Quando um bebê pega um resfriado ou gripe, é natural que os pais entrem em pânico. Não apenas ocupados acalmando um pequenino agitado, os pais também podem estar confusos sobre como encontrar drogas seguras. Além disso, geralmente os bebês podem pegar gripe de oito a dez vezes nos primeiros dois anos de vida. Então, quais são os remédios para resfriado mais eficazes e seguros para crianças e bebês?
Escolha de remédios para resfriado para crianças e bebês de médicos
O resfriado comum é uma infecção causada por um rinovírus que ataca o trato respiratório superior. Bebês e crianças são mais suscetíveis a resfriados porque seus sistemas imunológicos ainda não são perfeitos.
As crianças que pegam um resfriado geralmente não apresentam sintomas nos primeiros 2-3 dias. Novos sintomas de resfriado aparecerão e persistirão por 10-14 dias. No entanto, é possível que as crianças sintam os sintomas antes disso.
Aqui estão alguns medicamentos para resfriado que podem ser administrados a crianças e bebês com certas restrições de idade.
1. Soro fisiológico ou spray nariz
Fonte: Firstcry ParentingA solução salina é uma solução de água salgada usada para umedecer o trato respiratório e amolecer o muco (muco). Depois que o muco amolecer, sugue o líquido do nariz do bebê com um dispositivo de sucção de muco.
Quando usados de maneira adequada, os sprays nasais costumam ser um remédio seguro e eficaz para o resfriado em bebês. Este remédio para resfriado infantil pode ser comprado na drogaria ou farmácia mais próxima sem receita médica. No entanto, certifique-se de que os pais leiam cuidadosamente como usá-lo.
Se você não sabe como usá-lo ou hesita em usá-lo, pergunte diretamente ao seu farmacêutico. Se necessário, você também pode consultar um médico antes de usar um spray nasal.
2. Paracetamol
Febre e dor de cabeça são os sintomas mais comuns de resfriados em bebês e crianças.
Para aliviar a febre em crianças, você pode usar o paracetamol, que está disponível em muitas variantes. Principalmente para bebês e crianças, dê a versão em calda.
A dose de paracetamol geralmente é ajustada de acordo com a idade e o peso da criança, por exemplo:
- Crianças com idade entre 4-5 anos com peso corporal em torno de 16,4-21,7 kg, a dose geral é de 240 mg.
- Crianças com idade entre 6 e 8 anos com peso corporal de cerca de 21,8-27,2 kg, a dose é de 320 mg.
- Crianças com idade entre 9-10 anos com peso corporal de cerca de 27,3-32,6 kg, a dose é de 400 mg.
Dê uma dose de medicamento a cada 4-6 horas, conforme necessário. Não exceda 5 doses em 24 horas. Se usado de acordo com as instruções de uso, o paracetamol raramente causa efeitos colaterais.
O paracetamol é vendido sem receita, sem a necessidade de receita médica. No entanto, é importante entender que O paracetamol só deve ser administrado a bebês com três meses ou mais.
Além disso, preste sempre atenção à dose que será administrada ao seu filho. Muito paracetamol pode causar problemas hepáticos.
Portanto, não dê ao bebê mais do que a dose recomendada pelo médico ou as instruções de uso no rótulo da embalagem.
Em geral, o paracetamol pode ser prejudicial se administrado a:
- Crianças menores de dois meses
- Crianças com problemas de fígado ou rins
- Crianças que tomam remédios para epilepsia
- Crianças que tomam remédios para tuberculose
O paracetamol raramente causa efeitos colaterais quando administrado na dosagem certa. No entanto, esses analgésicos podem reagir negativamente com outros medicamentos.
Portanto, certifique-se de consultar um médico antes de dar ao seu bebê.
3. Ibuprofeno
O ibuprofeno também está incluído na lista de medicamentos para gripe para crianças e bebês. Se usado na dosagem certa, esse medicamento pode ajudar a reduzir os sintomas de febre, coriza e dores no corpo da criança.
Além de aliviar a dor e reduzir a febre, esse medicamento também é capaz de superar a inflamação no corpo.
O ibuprofeno tem diferentes dosagens de acordo com a dosagem. É por isso que os médicos geralmente prescrevem uma dose do medicamento de acordo com a idade da criança.
A dose de ibuprofeno para crianças com constipações e febre é de 10 mg / kg de peso corporal se tiverem mais de 6 meses a 12 anos.
Dê uma dose a cada 6-8 horas, conforme necessário. Discuta mais a fundo com o médico para obter uma dose mais precisa de acordo com a condição da criança.
Infelizmente, Este medicamento para resfriado só deve ser administrado a bebês com seis meses ou mais. Porque o ibuprofeno é um medicamento mais forte que o paracetamol.
