5 benefícios da quercetina, um pigmento vegetal que é bom para o corpo: usos, efeitos colaterais, interações |

Um dos pigmentos freqüentemente encontrados em vegetais e frutas é a quercetina. Os compostos que se enquadram nessa categoria de antioxidantes oferecem uma infinidade de benefícios para a saúde. Quais são os benefícios da quercetina?

Confira a análise abaixo para descobrir a resposta.

Encontrar quercetina na comida do dia a dia

Antes de saber quais benefícios você pode obter com a quercetina, você deve primeiro identificar quais frutas e vegetais contêm este bom composto, como:

  • Tomate
  • Maçãs e uvas vermelhas
  • Brócolis
  • Chá verde e preto
  • Cebola e branco
  • Fruta cereja
  • Bagas
  • Repolho
  • Aspargos maduros

No entanto, lembre-se de que o conteúdo de quercetina em cada fruta e legume será diferente, dependendo de como a planta foi cultivada. Por exemplo, tomates orgânicos contêm 79% mais quercetina do que os tomates que você geralmente encontra no mercado.

Benefícios da quercetina para uma saúde melhor

A quercetina é um pigmento vegetal que contém compostos antioxidantes bastante fortes, nomeadamente os flavonóides. Normalmente, você pode encontrar esse pigmento vegetal em cebolas, uvas, frutas vermelhas, brócolis e laranjas.

Como um dos antioxidantes mais fortes, acredita-se que a quercetina forneça proteção contra tecidos danificados pela exposição a drogas.

Portanto, você pode obter alguns dos benefícios abaixo graças à quercetina.

1. Combate os radicais livres

Combata os radicais livres com antioxidantes

Um dos benefícios que você pode obter com a quercetina é que ela ajuda o corpo a combater os radicais livres.

Conforme explicado anteriormente, a quercetina contém compostos de flavonóis que estão incluídos na categoria de antioxidantes poderosos. De acordo com um artigo da Pharmacognosy Review, os antioxidantes são capazes de inibir as reações de oxidação que podem criar radicais livres.

Portanto, os antioxidantes obtidos da quercetina podem ser usados ​​para ajudar a reduzir os danos causados ​​pelos radicais livres, como a asma e o envelhecimento precoce.

Na verdade, acredita-se que a quercetina também protege o corpo dos perigos dos radicais livres causados ​​pelo fumo. O alcatrão produzido a partir dos cigarros é uma fonte de radicais livres que podem danificar as membranas dos eritrócitos. No entanto, graças à quercetina no corpo, o dano à membrana pode ser evitado e os eritrócitos do corpo são protegidos.

2. Ajuda a reduzir os sintomas de alergia

Além de ajudar o corpo a combater os radicais livres, outro benefício da quercetina é que ajuda a reduzir os sintomas de alergia.

Além de conter compostos antioxidantes, a quercetina também libera substâncias antiinflamatórias que podem ser usadas como anti-alérgicos.

Ele age inibindo a liberação de histamina dos mastócitos e outros compostos alérgicos, portanto, a quercetina atua como um anti-histamínico natural. Ao prevenir esses efeitos, acredita-se que a quercetina seja usada no tratamento da asma e bronquite.

Na verdade, de acordo com um estudo da Universidade de Ciências Médicas Jondi-Shapour, o consumo de suplementos de quercetina em ratos experimentais pode reduzir as reações anafiláticas.

No entanto, pesquisas adicionais são necessárias para determinar se o efeito é tão eficaz em humanos.

3. Ajude a reduzir o risco de câncer

A quercetina não é apenas conhecida como uma boa fonte de antioxidantes, mas também contém propriedades anticancerígenas que podem reduzir o risco de crescimento de células cancerígenas.

Isso ocorre porque o composto que tem o nome latino Quercetum Possui propriedades anticancerígenas bastante fortes. Acredita-se que essas propriedades reduzem o crescimento de tumores no cérebro, fígado, cólon e outros tecidos e inibem a disseminação de células cancerosas.

Na verdade, os benefícios da quercetina também podem ser usados ​​como um preventivo e medicamento para o câncer de próstata em ratos experimentais. Os resultados são bastante promissores, mas ainda são necessárias pesquisas envolvendo humanos para ver se o efeito é o mesmo ou não.

4. Reduzindo a pressão arterial

Para aqueles de vocês que têm pressão alta, talvez você possa tirar proveito dos compostos presentes na quercetina para tratar essas doenças.

Isso ocorre porque a quercetina bloqueia o acúmulo de plaquetas e melhora a saúde do endotélio, que é a camada fina que reveste os vasos sanguíneos, incluindo os do coração.

Além disso, compostos que podem ser encontrados em frutas e vegetais também reduzem o risco de morte por lipoproteína de baixa densidade (LDL), o tipo de colesterol ruim.

5. Ajuda a prevenir danos cerebrais

Como explicado anteriormente, a quercetina pode reduzir o risco de crescimento de tumor no cérebro, portanto, o potencial de dano cerebral também é reduzido.

De acordo com um estudo da revista Oxidative Medicine and Cellular Longevity, o conteúdo antioxidante da quercetina ajuda a proteger o corpo de doenças cerebrais. Por exemplo, doença de Alzheimer e demência.

Isso pode ser devido aos benefícios da quercetina, levando a um aumento em seus efeitos neuroprotetores. A quercetina também demonstrou ter a capacidade de neutralizar toxinas que afetam os neurônios devido ao estresse oxidativo e proteger os nervos cerebrais.

Portanto, o consumo de vegetais e frutas está frequentemente associado à melhora da saúde do cérebro por causa do conteúdo de quercetina neles.

A quercetina é de fato uma fonte de flavonóides que são úteis para a saúde do corpo. Portanto, obter os benefícios da quercetina pode ser feito comendo regularmente vegetais e frutas para que o corpo fique mais saudável e protegido de doenças.