Desenvolvimento motor da primeira infância (criança) de 1 a 5 anos

As habilidades motoras de crianças menores de cinco anos são um aspecto do desenvolvimento da primeira infância que deve ser considerado. As habilidades motoras são divididas em duas, ou seja, habilidades motoras grossas e finas. Como é o desenvolvimento de crianças de 1 a 5 anos sob o aspecto motor? A seguir está uma explicação completa sobre as habilidades motoras de crianças de 1 a 5 anos.

O que é desenvolvimento motor na primeira infância?

Citando Help Me Grow, habilidades motoras são atividades que envolvem as crianças usando os músculos de seus corpos. As habilidades motoras de crianças pequenas são divididas em duas, habilidades motoras grossas e finas.

Habilidades motoras grossas são movimentos que as crianças fazem envolvendo grandes grupos de músculos, como braços, pernas, panturrilhas ou o corpo inteiro da criança. Portanto, os movimentos motores brutos de crianças pequenas incluem engatinhar, correr, pular, arremessar e pegar uma bola.

E quanto às habilidades motoras finas? Partindo de Compreendido, as habilidades motoras finas são movimentos motores para crianças que envolvem pequenos músculos do corpo da criança, como mãos, dedos e pulsos.

Exemplos de movimentos motores finos das crianças incluem rabiscar no papel, desenhar, mexer os polegares e organizar blocos em torres. Além das habilidades motoras, essa atividade também está incluída no desenvolvimento cognitivo de crianças pequenas.

Como é o desenvolvimento motor na primeira infância?

As habilidades motoras de crianças pequenas são diferentes para cada idade, então você precisa monitorar o quão longe seu filho pode chegar usando seus músculos para se mover.

A seguir está uma explicação das habilidades motoras grossas e finas para a primeira infância, de 1 a 5 anos.

Desenvolvimento na primeira infância: 1-2 anos

Em crianças de 1 a 2 anos, o desenvolvimento motor fino e grosso inclui:

Motor áspero

Do ponto de vista motor grosso, crianças de 1 ano são capazes de ficar em pé sozinhas, embora não por muito tempo. Para andar, as crianças começam a aprender e praticar a partir dos 11 meses e com fluência aos 18 meses.

Com base em um gráfico do Denver II, crianças de 12 meses ou 1 ano já conseguem movimentar o corpo, começando de rolar, de bruços, e depois tentando ficar de pé por conta própria.

Aproximando-se da idade de 2 anos, o desenvolvimento motor da primeira infância está melhorando com a habilidade de pular, chutar e lançar uma bola.

Motor fino

Seu filho costuma pegar coisas que estão na frente dele? Inclui o desenvolvimento motor fino na primeira infância.

Com 1 ano de idade, as crianças podem alcançar ou pegar objetos que estão próximos. Além disso, ele também é capaz de segurar objetos com as mãos. Mas ainda leva tempo para aprender a colocar os brinquedos em seus lugares.

Com 2 anos de idade, ele era capaz de organizar blocos de até 6 níveis, organizar objetos verticalmente e abrir livros.

Desenvolvimento na primeira infância: 2-3 anos de idade

A seguir está uma explicação adicional do desenvolvimento das habilidades motoras grossas e finas em crianças de 2 a 3 anos.

Habilidades motoras brutas

Na idade de 2 anos ou 24 meses, as crianças estão cada vez mais ativas, o que indica que suas habilidades motoras grossas estão se desenvolvendo bem.

No gráfico de desenvolvimento infantil do Denver II, é mostrado que as habilidades motoras de uma criança estão na categoria muito boa, quando ela é capaz de andar para trás, correr, jogar uma bola e até mesmo pular.

Ele também pode pegar coisas no chão dobrando os joelhos como se estivesse agachamentos ou agachamento.

Na idade de 30 meses ou 2 anos 6 meses, seu filho aprendeu a equilibrar o corpo levantando uma perna por 1-2 segundos. Esta é uma das habilidades motoras das crianças.