O ibuprofeno pode causar efeitos colaterais leves, como dores de estômago, indigestão e azia. Normalmente, os efeitos do ibuprofeno podem ser sentidos 20 a 30 minutos após a ingestão.
Os pais não devem dar este medicamento se o bebê tiver:
- Alergia ao ibuprofeno
- Experimentando varíola
- Ter um histórico de asma
- Problemas de fígado ou rins
Bem como doenças inflamatórias do intestino, como Crohn ou colite ulcerosa.
Evite dar remédio para resfriado descuidadamente em crianças e bebês
De acordo com a Academia Americana de Pediatria (AAP), as crianças podem pegar resfriados de 6 a 8 vezes por ano.
Resfriados precisam ser tratados para que não se arrastem, mas tome cuidado. Na verdade, em bebês, não é necessário dar remédio para resfriado.
De acordo com a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA, remédios para resfriado não são realmente necessários para bebês com dois meses de idade ou menos.
Aqui estão as regras para administrar remédios para resfriado a bebês e crianças.
- Remédios para resfriado de venda livre não são recomendados para crianças menores de 2 anos
- Evite o uso de medicamentos para resfriado que contenham muitas combinações de substâncias, pois existe o risco de overdose quando consumidos por crianças.
- Os pais devem ler atentamente as regras para o uso de remédios para resfriado, especialmente para medicamentos sem prescrição.
- Escolha um remédio para resfriado que seja especificamente indicado para bebês ou crianças.
- Sempre use a colher de remédio fornecida na embalagem do remédio.
- Os medicamentos fitoterápicos nem sempre são seguros para curar o resfriado de uma criança, consulte um médico.
- Consulte um médico imediatamente se a condição do seu filho não melhorar ou até piorar, apesar de tomar a medicação.
Citando a Mayo Clinic, medicamentos para tosse que contenham codeína ou hidrocodona não devem ser usados em crianças menores de 18 anos.
A codeína e a hidrocodona são drogas opióides com potencial para efeitos colaterais graves em crianças.
Até agora, não há evidências que mostrem que esses medicamentos são eficazes no tratamento de resfriados e tosses em crianças e bebês menores de dois meses de idade.
Tenha sempre cuidado antes de dar qualquer tipo de medicamento ao seu filho. Certifique-se de que seu filho se beneficie mais do que os riscos.
Portanto, medicamentos para tosse e resfriado sem receita médica devem ser usados em crianças com 4 anos ou mais com a aprovação de um médico.
Remédio caseiro para resfriados para crianças e bebês
Além dos remédios do médico, há também vários remédios caseiros para resfriados que você pode experimentar em crianças e bebês. Aqui está uma seleção de remédios caseiros para resfriados para bebês, seguros e eficazes.
1. Dê muito leite materno como remédio para resfriado em bebês
O leite materno é o melhor remédio para resfriado para bebês. O leite materno contém anticorpos e outros nutrientes completos que podem estimular o sistema imunológico do seu filho. Inclusive para afastar o vírus da gripe que causa resfriados.
A ingestão adequada de leite materno também ajuda a atender às necessidades nutricionais dos bebês. O preenchimento de nutrientes pode fazer um bebê doente se recuperar rapidamente.
Além disso, como todos sabemos, bebês agitados e chorando geralmente passam mal e não se sentem bem. Ao amamentar, o bebê se sentirá mais aquecido e confortável, pois se sentirá seguro nos braços da mãe.
Às vezes, a dor pode ser tão debilitante que seu filho não tem vontade de mamar. Se for esse o caso, não perca a cabeça para continuar a dar leite materno ao seu bebê.
Você pode bombear o leite materno e armazená-lo em uma mamadeira. Em vez de diretamente do mamilo, chupar de uma mamadeira tende a ser mais fácil.
Se o bebê não quiser mamar de jeito nenhum, você deve levar o seu filho imediatamente ao pediatra.
2. Use um umidificador ou umidificador de ar
Resfriados geralmente dificultam a respiração dos bebês. Para aliviar a respiração novamente, você pode usar um umidificador.
Um umidificador é útil para manter a umidade do ar em casa, para que seu filho possa respirar com mais tranquilidade e liberdade.
Evite colocar o bebê em uma sala com ar-condicionado por um tempo ou até que ele esteja totalmente recuperado.
Isso ocorre porque as temperaturas frias e o ar seco em quartos com ar-condicionado podem exacerbar os sintomas do resfriado, causando coceira na garganta e na garganta e boca seca.
3. Coma mais frutas e vegetais
A ingestão nutricional adequada é um remédio para resfriado para crianças e bebês que os pais devem cumprir. Como sabemos, as crianças doentes geralmente tendem a ter dificuldade para comer e agitação.
Enquanto isso, para se recuperar rapidamente, as crianças precisam de uma alimentação nutricional de acordo com a alimentação infantil adequada.
