Os 10 problemas mais comuns de gravidez ocorridos no início do trimestre

A gravidez é considerada o momento mais bonito para as mulheres. No entanto, deve haver problemas e queixas que as mulheres grávidas terão ao longo dos 9 meses de gravidez. A seguir está uma explicação completa das condições das quais as mulheres grávidas costumam reclamar.

Reclamações de mulheres grávidas que ocorrem com frequência

Abaixo estão alguns dos problemas mais comuns experimentados por mulheres grávidas em cada idade gestacional e suas causas.

Deve ser entendido que todas as mulheres não têm necessariamente o mesmo problema. Na verdade, existem algumas mulheres grávidas que podem não ter nenhuma queixa.

1. Constipação

As mulheres grávidas geralmente apresentam constipação ou dificuldade para evacuar no primeiro trimestre da gravidez. Citando a American Pregnancy, constipação ou prisão de ventre em mulheres grávidas é causada por alterações hormonais e pressão do útero que pressiona os intestinos.

Além disso, os suplementos de ferro também podem causar prisão de ventre. Portanto, se as mulheres grávidas tomarem esses suplementos, certifique-se de beber muita água para suavizar os movimentos intestinais.

Para que as mulheres grávidas não tenham prisão de ventre, aqui estão algumas coisas que você pode fazer:

  • Coma alimentos ricos em fibras, como vegetais e frutas, todos os dias
  • Beba muita água, pelo menos 8 copos de água todos os dias
  • Fazendo exercícios regulares
  • Evite tomar suplementos de ferro porque eles podem causar prisão de ventre.

Deve consultar primeiro o seu médico se as mulheres grávidas precisam de suplementos de ferro durante a gravidez ou se existem outras maneiras.

Se a prisão de ventre não for tratada imediatamente, pode levar ao desenvolvimento de hemorróidas, também conhecidas como hemorróidas, que são vasos sanguíneos inchados ao redor do ânus. As hemorróidas são outra queixa mais frequente das mulheres grávidas.

2. Cãibras nas pernas

Cãibras nas pernas à noite costumam ser uma reclamação de mulheres grávidas durante o segundo trimestre, quer estejam grávidas de um menino ou de uma menina. As cãibras são causadas pelo peso adicional que a mãe carrega durante a gravidez, que tensiona os músculos.

Citando o bebê durante a gravidez, para evitar cólicas em mulheres grávidas, elas podem fazer exercícios leves, como caminhar ou nadar. Isso ajuda o fluxo sanguíneo nas pernas e pode prevenir cãibras.

As mulheres grávidas também podem esticar as pernas para cima e para baixo 30 vezes. Girando os tornozelos e alongando os músculos da panturrilha antes de ir para a cama,

Ligue para o seu médico imediatamente se as mulheres grávidas apresentarem vários problemas, como:

  • Cãibras interferem no sono
  • Muito doente
  • Sentindo-se preocupado com cãibras nas pernas

Ao consultar um médico, geralmente serão prescritos suplementos de cálcio como tratamento para cólicas. Embora não seja necessariamente bem-sucedido diretamente.

3. Cólicas estomacais

Cólicas abdominais durante a gravidez podem ser sentidas a qualquer momento durante a gravidez, pode ser durante o primeiro, segundo ou terceiro trimestre.

As mulheres grávidas muitas vezes sentem essa queixa porque o útero continua a se esticar durante a gravidez. Na verdade, as cãibras podem se espalhar para os quadris ou virilha.

Normalmente, essa cólica ou dor começa no segundo trimestre da gravidez. As cãibras costumam ocorrer durante o exercício, depois de sair da cama ou de uma cadeira, espirrar, tossir, rir ou ao fazer movimentos bruscos ou outras atividades.

Quando você sentir cólicas estomacais, a primeira coisa a fazer é descansar. As mulheres grávidas podem tentar o seguinte para aliviar as cólicas estomacais:

  • Deite-se do lado oposto do local da dor e estique a perna.
  • Tome um banho quente.
  • Comprima o estômago contraído com água morna.
  • Tente relaxar e ficar calmo.
  • Beba muito líquido, se as cólicas forem causadas por contrações de Braxton Hicks.

Mova ou faça alguns movimentos lentos para aliviar as cãibras que podem ser causadas pelo gás.

4. Mãos e pés inchados

As mulheres grávidas também costumam ter queixas de pés e mãos inchados, incluindo os dedos. Isso se deve ao aumento de fluidos corporais durante a gravidez.

Embora raro nas mãos, o inchaço é comum nos pés e nos pulsos e tende a se acumular na parte inferior do corpo.

