A saúde do sistema digestivo também afeta a saúde geral do corpo. A razão é que os órgãos deste sistema funcionam para converter alimentos em nutrientes para o corpo. Então, como manter adequadamente os órgãos digestivos?
Maneira fácil de manter os órgãos digestivos
O sistema digestivo consiste no trato digestivo e órgãos acessórios. Todos esses componentes trabalham juntos para quebrar os alimentos em nutrientes, como carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais.
Seu estilo de vida e dieta têm um grande papel na saúde desses órgãos. Para manter sua saúde, a seguir estão os passos certos que você pode tomar.
1. Coma alimentos naturais para proteger o estômago
Alimentos naturais são alimentos que não são processados nem recebem aditivos (aditivos), como açúcar ou intensificadores de sabor. A pesquisa provou que esses alimentos podem proteger o estômago de várias doenças digestivas.
Em contraste, o consumo de alimentos processados está associado a um risco aumentado de indigestão. A adição de açúcar e sal, por exemplo, pode aumentar o risco de inflamação intestinal, que pode levar à síndrome do intestino permeável.
2. Coma muita fibra para nutrir os intestinos
Uma maneira fácil de manter a saúde dos órgãos digestivos é comer alimentos ricos em fibras. A fibra é útil para movimentos intestinais suaves e reduz o risco de uma série de doenças, como hemorróidas, colite e síndrome do intestino irritável (SII).
A ingestão de fibras também pode equilibrar o número de bactérias intestinais e ajudá-lo a atingir o peso corporal ideal. Para obter todos esses benefícios, não se esqueça de incluir vegetais, frutas e grãos inteiros em seu cardápio diário.
3. Consumir probióticos para melhorar a digestão
Os probióticos são bactérias boas que vivem naturalmente em seu trato digestivo. Essas bactérias ajudam a combater as bactérias nocivas, mantêm a saúde das células intestinais e facilitam a digestão para que o corpo esteja sempre saudável.
Além disso, os probióticos ajudam a fortalecer o sistema imunológico e aumentar a absorção de nutrientes dos alimentos. Você pode aumentar o número de bactérias boas em seu intestino comendo alimentos ricos em probióticos, como iogurte, tempeh ou kimchi.
4. Beba água para apoiar a função hepática
Além de ser útil para iniciar os movimentos intestinais, beber água também é uma forma de manter os órgãos digestivos, como o fígado. O motivo é que a água ajuda a remover toxinas e eliminar os efeitos colaterais dos medicamentos que podem interferir na função hepática.
A água também ajuda a estabilizar os níveis de fluidos no sangue. Quando você está desidratado, seu sangue tende a ficar mais espesso. Isso pode afetar a capacidade do fígado de filtrar o sangue e eliminar as toxinas presentes nele.
5. Tenha cuidado ao usar drogas
Uma das principais funções do fígado é livrar-se de toxinas e produtos químicos, incluindo aqueles encontrados em medicamentos. O consumo de medicamentos excessivos ou não recomendados pode, na verdade, sobrecarregar o fígado ou até causar danos.
É por isso que você deve ter cuidado ao escolher um medicamento ou suplemento. Certifique-se de sempre consultar seu médico antes de tomar qualquer medicamento. Evite também tomar o medicamento além da dose administrada.
6. Preste atenção aos horários e porções dos alimentos
Outra forma que o ajudará a cuidar dos órgãos digestivos é prestar atenção nos horários e nas porções da refeição. Isso ocorre porque as horas de alimentação irregulares e comer muitas porções podem desencadear um aumento na acidez estomacal.
Tanto quanto possível, tente tomar café da manhã, almoço e jantar no mesmo horário todos os dias. Além disso, tente mudar as porções de sua refeição em 4-5 vezes com porções menores para que o trabalho do estômago se torne mais leve.
7. Não fume para manter seu pâncreas saudável
De acordo com pesquisa na revista Pancreatologia , adultos que fumam têm 1,5 vez mais probabilidade de desenvolver pancreatite do que os não fumantes. A pancreatite é uma inflamação do pâncreas que pode ser aguda ou crônica.
Se não tratada adequadamente, a pancreatite pode causar complicações como infecção, desnutrição e câncer pancreático. A melhor maneira de prevenir esta doença é manter a saúde dos órgãos digestivos.
Órgãos digestivos saudáveis funcionarão adequadamente para que o corpo possa absorver nutrientes benéficos. Além disso, você também está protegido do risco de vários distúrbios digestivos.
Nunca é tarde para cuidar de seus órgãos digestivos. Comece comendo uma dieta nutricionalmente balanceada, ingerindo água suficiente e implementando as etapas acima para manter o sistema digestivo funcionando como deveria.