Frutas e vegetais contêm vitamina A e vitamina C, que atuam como antioxidantes para evitar várias doenças.
Se o bebê tiver 12 meses ou mais, os pais podem dar-lhe laranjas ou mangas que contenham boas vitaminas A e vitamina C para manter seu sistema imunológico para que ele possa se recuperar rapidamente da doença.
4. O mel como remédio para resfriado para crianças
O mel é um dos remédios naturais para resfriados que podem ajudar a aliviar tosses e resfriados em crianças. Acredita-se que as propriedades antimicrobianas do mel ajudam o corpo a combater doenças, incluindo os vírus que causam resfriados.
Contudo, O mel só pode ser dado a crianças com 12 meses ou mais. Dar mel a bebês com menos de 1 ano realmente aumenta o risco de contrair uma infecção de botulismo.
Dê meia colher de chá de mel sempre que seu filho tiver tosse ou resfriado para acelerar a cicatrização. Você também pode dissolver 2 colheres de sopa de mel em um copo de água morna para beber todas as manhãs e à noite.
5. Dê água e comida quente
Se o bebê tiver seis meses ou mais, você pode dar água morna para ajudar a limpar a garganta.
Este remédio natural para resfriado pode ajudar a liberar as vias respiratórias do seu filho. Garantir que seu filho beba bastante água durante a doença também ajuda a evitar que fique desidratado.
Se seu filho não gosta de água, você pode fazer uma xícara de chá quente. Adicione uma colher de chá de mel e um pouco de suco de limão para enriquecer o sabor e ajudar a aliviar a respiração.
No entanto, evite dar mel a crianças com menos de 1 ano.
Além disso, alimentos quentes, como mingaus de cereais, também podem ser um remédio natural para o resfriado para crianças e bebês.
Alimentos quentes são úteis para aliviar dores de garganta, reduzindo a tosse e a irritação devido a coriza em bebês.
6. Dê tapinhas nas costas do bebê
Dar tapinhas leves e suaves nas costas do bebê também pode ser um dos remédios naturais para resfriado. Este método ajuda a limpar o nariz do bebê que está entupido devido a um resfriado.
É fácil. Primeiro, coloque o bebê na coxa em uma posição deitada. Depois disso, dê um tapinha gentil em suas costas.
Se o seu bebê tiver mais de um ano, você pode dar tapinhas nas costas dele quando ele se sentar ou enquanto o segura.
7. Limpe rotineiramente a crosta de ranho do bebê
O muco ou muco vai secar e endurecer ao redor do nariz do bebê. É claro que isso fará com que o bebê se sinta desconfortável e desconfortável porque seu nariz parece estar preso em alguma coisa.
Bem, para contornar isso, você pode ajudar a limpar a crosta ao redor do nariz do bebê usando um cotonete ou algodão umedecido com água morna. Limpe suavemente a área com as crostas.
8. Use travesseiros extras
Posicionar a cabeça do bebê ligeiramente acima do corpo pode ajudar a aliviar a respiração. Isso permite que seu filho durma mais profundamente enquanto dorme.
Certifique-se de não escolher um travesseiro muito alto e duro, pois isso deixará seu filho desconfortável.
9. Tome um banho quente como um remédio para resfriado para crianças
Se você tomou medicamentos, convença a criança resfriada a mergulhar em água morna antes de ir para a cama. Além de reduzir a febre, as crianças podem inalar o vapor quente para diluir o muco na garganta e no nariz. Depois de terminar o banho, o seu filho pode respirar melhor.
Se a criança tiver mais de 6 anos, pode pedir-lhe que inale o vapor de água quente que está acomodado numa bacia.
Quando você deve ir ao médico?
Normalmente, os sintomas do resfriado desaparecem por conta própria em 10 a 14 dias.
Embora não seja uma doença perigosa, um resfriado que não é tratado adequadamente pode ser muito debilitante para o seu filho. Você precisa levá-lo ao médico imediatamente se:
- Com menos de 2 ou 3 meses. Isso ocorre porque os recém-nascidos apresentam alto risco de complicações decorrentes de resfriados.
- Urinando menos que o normal
- Febre acima de 38 graus Celsius
- Criança constantemente agitada
- Reclamando de dor de ouvido
- Olhos injetados de sangue com secreção amarela ou esverdeada
- Difícil de respirar
- Tosse persistente
- Tossir até ter vontade de vomitar
- Muco verde espesso por alguns dias
- Recusar-se a beber leite materno ou dar mamadeira
- Há sangue no catarro
- Difícil de respirar até os lábios ficarem azulados
Normalmente, o médico dará um remédio para resfriado que é adequado para a criança, de modo que sua condição melhore imediatamente.
Tonto depois de se tornar pai?
Junte-se à comunidade de pais e descubra histórias de outros pais. Você não está sozinho!