Coisas que te fazem espirrar •

Espirrar é a maneira que o corpo usa para remover substâncias irritantes do nariz ou da garganta. Este sintoma também pode ser referido como o processo de expulsar bactérias para o ar com força e força. Um espirro tem uma velocidade de cerca de 160 km / he pode expelir 100.000 bactérias em um golpe. Isso geralmente acontece de repente e sem aviso. Outro nome para espirros é esternutação. Embora esse sintoma seja muito incômodo, espirros não são um sintoma de um problema sério de saúde.

O que causa espirros?

Uma das funções do seu nariz é limpar o ar que você respira e garantir que seu corpo esteja livre de sujeira e partículas bacterianas. Em muitos casos, o nariz retém sujeira e bactérias no muco. O estômago então digere o muco para neutralizar quaisquer invasores potencialmente prejudiciais.

Às vezes, sujeira e resíduos podem entrar no nariz e irritar as membranas mucosas sensíveis do nariz e da garganta. Quando essa membrana não aguenta mais, ocorre o espirro. Esses sintomas podem ser desencadeados por alérgenos, a saber, vírus, como resfriados e gripes, ou por irritação nasal de corticosteróides inalados por meio de sprays nasais ou liberação de medicamentos.

1. Alergias

As alergias são condições muito comuns causadas pela resposta do seu corpo a organismos estranhos. Em circunstâncias normais, seu sistema imunológico o protege de fatores estranhos nocivos, como bactérias causadoras de doenças. Se você tem uma alergia, seu sistema imunológico identifica um organismo potencialmente prejudicial como uma ameaça. As alergias podem causar espirros enquanto seu corpo tenta expelir esses organismos.

2. Infecção

Espirrar pode ser um sintoma de infecção respiratória superior. Geralmente afeta pessoas com sistema imunológico enfraquecido. Você também pode ser vítima de uma infecção viral que causa rinite infecciosa, geralmente causada por rinovírus e adenovírus. A rinite também pode resultar de uma infecção bacteriana, mas espirros, neste contexto, geralmente estão associados à sinusite. As infecções fúngicas são raras, mas não impossíveis, e podem causar rinite e espirros constantes. Essa infecção é mais comum em pessoas com sistema imunológico comprometido.

3. Irritante

Irritantes sistêmicos, transportados pelo ar e ingeridos podem causar espirros constantes se você não fizer nada para minimizar sua exposição ao irritante. Alguns dos gatilhos mais comuns são poeira orgânica e inorgânica, poluição ambiental, comida apimentada, perfume, fumaça de cigarro, clima seco, estresse e mudanças hormonais.

4. Remédios

Tomar certos medicamentos também pode causar rinite e sintomas constantes. Algumas das causas incluem esteróides antiinflamatórios, descongestionantes nasais, betabloqueadores, antidepressivos, sedativos, medicamentos para tratar a disfunção erétil e anticoncepcionais orais (pílulas anticoncepcionais).

5. Esportes

O exercício pode causar espirros. Você hiperventila quando aplica muita força, e o resultado é que sua boca e nariz começam a secar. Portanto, quando seu nariz reagir liberando fluido, você começará a espirrar.

6. Sunshine

O sol escaldante pode fazer 1 em cada 3 pessoas espirrar. Isso geralmente ocorre devido à sensibilidade à luz. E, de fato, a sensibilidade à luz é algo herdado.

7. Outras causas

Você também pode ter espirros e outros sintomas de alergia devido a outras causas além das listadas acima, como:

  • Pólipos nasais
  • Condições neurológicas
  • Exposição ao cloro na água da piscina
  • Fumo do tabaco
  • Cocaína viva

Mitos sobre espirros

Existem vários falsos mitos em torno dos espirros e, surpreendentemente, muitas pessoas ainda acreditam nisso. Por exemplo, não é verdade que seu coração para quando você espirra. As contrações torácicas causadas por esses sintomas fazem com que o fluxo sanguíneo se contraia, então seu ritmo cardíaco vai mudar, mas isso não significa que seu coração pare.

Além disso, seus globos oculares não conseguirão sair da cabeça se você espirrar com os olhos abertos. A maioria das pessoas fecha os olhos naturalmente, mas se os mantiverem abertos, permanecerão na mesma posição. Embora a pressão arterial atrás dos olhos aumente quando você espirra, não é o suficiente para fazê-los saltar.

LEIA TAMBÉM:

  • 6 maneiras de se manter saudável durante a temporada de gripe no escritório
  • Ar frio não causa gripe
  • 9 fatos importantes sobre os pêlos do nariz