Habilidades motoras finas

E quanto às habilidades motoras finas de crianças de 2 anos? Um sinal de que uma criança tem boas habilidades motoras finas é que ela gosta de rabiscar em livros ou outros meios de comunicação que usa com frequência.

Nessa idade, os olhos e os dedos da criança podem se coordenar bem, de modo que os rabiscos da criança são mais claros e podem formar uma forma, embora não seja clara.

Além disso, o gráfico Denver II também mostra que as habilidades motoras finas de crianças na idade de 2 anos e 6 meses tornaram-se mais hábeis em organizar blocos de madeira em uma torre. Inicialmente, apenas 2-4 níveis, agora aumentaram para 6 a 8 níveis.

Desenvolvimento motor da primeira infância: 3-4 anos

Desenvolvimento motor de crianças de 3 a 4 anos para habilidades motoras grossas e finas, a saber:

Habilidades motoras brutas

Quando a criança tem 3 anos e seus movimentos são mais ativos, é um sinal de que suas habilidades motoras grossas estão se desenvolvendo bem.

O gráfico do Denver II mostra que, aos 3 anos de idade, a criança é bastante fluente no equilíbrio do corpo levantando uma perna por 1 a 2 segundos. Na verdade, ele está tentando aumentar a duração de 1 segundo para 3 segundos.

Habilidades motoras grossas de crianças de 3 anos são capazes de escalar e correr de acordo com seus desejos.

As escadas também são um playground para subir de um degrau a outro.

Habilidades motoras finas

Se o seu filho está rabiscando com mais frequência e se divertindo brincando com giz de cera, é um sinal de que as habilidades motoras da criança estão se desenvolvendo bem.

Aos 3 anos, as crianças aprendem a imitar ou copiar figuras de outras pessoas, como quadrados, triângulos, círculos, entre outras.

Aos 42 meses ou 3 anos 6 meses, as crianças começam a aprender a desenhar pessoas com 6 partes do corpo, como cabeça, mãos, pés, dedos, olhos, nariz, orelhas.

A forma como a criança segura o lápis também está melhorando, ou seja, prensando o lápis entre o polegar e o outro dedo.

Organizar blocos é uma das habilidades motoras finas de uma criança de 3 anos. Ele foi capaz de organizar blocos em uma torre usando 6-8 blocos mais altos. Esta é uma forma de manter as crianças focadas.

Desenvolvimento motor da primeira infância: 4-5 anos

A seguir estão as habilidades motoras grossas e finas em crianças de 4 a 5 anos.

Habilidades motoras brutas

Quão ativa é a movimentação de uma criança de 4 anos? Nesta idade, as crianças conseguem equilibrar o corpo durante a corrida, por isso o risco de cair é menor do que na idade anterior.

A imaginação das crianças também brinca quando elas estão correndo, às vezes elas se imaginam sendo dribladas no meio do campo em uma partida.

Da mesma forma, o gráfico Denver II mostra que o equilíbrio das crianças também está melhorando. Ele é capaz de levantar uma perna por 1-4 segundos sem cair. Seu filho também pode pular para cima e para baixo enquanto caminha como um coelho.

Habilidades motoras finas

A independência e o foco das crianças melhoram quando realizam atividades aos 4 anos de idade. Nessa idade, as crianças podem cortar o papel seguindo um padrão ou linha pontilhada como guia.

Além disso, as crianças também podem imitar desenhos feitos por outras pessoas e até começar a tentar desenhar humanos, com partes do corpo. Por exemplo, cabeça, mãos, pés, dedos, olhos, orelhas, nariz e boca.

Ele também pode segurar sua própria colher ao comer comida de criança. Na verdade, a programação alimentar das crianças também é mais regular.

Problemas de desenvolvimento motor na primeira infância

Aos 1 ano de idade, os problemas de desenvolvimento motor frequentemente encontrados são a condição de crianças que têm dificuldade ou medo de andar. O que faz com que as crianças andem tarde? Partindo do Paciente, há várias coisas que fazem as crianças andarem tarde, a saber:

Efeito das habilidades motoras

Em alguns casos, crianças que andam tarde são influenciadas por habilidades motoras de fatores genéticos. Se o seu filho está atrasado, é provável que alguém da sua família já tenha passado pela mesma experiência.

