Ao fazer um exame de sangue, um dos resultados pode mostrar o nível de ferritina em seu corpo. Na verdade, o que é ferritina? O que significa se essa substância estiver muito baixa ou alta no corpo? Confira a seguinte explicação.
O que é ferritina?
A ferritina é uma proteína do corpo que se liga ao ferro. A maior parte do ferro armazenado no corpo está ligada a essas proteínas. Esta proteína é encontrada no fígado, baço, músculo esquelético e medula óssea. Apenas uma pequena quantidade dessa proteína é encontrada no sangue.
O que é um teste de ferritina?
O exame ou teste de ferritina tem como objetivo descobrir quanto ferro está armazenado em seu corpo.
Se o teste de ferritina mostrar um resultado baixo, você pode ter uma deficiência de ferro. Por outro lado, se os resultados do teste de ferritina mostrarem um resultado superior aos níveis normais, isso significa que há muito ferro armazenado no corpo.
Um teste de ferritina pode ser feito para:
- Indica a causa da anemia, especialmente anemia por deficiência de ferro e talassemia
- Saber se há inflamação no corpo
- Saber se há muito ferro no corpo
- Verificar se o tratamento com ferro que foi feito até agora está dando bons resultados
Seu médico também pode recomendar este teste se você for diagnosticado com um distúrbio que faz com que o ferro em seu corpo aumente muito. Este teste também pode ser feito para monitorar seu estado de saúde e planejar o tratamento.
Normalmente, este teste de nível de proteína é feito em conjunto com testes para verificar os níveis de ferro, a capacidade total de ligação do ferro ou a contagem de células sanguíneas.
O exame da ferritina geralmente também é acompanhado por um teste de transferrina. Citado na Mayo Clinic, este teste é realizado para medir a quantidade de ferro ligado à ferritina. Valores de saturação de transferrina maiores que 45 por cento são considerados muito altos.
O que você precisa saber para fazer este teste?
Se você apenas fizer este teste, poderá comer e beber normalmente antes do teste. No entanto, se você também vai fazer outros testes, pode ser necessário jejuar antes de fazer o teste. Peça a um médico ou médico informações mais precisas.
Durante o processo de exame, o profissional de saúde colherá uma amostra de sangue inserindo uma agulha em uma veia de seu braço. É o mesmo que tirar sangue de uma veia em geral.
Posteriormente, a amostra de sangue será levada ao laboratório para análise. Você também pode voltar às suas atividades normais.
Qual é o nível normal de ferritina no corpo?
Os níveis normais de ferritina no corpo são diferenciados por idade e sexo, a saber:
- Homens: 18-270 mcg / L
- Mulheres: 18-160 mcg / L
- Crianças: 7-140 mcg / L
- Bebês de 1-5 meses: 50-200 mcg / L
- Recém-nascidos: 25-200 mcg / L
Os níveis normais dessas substâncias, conforme descrito acima, podem diferir dos níveis normais usados pelo laboratório onde você realiza o teste. Cada laboratório pode ter uma faixa diferente de níveis normais. Normalmente, a faixa normal de níveis é listada nos resultados dos testes fornecidos pelo seu laboratório.
E se o resultado for muito alto ou muito baixo?
Os níveis desta proteína de ligação ao ferro podem ser maiores ou menores do que o normal. Níveis altos ou baixos dessa substância podem indicar um distúrbio de armazenamento de ferro.
Níveis elevados de ferritina
Níveis elevados de ferritina se mais de 1.000 mcg / L. Isso indica um acúmulo de ferro no corpo. Essa condição também é conhecida como hemocromatose.
Esta doença pode ser transmitida em famílias (genética). Além disso, a hemocromatose também pode ser causada pelas seguintes condições:
- Talassemia
- Alguns tipos de anemia que causam a degradação dos glóbulos vermelhos (como a anemia hemolítica)
- Recebendo muitas transfusões de sangue
- Beber bebidas alcoólicas com frequência
- Doença de Hodgkin
- Leucemia
- Infecção
- artrite
- Buceta lu
- Dieta rica em ferro.
Níveis baixos de ferritina
Níveis de ferritina abaixo do normal podem indicar que o corpo tem deficiência de ferro ou pode ter anemia por deficiência de ferro. Isso pode ser causado por:
- Perdendo muito sangue devido à menstruação intensa
- Sangrando durante a gravidez
- Comer menos alimentos ricos em ferro
- Sangramento nos intestinos
Como lidar com resultados de testes anormais?
O tratamento de níveis anormais de ferritina dependerá da causa. Aqui está a explicação completa:
Superando altos níveis de ferritina
Em casos de altos níveis de ferritina ou hemocromatose, seu médico pode recomendar as seguintes opções de tratamento:
1. Redução de sangue
Os médicos podem tratar a hemocromatose com segurança removendo sangue de seu corpo regularmente, assim como quando você doa sangue. A quantidade de sangue que é reduzida no corpo depende da idade, do estado de saúde e da gravidade da sobrecarga de ferro.
2. Terapia de quelação
Se você não conseguir passar pelo processo de remoção ou redução do sangue, seu médico pode recomendar medicamentos para remover o excesso de ferro. O medicamento pode ser injetado no corpo ou tomado por via oral (via oral).
Essas drogas irão ligar o excesso de ferro em seu corpo. O excesso de ferro é excretado na urina ou nas fezes em um processo chamado quelação .
Superando baixos níveis de ferritina
Níveis baixos de ferritina podem indicar que você tem anemia por deficiência de ferro. Esta condição pode ser tratada com as seguintes opções de tratamento:
- Suplementos de ferro
- Medicamentos, como anticoncepcionais orais para aliviar o fluxo menstrual intenso
- Antibióticos para tratar úlceras estomacais
- Cirurgia para remover pólipos, tumores ou miomas com sangramento
Além dos mencionados acima, você também pode superar os baixos níveis de ferritina comendo alimentos ricos em ferro. Exemplos são carnes, frutos do mar, nozes e vegetais verdes.