11 etapas para manter a saúde bucal e dentária •

Aftas, gengivas inchadas, mau hálito ou cáries são alguns exemplos de problemas de saúde bucal e dental. A má saúde bucal e dentária pode levar a várias complicações de doenças perigosas. Então, como manter uma boa saúde bucal e dentária?

Hábitos diários para manter dentes e boca saudáveis

As bactérias presentes na boca, que podem ser prejudiciais, são conhecidas como microbioma oral. Essas bactérias vivem na área das bochechas, língua, palato, amígdalas e gengivas. Se o ambiente bucal for muito ácido, úmido e sujo, as bactérias causadoras de doenças podem se desenvolver.

Não apenas na boca, as bactérias podem entrar na corrente sanguínea de modo que podem se mover para o coração, intestinos e cérebro. Uma das bactérias nocivas que podem causar inflamação no corpo é Porphyromonas gingivalis (Pg) que inclui bactérias que causam problemas gengivais.

Um estudo realizado pela Faculdade de Medicina Universidade de Louisville mostraram que a quantidade de Pg no cérebro de pessoas com Alzheimer era maior do que no cérebro de pessoas saudáveis. Isso sugere que o microbioma oral pode viajar para o cérebro e causar infecção.

Portanto, você deve sempre manter os dentes e a boca saudáveis ​​por meio de hábitos diários.

1. Não escove os dentes com muita força

Um dos objetivos da escova de dentes é remover a placa bacteriana. No entanto, se você escovar com muita força, a fricção pode rasgar sua gengiva e corroer o esmalte relativamente fino do dente. Como resultado, seus dentes podem se tornar mais sensíveis.

Além disso, escovar os dentes incorretamente pode fazer com que a placa dentária se acumule e endureça, o que pode causar gengivite (inflamação das gengivas). A escovagem dos dentes deve ser feita suavemente em movimentos circulares e massageie os dentes por cerca de dois minutos.

2. Escove os dentes regularmente

Citado da Mayo Clinic, American Dental Association recomenda escovar os dentes duas vezes ao dia. Porque escovar os dentes é útil para limpar restos de alimentos e placas contendo bactérias.

Citado de The American Dental Association, A seguir está uma técnica de escovação dentária boa e correta.

  1. Tente posicionar a escova de dentes em um ângulo de 45 graus em relação às gengivas
  2. Comece a mover a escova de dentes para frente e para trás lentamente
  3. Limpe o exterior, o interior e a superfície dos dentes para mastigar
  4. Use a ponta da escova para limpar o interior dos dentes da frente

Além de escovar os dentes, você também deve escovar a língua para remover germes ou placa que gruda na língua e manter a saúde dos dentes orais como um todo.

3. Use creme dental com flúor

O flúor é um elemento natural que pode ser encontrado na pasta de dentes.

O flúor é absorvido pelo corpo e usado pelas células que constroem os dentes para fortalecer o esmalte dentário. O flúor também é uma importante defesa contra a cárie dentária, atuando no combate aos germes e fornecendo proteção natural aos dentes.

4. Usando fio dental

Se você não tiver tempo para escovar os dentes após comer, pode prevenir a dor de dente usando fio dental. O fio dental é capaz de limpar partículas e placas que ficam para trás e ainda se acumulam por serem de difícil acesso.

5. Uso de enxaguatório bucal ou gargarejo com solução de sal

Além de expelir o mau hálito, o enxaguatório bucal também pode ser usado para prevenir a dor de dente. O conteúdo do colutório é considerado capaz de controlar o crescimento de bactérias enquanto reduz a placa que ainda está aderida.

Além do gargarejo com enxaguatório bucal, você também pode usar métodos naturais para prevenir a dor de dente, nomeadamente gargarejos regulares com água salgada. A solução desinfetante natural em sal também pode curar feridas e aliviar dores de garganta.

6. Goma de mascar

Acredita-se que mascar chiclete sem açúcar aumenta a saliva na cavidade oral. Este aumento do fluxo salivar ajuda a neutralizar e remover os ácidos produzidos quando os alimentos são decompostos por bactérias na placa dentária.

Quando você masca chiclete, a saliva também pode ajudar a reduzir a placa bacteriana, fortalecer os dentes e prevenir cáries.

7. Não fume

O tabaco pode causar dentes amarelados e lábios pretos. Fumar também pode aumentar o risco de desenvolver doenças gengivais e câncer bucal. Portanto, é uma boa ideia parar de fumar para manter os dentes e a boca saudáveis.

8. Beba mais água

A água é a melhor bebida para sua saúde, incluindo a saúde bucal. Beber água pode ajudar a eliminar alguns dos efeitos negativos dos alimentos e bebidas em seus dentes.

9. Limite o consumo de alimentos doces e azedos

O consumo de alimentos doces não deve ser excessivo. Esses tipos de alimentos são convertidos em ácidos por bactérias em sua boca, que podem corroer o esmalte de seus dentes.

Alimentos açucarados podem produzir ácido que pode causar cáries nos dentes. Para manter os dentes e a boca saudáveis, você não precisa parar completamente de comer açúcar ou alimentos doces, apenas limite a quantidade que consome.

10. Coma alimentos nutritivos

Assim como a água, comer alimentos nutritivos também é bom para os dentes e a boca. Alimentos nutritivos como grãos inteiros, nozes, frutas, vegetais e laticínios podem fornecer os nutrientes de que você precisa.

Um estudo descobriu que as gorduras saudáveis ​​ômega-3 em frutos do mar podem reduzir o risco de inflamação, diminuindo assim o risco de doenças gengivais.

11. Verifique regularmente seus dentes com o médico

Como prevenir dor de dente neste você deve fazer. Embora cada pessoa tenha diferentes condições dentais e orais, é recomendável fazer check-ups dentários regulares a cada 6 meses.

Os exames dentários regulares com o médico podem ajudá-lo a encontrar problemas orais ou dentários antes que seja tarde demais, mantendo a saúde dental e bucal.