Isso não significa que a criança seja deficiente ou deixada para trás. Todas as habilidades motoras estão funcionando bem e normais, apenas tarde em comparação com outros amigos e isso não é perigoso.

Além disso, crianças que se atrasam para andar também podem ser causadas por distúrbios de desenvolvimento. Pode ser que a criança não esteja apenas atrasada em andar, mas também em seu desenvolvimento grosso, motor fino, linguagem e habilidades sociais.

O paciente explicou que essa condição pode ser influenciada por hipotonia (baixo tônus ​​muscular que enfraquece o corpo) e dismórfica (distúrbios psicológicos quando a pessoa fica ansiosa com a aparência física e sente que tem um distúrbio físico). Isso pode fazer com que a criança se atrase para andar.

Fator ambiental

Não apenas fatores médicos podem causar comprometimento do desenvolvimento motor na primeira infância, mas também fatores ambientais e habituais. Alguns deles:

  • Infecções (por exemplo, meningite, encefalite, citomegalovírus)
  • Ferimento na cabeça
  • Desnutrição ou má nutrição
  • Raquitismo ou distúrbios ósseos causados ​​por falta de vitamina D, cálcio e fosfato
  • Obesidade e displasia do quadril não demonstrou inibir o desenvolvimento do andar de uma criança
  • O andador de bebê tem pouco efeito no desenvolvimento do andar da criança
  • O hábito de colocar a criança no berço

Em casos muito extremos, o hábito ou tradição de colocar as crianças em um colchão ou berço torna suas habilidades motoras grosseiras destreinadas.

Como aprimorar o desenvolvimento motor das crianças desde tenra idade

Se você acha que as habilidades motoras de seu filho precisam ser treinadas, há várias maneiras de fazer isso.

De preferência, treine as habilidades motoras do seu filho de acordo com a idade para não interferir no crescimento e desenvolvimento infantil. Veja como treinar as habilidades motoras de crianças de 1 a 5 anos:

1-2 anos de idade

Como aprimorar o desenvolvimento motor fino na primeira infância? Aqui estão algumas coisas a fazer:

Treinamento motor grosso

Na idade de 1 a 2 anos, as crianças ficam felizes em aprender a andar e correr. Você pode treinar as habilidades motoras grossas do seu filho levando-o a um espaço mais amplo, como um parque da cidade.

Se o seu filho parecer inseguro ou relutante ao aprender a andar, incentive-o a seguir em frente, mantendo os brinquedos a uma distância que ele não possa alcançar. É a mesma coisa que acontece com uma criança para engatinhar.

Quando ele tentar alcançar o brinquedo, diga a ele a direção. É para a direita ou para o presente. Além de ser uma terapia para crianças que andam até tarde, também é útil para treinar a coordenação entre as mãos e o cérebro da criança.

Treino motor fino

Crianças de 1 a 2 anos gostam de muitas cores, você pode usá-las para treinar habilidades motoras finas desenhando.

Citando Entendido, desenhar pode melhorar a coordenação olho-mão ao segurar giz de cera ou lápis de cor.

Praticar como segurar uma ferramenta colorida também é uma maneira do seu filho praticar o controle do uso do objeto que está segurando.

Você também pode dar a seu filho lanches saudáveis ​​para que ele possa praticar agarrar as coisas.

Crianças de 2 a 3 anos

As maneiras que podem ser feitas para melhorar o desenvolvimento motor grosso e fino da primeira infância de 2 a 3 anos são:

Treinamento motor grosso

Na idade de 2 anos, as crianças estão muito interessadas em dançar e cantar. Para treinar as habilidades motoras grossas do seu filho, você pode convidá-lo para jogar guerra no quintal ou no parque.