Esse fluido adicional também ajuda a preparar a articulação do quadril e os tecidos para abrir o canal do parto. Também serve para amolecer o corpo do pequenino que está crescendo no útero.

Pés e mãos inchados durante a gravidez são normais, mas também podem ser um sinal de complicações na gravidez, como pré-eclâmpsia.

Para prevenir o inchaço durante a gravidez, várias coisas podem ser feitas, a saber:

  • Evite ficar em pé por muito tempo
  • Limite a ingestão de alimentos que contenham sal (máximo de meia colher de chá por dia)
  • Exercícios regulares (caminhada ou natação)

Descanse seus pés por pelo menos uma hora por dia, colocando-os acima do coração. O truque é apoiar os pés em almofadas quando estiver sentado ou deitado.

5. Dor nas costas

Citando a Gravidez, Bebê, a gravidez faz os ligamentos que conectam os ossos se tornarem mais macios e esticados para se preparar para o parto.

No entanto, o aumento do peso corporal devido ao tamanho maior do bebê irá, na verdade, sobrecarregar as costas e a pelve, de modo que as queixas de dor nas costas são freqüentemente sentidas pelas mulheres grávidas.

Para prevenir dores nas costas durante a gravidez, há várias coisas que você pode fazer, a saber:

  • Evite levantar objetos pesados.
  • Dobre os joelhos e mantenha o corpo reto ao pegar objetos que estão embaixo ou no chão.
  • Movimento das pernas ao virar para evitar torcer a coluna.
  • Use calçado plano como sapatos rasos de modo que o peso seja distribuído uniformemente em ambos os pés.
  • Use uma mesa alta ao trabalhar para evitar desleixo.
  • Equilibre o peso da sacola ao carregá-la ou fazer compras.
  • Sente-se direito.

Certifique-se de que as mulheres grávidas descansem o suficiente para alongar as costas para que não doam. Se a dor nas costas estiver piorando e fazendo com que o sangue saia da vagina, chame seu médico imediatamente.

6. Dor de cabeça como queixa de mulheres grávidas

A cefaléia é uma das queixas mais comuns em mulheres grávidas. Geralmente ocorre durante o início da gravidez e diminuirá nos últimos 6 meses de gravidez.

As dores de cabeça durante a gravidez não afetam o bebê, mas deixam as mulheres grávidas desconfortáveis.

Mudanças em seu estilo de vida podem ajudar a prevenir dores de cabeça.

Certifique-se de que as mulheres grávidas sempre descansam o suficiente e deixam a mente mais calma e relaxada.

Experimente fazer coisas divertidas que o deixem mais confortável. Se tiver dor de cabeça, você deve descansar um pouco.

Se você deseja tomar remédios para dor de cabeça, como paracetamol e ibuprofeno, deve primeiro consultar seu médico.

7. Micção frequente

As queixas de micção frequente geralmente ocorrem quando as mulheres grávidas são jovens, por volta das 12-14 semanas de gravidez.

Depois disso, geralmente a frequência de micção em mulheres grávidas voltará ao normal.

Além disso, no final da gravidez, a frequência de micção é mais frequente em mulheres grávidas.

Isso é causado pela pressão da cabeça do bebê contra a bexiga.

No entanto, isso não significa que as mulheres grávidas devam reduzir a ingestão de líquidos para evitar que isso aconteça. A razão é que você e seu bebê ainda precisam de muitos líquidos para o desenvolvimento do feto e a saúde da mãe.

Evite beber bebidas que contenham álcool e cafeína, pois elas têm um impacto negativo no feto.

Se houver sangue na urina, a gestante pode ter uma infecção do trato urinário.

É aconselhável beber bastante líquido para diluir a urina e para aliviar a dor e consultar imediatamente um médico.

8. Corrimento vaginal é uma das queixas das gestantes

O corrimento vaginal durante a gravidez é muito normal e quase todas as mulheres grávidas apresentam esta queixa. O corrimento vaginal aumenta durante a gravidez porque protege a vagina e o útero contra infecções.

Durante a gravidez, o colo do útero ou o colo do útero e as paredes da vagina ficam mais macios.

Perto do final da gravidez, a quantidade de corrimento vaginal continua a aumentar e é de textura mais espessa e pode conter manchas de sangue. Isso é um sinal de que o corpo começou a se preparar para o nascimento do bebê.

No entanto, para antecipar a ocorrência de algo que não é desejável, você deve notificar o médico se houver uma alteração incomum no corrimento vaginal. Por exemplo, mudanças na cor e no odor, ou dor ao redor da vagina.

