Crianças, adolescentes e adultos devem ter sentido dores de estômago. Essa condição não só faz você estremecer de dor, mas também dificulta a realização de várias atividades diárias. Verifique o seguinte medicamento para dor de estômago de acordo com a causa.
Escolha de medicação para dor de estômago de acordo com a causa
Dor abdominal geralmente é um sinal de que você precisa evacuar (BAB). Então, a dor de estômago vai embora por conta própria.
Mesmo assim, em alguns casos, a dor de estômago pode durar muito tempo. Principalmente se for um sintoma de um problema médico e você não encontrar o medicamento certo.
Aqui estão vários medicamentos para a dor de estômago que são usados com mais frequência para aliviar a azia e a ardência no estômago, de acordo com a causa.
1. Remédio para azia devido à menstruação
A menstruação costuma causar sintomas desagradáveis, como azia e cólicas.
Essa condição ocorre porque o corpo produz o hormônio prostaglandina, que pode estimular a contração das paredes musculares do útero. O objetivo é eliminar o óvulo que está preso ao útero para ser removido pelo corpo.
Infelizmente, esse processo pode causar uma dor de estômago muito incômoda. Embora não possa ser eliminada, a dor no estômago no primeiro e no segundo dia da menstruação pode ser reduzida. O truque é colocar uma compressa quente em volta do estômago.
Você também pode tomar analgésicos, tente primeiro tomar paracetamol. Se nada mudar, tente ibuprofeno ou aspirina.
Ainda não está funcionando também? Melhor consultar um médico. Normalmente, o médico irá prescrever um analgésico mais forte, como o naproxeno.
2. Remédio para azia devido à constipação
A constipação é uma das doenças digestivas mais comuns. Normalmente, esta doença está sujeita a atacar pessoas que não gostam ou raramente comem frutas e vegetais.
Devido à falta de fibras, as fezes ficam duras e difíceis de passar. Como resultado, o estômago fica com cãibras, cheio e vontade de defecar, mas as fezes não saem.
Para superar isso, você precisa tomar laxantes. Este medicamento pode amolecer as fezes, mantendo o líquido nas fezes para que seja mais fácil de passar.
Os laxantes comumente prescritos são ispagula, metilcelulose e esterculia.
Existem também outros tipos de laxantes que atuam aumentando a quantidade de fluido corporal no estômago. Mais tarde, esse medicamento amolece as fezes para torná-las mais fáceis de passar.
Alguns dos quais estão incluídos no tipo de laxantes osmóticos, nomeadamente lactulose e macrogol.
3. Medicamentos para cólicas estomacais porque o ácido estomacal aumenta
Você sabia que seu estômago produz ácido? Sim, este ácido clorídrico realmente ajuda a quebrar os alimentos e protege os órgãos internos de patógenos, como bactérias que geralmente estão presentes nos alimentos ou bebidas.
Embora proteja o interior do corpo, o ácido do estômago também pode ser prejudicial quando muito dele é produzido.
Como resultado, ocorrerão problemas digestivos. O alimento é empurrado para o esôfago e faz com que o ácido estomacal aumente. Você pode sentir uma sensação de queimação no peito (azia), distensão abdominal, ardência e torção.
Alguns medicamentos para dor de estômago que você pode usar quando o ácido do estômago aumenta incluem:
- Medicamento para tratar flatulência. Medicamentos que podem ajudar a reduzir os gases, por exemplo, simeticone.
- Medicamento para reduzir a produção de ácido. Esses medicamentos podem suprimir a produção de ácido, a saber, bloqueadores do receptor H-2, que são medicamentos de venda livre, como cimetidina, famotidina, nizatidina e ranitidina. Também existem tipos de drogas pInibidor de bomba de roton, como lansoprazole e omeprazol.
4. Medicamento para dor de estômago devido aos músculos do anel do estômago fracos
A produção excessiva de ácido estomacal pode ser causada por vários fatores. Por exemplo, horários irregulares das refeições, escolhas alimentares que aumentam a acidez estomacal ou excesso de peso.
No entanto, também existem aqueles causados pela fraqueza do músculo do anel gástrico (esfíncter). Este músculo move a válvula na garganta para evitar o ácido do estômago. Infelizmente, como esse músculo é tão fraco, costuma causar sintomas de refluxo ácido (DRGE).
Uma das drogas é um gene procinético tipo A, como a metoclopramida. Esses medicamentos podem reduzir a dor de estômago, ajudando a digerir os alimentos mais rapidamente. Isso permite que o ácido do estômago suba em direção à garganta.
5. Drogas estimulantes musculares para defecar mais suavemente
Os movimentos intestinais difíceis não são causados apenas pela prisão de ventre. Essa condição também pode ocorrer devido a contrações musculares fracas. Embora as fezes não sejam duras, os músculos ao redor do ânus devem ser capazes de se contrair adequadamente para que as fezes possam passar suavemente.
Se os músculos estão fracos, você precisa trabalhar muito para evacuar. Normalmente, isso causa estômago cheio e azia.