Compartilhe o papel com a criança, por exemplo, a criança se torna um prisioneiro e você se torna o apanhador. Em seguida, deixe seu filho correr por aí tentando ser pego.

Treino motor fino

Faça amigos da criança e da ferramenta de cores. Você pode treinar as habilidades motoras finas de seu filho pedindo-lhes que desenhem juntos usando giz de cera ou lápis de cor.

Deixe o seu filho se expressar com os rabiscos que ele fez, dando aos poucos exemplos de formas claras de imagens. Por exemplo, a imagem de um gato, dinossauro ou um lugar para comer que ele costuma usar.

Crianças de 3-4 anos

Fonte: My Kids Time

Veja como treinar habilidades motoras grossas e finas para crianças de 3-4 anos:

Treine as habilidades motoras grossas das crianças

Você acha que seu filho fica em silêncio com muita frequência e que suas habilidades motoras grosseiras não são aprimoradas? Leve as crianças ao parque com os amigos e deixe-as correr e escalar.

Nessa idade, as crianças já se sentem felizes brincando com os colegas. Para que a presença de crianças da sua idade possa provocar o seu pequeno a ser mais ativo.

No entanto, continue a supervisionar as atividades das crianças e certifique-se de que o parquinho infantil está em condições seguras.

Treinar motor fino infantil

Se você perceber que as habilidades motoras finas de uma criança precisam ser aprimoradas, há várias maneiras de fazer isso, uma das quais é brincar com velas.

No site Entendido, é explicado que os movimentos de formação da cera, corte e impressão da cera são exemplos de habilidades motoras finas que podem ser treinadas e redesenvolvidas.

Esta atividade também inclui o treinamento sensorial e a prevenção de distúrbios de aprendizagem em crianças.

Crianças de 4-5 anos

Como treinar habilidades motoras grossas e finas na idade de 4-5 anos, a saber:

Treinamento motor grosso

Não há necessidade de procurar atividades fora de casa, você pode treinar as habilidades motoras grossas de seu filho dançando.

Toque a música favorita do seu filho, depois faça movimentos ágeis e que combinem com o ritmo para que a criança acompanhe. A dança pode ajudar em termos de equilíbrio e coordenação em todos os movimentos.

Treino motor fino

As esponjas podem ser uma ferramenta para treinar as habilidades motoras de crianças pequenas. Outras ferramentas de apoio necessárias são água, uma esponja limpa e duas tigelas. Como jogar, encha 1 tigela com água e deixe o outro prato vazio.

Depois disso, deixe seu filho mergulhar a esponja em uma tigela com água e transfira-a para uma tigela vazia. Este jogo simples pode melhorar o desenvolvimento motor das crianças desde tenra idade.

Quando se preocupar e levar a criança ao médico?

Os pais precisam estar alertas quando seu filho de 18 meses não consegue andar. Para determinar a capacidade de uma criança de andar, preste atenção às habilidades motoras da criança.

Outra coisa importante a lembrar é que crianças nascidas prematuramente têm uma linha de desenvolvimento diferente das crianças nascidas na idade gestacional adequada.

Use a idade corrigida de acordo com a data de nascimento original da criança. Portanto, se o seu filho tem 14 meses, mas você deu à luz 3 meses antes, significa que a idade da criança de acordo com o seu desenvolvimento é de 11 meses.

Se a idade da criança corresponder ao dia esperado de nascimento, você precisa estar ciente das seguintes coisas, como um sinal de que seu filho está atrasado.

  • Não aguento sozinho
  • Incapaz de puxar coisas, como cordas, toalhas de mesa ou brinquedos
  • Não consigo levantar da sessão
  • Não consigo empurrar os brinquedos em pé
  • Criança de 18 meses não consegue andar
  • Criança andando sobre os calcanhares

Consulte imediatamente um médico para uma consulta sobre problemas de desenvolvimento motor na primeira infância.

Tonto depois de se tornar pai?

Junte-se à comunidade de pais e descubra histórias de outros pais. Você não está sozinho!

‌ ‌