O arroto geralmente ocorre depois que você come muito rapidamente ou durante a conversa, de modo que o ar vai para o estômago. Essa reação é normal e pode acontecer com qualquer pessoa. Mesmo assim, arrotar com muita frequência pode ser um sinal de certos distúrbios digestivos.
Arrotar deve ser apenas uma reação corporal temporária. Se você continua arrotando sem motivo aparente, é uma boa ideia procurar a causa e como se livrar dessa condição.
Problemas de saúde que podem fazer você arrotar muito
Bhavesh Shah, MD, diretor médico de gastroenterologia do Long Beach Memorial Medical Center, na Califórnia, explica que se os arrotos continuarem por muito tempo, é um sinal de que você precisa consultar um médico. Principalmente se essa reclamação piorar.
Existem várias doenças graves que podem fazer com que arrote com frequência. Alguns deles são os seguintes.
1. Refluxo ácido (GERD)
Refluxo ácido gástrico ou doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é o aumento do ácido gástrico para o esôfago. O refluxo (refluxo) de ácido gástrico pode causar azia e irritar o esôfago.
O estômago é responsável por quebrar o alimento que entra para que possa ser absorvido pelo corpo. Para facilitar essa tarefa, as células do estômago produzem ácido e enzimas digestivas. Portanto, o ácido é deliberadamente produzido pelo estômago.
No entanto, a produção excessiva de ácido estomacal pode causar refluxo do ácido gástrico para o esôfago. Se você tem passado por refluxo ácido com frequência, o refluxo ácido progrediu para DRGE.
A DRGE é caracterizada por uma sensação de queimação na boca do estômago, flatulência e azia, e arrotos frequentes. Certos alimentos, medicamentos e outras substâncias podem piorar a DRGE, incluindo café, refrigerante, álcool e ketchup.
2. Infecção bacteriana Helicobacter pylori
Helicobacter pylori (H. pylori) realmente vivem naturalmente em seu trato digestivo. Novos problemas digestivos surgem quando o crescimento de bactérias se torna descontrolado, resultando em infecção.
Infecção H. pylori é a principal causa de úlceras gástricas. Essas bactérias vivem no revestimento do muco do trato digestivo, causando inflamação e irritação no estômago e no intestino delgado.
A infecção causa sintomas na forma de náusea, dor e desconforto abdominal, distensão abdominal, perda drástica de peso, perda de apetite, dificuldade em engolir e arrotos frequentes. Se não for tratada, infecção H. pylori pode causar gastrite e câncer gástrico.
Os casos leves de infecção podem ser diagnosticados por meio de exames de sangue completos, testes de respiração e exames de fezes. Se for comprovado que a doença é causada por infecção H. pyloriEssa condição pode ser tratada com a prescrição de antibióticos para aliviar os sintomas.
3. Hérnia de hiato
A hérnia hiatal é uma condição em que a parte superior do estômago se projeta para o diafragma. O diafragma é uma parede muscular que separa o estômago da cavidade torácica. Essa parede muscular ajuda a evitar que o ácido do estômago suba para o esôfago.
Quando você tem uma hérnia de hiato, é mais fácil o ácido do estômago fluir para o esôfago. Os sintomas de uma hérnia hiatal incluem queimação no estômago, dor no peito e arrotos constantes.
Essa doença geralmente é causada por intensa pressão ao redor dos músculos abdominais. As causas incluem tosse forte, hábito de fazer força durante as evacuações, reflexo de vômito e levantamento frequente de objetos pesados.
As hérnias de hiato são mais comuns em mulheres, pessoas com sobrepeso e pessoas com mais de 50 anos. As hérnias de hérnia que causam outros problemas de saúde podem precisar ser tratadas com cirurgia de hérnia.
4. Excesso de produção de gás devido a certas doenças
Os alimentos que você ingere podem aumentar a quantidade de gases no estômago. O excesso de produção de gás causa flatulência, então o corpo responde arrotando para aliviá-lo.
Em certos casos, a produção de gases pode aumentar devido a problemas do sistema digestivo, como pancreatite crônica ou doença celíaca. Ambas as condições causam interferência na decomposição dos carboidratos, de modo que o excesso de gás é formado.
Como se livrar de arrotos constantes
Arrotar é uma reação natural do corpo, mas arrotos excessivos também podem interferir nas atividades diárias. Ao lançar a página da Cleveland Clinic, aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a aliviar os arrotos.
1. Limite o consumo de alimentos que provocam gases
Alguns tipos de alimentos podem causar a formação de excesso de gases no trato digestivo. Portanto, se você arrota com frequência, deve limitar o consumo dos seguintes alimentos.
- Vegetais ricos em fibras, como repolho, repolho, brócolis, aspargos e couve de bruxelas.
- Frutas ricas em fibras, como maçãs, peras e pêssegos.
- Feijão pertencente ao grupo das leguminosas.
- Cebola.
- Grãos inteiros como o trigo.
- Leite e seus derivados, incluindo sorvetes e queijos.
- Bebidas carbonatadas.
- Alimentos que contêm sorbitol.
2. Tomando remédio
Arrotos constantes causados por distúrbios relacionados ao ácido estomacal podem ser tratados com medicamentos. O tratamento é, obviamente, adaptado à causa, como antiácidos para DRGE, antibióticos para infecções H. pylorietc.
3. Reduzindo o ar que entra no estômago
Pessoas que costumam arrotar são aconselhadas a praticar a redução do ar que entra em seu estômago. Comece a comer devagar, não fale enquanto come e não masque chiclete.
4. Exercícios leves
Os exercícios leves podem ajudar a expulsar os gases presos no trato digestivo. Você pode tentar atividades tão simples como caminhar ou correr para deixar seu estômago mais confortável.
Arrotar com muita frequência, entretanto, geralmente não é uma coisa perigosa. Você pode até mesmo lidar com ele com remédios caseiros e medicamentos que podem ser comprados em farmácias.
Se você continuar a arrotar sem motivo aparente, consulte imediatamente um médico para obter o diagnóstico e as etapas do tratamento. A detecção precoce também pode prevenir complicações que podem surgir.