Para tratar essa condição, você pode usar laxantes. No entanto, não basta escolher.
Tendo vários tipos, você deve escolher um laxante que estimule os músculos do trato digestivo e ao redor do ânus. Dessa forma, os resíduos que estão ao longo do intestino grosso serão empurrados em direção ao ânus para descarte imediato.
Os laxantes estimulantes mais comumente prescritos são senna, bisacodil e picossulfato de sódio. Normalmente, esses laxantes são usados por um curto período de tempo e começam a agir dentro de 6 a 12 horas.
6. Medicamento para dor de estômago devido a infecção bacteriana H. pylori
As úlceras estomacais ou estomacais são freqüentemente causadas pela infecção pela bactéria Helicobacter pylori. Se os medicamentos de venda livre não funcionarem para essa condição, não demore a ir ao médico. Isso facilita o tratamento ao mesmo tempo que evita que a infecção piore.
A presença de infecção faz com que o estômago produza aumento de ácido estomacal. Para reduzir o ácido gástrico associado a esta infecção, alguns medicamentos são comumente usados, incluindo:
- antiácido, funciona para neutralizar o ácido do estômago e aliviar os sintomas,
- histamina (H-2) bloqueadores, para reduzir o ácido do estômago, bloqueando os receptores de histamina no estômago,
- inibidor da bomba de prótons (PPP), para inibir a produção de ácido, e
- agente citoprotetor, para proteger o estômago e o intestino delgado.
Quando seu médico confirma que sua úlcera gástrica é causada por uma infecção H. pylori, pode ser necessário tomar antibióticos além dos listados acima.
A duração do tratamento geralmente varia de 2 a 4 semanas. Pode ser necessário repetir o tratamento se as bactérias ainda forem detectadas.
Os antibióticos comumente usados incluem amoxicilina, claritromicina, metronidazol, tinidazol, tetraciclina e levofloxacina.
7. Medicamento para dor de estômago devido à diarreia
Um problema digestivo comum que causa dor de estômago é a diarreia. Muitas coisas podem causar diarreia, mas a mais comum é uma infecção bacteriana dos alimentos.
Ao contrário dos movimentos intestinais regulares, a diarreia pode fazer você defecar mais do que o normal em um dia.
Em casos leves, a diarreia não precisa ser tratada porque pode curar por conta própria. No entanto, existem vários medicamentos para diarreia sem receita que podem ajudá-lo a se sentir melhor, incluindo:
- loperamida (Imodium), este medicamento retarda o movimento dos alimentos através de seus intestinos, permitindo que seu corpo absorva mais fluidos, e
- subsalicilato de bismuto, Este medicamento equilibra os fluidos para que eles possam se mover adequadamente pelo trato digestivo.
Se ainda tiver dores abdominais intensas, fezes com sangue, febre alta e não melhorar dentro de 2 dias após tomar este medicamento, deve ir imediatamente ao médico.
8. Medicamentos para dores no estômago devido ao estresse
Muitas pessoas não percebem que o estresse pode causar dores de estômago. Da mesma forma, a dor de estômago vai piorar se você estiver estressado. Como isso aconteceu?
As emoções que você sente têm grande influência na saúde do corpo, incluindo o sistema digestivo. Quando você está estressado, seu corpo produz o hormônio cortisol, que pode aumentar a produção de ácido estomacal.
É por isso que o estresse pode ser um gatilho para a dor de estômago, além de piorar a condição.
Além do estresse, os sentimentos de ansiedade e medo também têm o mesmo impacto. Ao contrário do tratamento da dor abdominal que foi discutido anteriormente, essa condição precisa ser superada sabendo-se a causa do estresse e da ansiedade que você está sentindo.
Se os medicamentos para diarreia ou outras causas de dor abdominal são facilmente encontrados nas farmácias e podem ser usados sem receita médica, os medicamentos para tratar problemas mentais não podem ser usados sem receita.
Você realmente precisa de instruções de seu médico para usar drogas como antidepressivos tricíclicos ou inibidores da recaptação da serotonina-nipinefrina.
Outras coisas para prestar atenção
Além de tomar medicamentos, adote hábitos alimentares saudáveis, como comer com calma e devagar, mastigar os alimentos até ficarem homogêneos.
Evite o hábito de "comer-beber-comer-beber" para que o estômago não fique inchado. Beba um pouco antes de comer e depois tome o próximo gole. Não adquira o hábito de procrastinar ou pular refeições.
Faça uma dieta saudável e equilibrada. Reduza o consumo de alimentos que não são amigáveis para o estômago, como alimentos picantes, azedos, oleosos e com alto teor de sal. Tente também comprar comida em um local limpo.
Se você planeja fazer sua própria comida, deve ser mais cuidadoso ao processar os ingredientes alimentares. Lave alimentos como vegetais e frutas em água corrente limpa. Cozinhe os alimentos até que estejam cozidos para matar as bactérias.
Ao praticar esses hábitos, você sem dúvida ficará longe do risco de dores de estômago.