9. Distúrbios digestivos

Problemas digestivos são comuns entre mulheres grávidas.

Os distúrbios digestivos, como úlceras, são causados ​​por alterações hormonais e, no final da gravidez, também são causados ​​pelo útero em crescimento pressionando o estômago.

Essas alterações costumam causar refluxo ácido, quando o ácido gástrico sobe do estômago para o esôfago e irrita o revestimento do esôfago, resultando em azia também conhecido como uma sensação de queimação na parte superior do abdômen.

Os sintomas de indigestão durante a gravidez geralmente ocorrem após as refeições, como sensação de saciedade, náuseas e arrotos. Essa indigestão pode ser reduzida por mudanças no estilo de vida, como comer refeições pequenas, mas frequentes.

Se você deseja tomar medicamentos, como antiácidos, para aliviar essa dor, deve primeiro consultar o seu médico.

10. O corpo fica fraco e se cansa facilmente

Nos estágios iniciais e finais da gravidez, o corpo das mulheres grávidas se cansa facilmente. Isso é causado por alterações hormonais durante a gravidez, especialmente durante o início da gravidez (primeiro trimestre da gravidez).

O desmaio pode ocorrer quando o cérebro não recebe fluxo sanguíneo suficiente e o cérebro fica privado de oxigênio.

A visão de uma mulher grávida pode ficar embaçada se ela se levantar de uma posição sentada ou dormindo muito rapidamente. Existem várias coisas que as mulheres grávidas podem fazer para evitar o desmaio, incluindo:

  • Levante-se lentamente depois de sentar ou deitar
  • Se você sentir vontade de desmaiar ao se levantar, é melhor sentar-se novamente ou deitar-se novamente
  • Se você sentir vontade de desmaiar enquanto está deitado, você deve mudar sua posição deitada.

Descanse bastante quando o corpo estiver muito fraco, a ponto de desmaiar. Informe o médico se a condição piorar.

11. Falta de ar é uma queixa de mulheres grávidas

A falta de ar costuma ser uma queixa das mulheres grávidas, principalmente no terceiro trimestre da gravidez. Na grande idade gestacional, o bebê cresce e continua a empurrar o útero contra o diafragma.

Portanto, o diafragma geralmente se move 4 cm de sua posição anterior à gravidez. Como resultado, os pulmões ficam um tanto comprimidos, de modo que as mulheres grávidas não conseguem inspirar tanto ar quanto possível a cada respiração.

No entanto, isso não significa que as mulheres grávidas serão privadas de oxigênio. Só que, ao mesmo tempo, a capacidade pulmonar diminui à medida que o útero continua a se expandir e o bebê continua a crescer.

Isso eventualmente faz com que o centro respiratório no cérebro seja estimulado pelo hormônio progesterona para fazer as mulheres grávidas respirarem mais lentamente.

No entanto, embora cada respiração traga menos ar, mais ar permanece nos pulmões para que as necessidades de oxigênio da mãe e do bebê sejam bem atendidas.

Para superar a falta de ar durante a gravidez está ficando cada vez maior, faça o seguinte:

  • Levante-se e sente-se direito
  • Exercícios (ioga pré-natal para respiração e alongamento).
  • Dormir com um travesseiro
  • Seja o mais ativo que puder

Apesar de incluir pessoas que são ativas e não conseguem ficar paradas, mas durante a gravidez a capacidade do corpo não é mais a mesma.

Evite se forçar a realizar atividades excessivas quando as mulheres grávidas se sentirem cansadas e com falta de ar. Ouça os sinais do seu corpo para saber quando iniciar e interromper as atividades.

12. Coceira vaginal

A coceira vaginal durante a gravidez é causada pelo aumento da produção de fluido vaginal devido a um aumento nos hormônios, que pode causar irritação da pele vulvar.

A coceira vaginal pode ser um efeito colateral da gravidez que deixa as mulheres ainda mais desconfortáveis. É importante fazer o teste porque esses sintomas podem indicar algo mais sério, como uma doença sexualmente transmissível.

Os problemas sérios que causam coceira vaginal durante a gravidez são:

  • Piolhos púbicos (pediculose)
  • Vaginose bacteriana (BV)
  • Infecção por fungos

Mantenha a área vaginal limpa e seca. Troque de roupa várias vezes ao dia para evitar que o suor e os resíduos brancos grudem na pele novamente.

Se você fizer sexo, limpe a vagina depois, porque o sêmen pode causar irritação em mulheres grávidas.