combater infecções virais ou bacterianas que causam vertigem. Além disso, o coentro também é rico em ferro, que pode ajudar a aumentar e melhorar a circulação sanguínea no corpo.
5. Folhas de manjericão
O manjericão é uma planta cujas folhas são frequentemente utilizadas como condimento alimentar devido ao seu aroma forte. Os especialistas acreditam que essa planta, amplamente cultivada na Índia e em outros países asiáticos, ajudará quem sofre de vertigem a controlar seus sintomas porque as folhas de manjericão têm propriedades antibacterianas e antiinflamatórias. Além disso, as folhas de manjericão também podem reduzir a sensação de rotação da cabeça, mantendo a saúde dos vasos sanguíneos.