O cacau é a origem do chocolate que você sempre gostou, seja na forma de barra ou de bebida. Por trás da impopularidade da fruta, de fato, há uma miríade de bons benefícios do cacau para a saúde do corpo que você talvez nunca tenha imaginado antes.
O que é cacau?
Fonte: Briya FreemanO cacau é a forma mais pura de chocolate que você normalmente come. Cacau é a semente da planta Theoboroma cacao. Esta planta produz frutos bastante grandes e cada um contém de 20 a 60 sementes recobertas por polpa branca. Ao contrário do sabor do chocolate que foi processado, esta fruta tem um sabor que às vezes é doce e às vezes azedo.
Assim, pode-se concluir que o cacau é a semente da fruta do cacau que ainda está crua e não processada. As sementes dessa fruta verde contêm os maiores antioxidantes em comparação com aquelas que foram processadas.
Além disso, as sementes desta fruta também são fonte de gorduras monoinsaturadas, muito boas para a saúde. Na verdade, as sementes também contêm vitaminas, minerais, fibras, carboidratos naturais e proteínas que são bons para a saúde.
Conteúdo nutricional do cacau
Fonte: Perfect Daily GrindGrãos de cacau crus têm gosto de chocolate escuro, mas um pouco mais amargo. Em 100 gramas de grãos de cacau moídos, estão contidos vários nutrientes, a saber:
- 228 g de calorias
- 14 g de gordura
- 0 mg de colesterol
- 21 mg de sódio
- 58 g de carboidratos
- 20 g de proteína
- 2 g de açúcar
- 33 gramas de fibra dietética
- 13% de cálcio
- 77% ferro
Processamento de grãos de cacau
Depois que as sementes dessa planta forem colhidas, várias etapas de processamento serão realizadas antes de serem convertidas em outras formas. A seguir estão as etapas para o processamento das sementes dessa fruta, a saber:
Fermentação
Em primeiro lugar, as sementes que ainda estão grudadas na polpa serão colocadas em um barril que será bem fechado. Depois, esses grãos ficam alguns dias nas cubas para que os micróbios comam a polpa e fermentem as sementes. Nesse processo, geralmente o sabor e o aroma distintos do chocolate começam a emergir.
Secagem
Após a fermentação, todas as sementes serão retiradas e secas por vários dias. Após a secagem, os grãos começam a ser separados para posterior distribuição aos fabricantes de chocolate.
assar
Essas sementes secas serão posteriormente torradas e processadas conforme necessário. É este processo de torra que normalmente começa a realçar o sabor original do chocolate que habitualmente consome, nomeadamente o sabor amargo.
Destruição
Depois de torradas, as sementes serão esmagadas e separadas da casca externa. Quando separado da casca, o grão de cacau é conhecido como nibs. Nibs são geralmente menores do que as sementes originais.
Moagem
A moagem é o último processo no processo de processamento do grão de cacau. As sementes moídas se transformarão em pó, que estará pronto para ser processado em diversos produtos de chocolate comercializados. Depois de moído, o cacau em pó geralmente é misturado a vários outros ingredientes, como baunilha, açúcar e leite.
Benefícios do cacau para a saúde
Se o chocolate costuma vir com um sabor doce graças à adição de manteiga, leite e açúcar, não é o caso do cacau, que já está em pó. O cacau em pó é frequentemente processado em chocolate amargo (chocolate escuro), por isso ainda tem um sabor bastante original porque não tem ingredientes adicionais.
Antes de usá-lo como ingrediente em bolos, sorvetes e vários outros pratos favoritos, primeiro considere alguns dos seguintes benefícios do cacau em pó:
1. Rico em antioxidantes
O cacau em pó é um dos alimentos ricos em flavonóides como parte dos compostos polifenóis. Ambos são antioxidantes naturais. Os antioxidantes são substâncias cuja função é evitar os efeitos nocivos dos radicais livres, que podem desencadear várias doenças no corpo.
Esses compostos polifenólicos estão associados a uma variedade de benefícios à saúde. Começando pela redução da inflamação, melhorando o fluxo sanguíneo, diminuindo a pressão sanguínea e aumentando os níveis de colesterol e de açúcar no sangue no corpo.
2. Reduzindo o risco de ataque cardíaco e derrame
Devido ao seu alto teor de flavonóides, acredita-se que o cacau em pó reduz as chances de ter um ataque cardíaco e derrame. A razão é que os flavonóides desempenham um papel no aumento do óxido nítrico no sangue, que dilata as artérias e os vasos sanguíneos do corpo, fazendo com que o fluxo sanguíneo aumente.
Um estudo conduzido pela British Cardiac Society com cerca de 158.000 pessoas descobriu que comer muito chocolate pode realmente reduzir o risco de doenças cardíacas e derrames. Isso ocorre porque acredita-se que o cacau seja capaz de reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) no corpo.
3. Reduzindo os sintomas depressivos
O chocolate é conhecido por melhorar o humor. Acontece que o cacau em pó teve uma grande influência nisso. De acordo com o dr. Elson Haas, autor de um livro Manter-se saudável com nutrição, o pó dos grãos do cacau pode melhorar o humor e também superar a depressão.
Esse efeito positivo é obtido a partir do conteúdo de compostos de flavanol que são capazes de estabilizar a serotonina, uma substância química do corpo que desempenha um papel no controle das emoções. Além disso, pesquisadores da Michigan Medicine University of Michigan também disseram que o cacau em pó pode ajudar na produção de endorfinas como um bloco de construção de hormônios humor bom no corpo.
Um estudo publicado em Academia Europeia de Ciências Nutricionais também provar isso. Como resultado, a saúde do corpo de homens idosos que costumam comer chocolate tende a melhorar. Isso também é seguido por uma melhora da condição psicológica.
4. Melhore a função cerebral
Este chocolate em pó revelou ter outros benefícios não menos exclusivos, nomeadamente o apoio a várias funções cerebrais. Isso ocorre porque o conteúdo de compostos polifenólicos no cacau em pó pode reduzir o risco de doenças neurodegenerativas, melhorando a função cerebral e o fluxo sanguíneo no corpo.
Os compostos polifenóis fluem com o sangue para o cérebro. Esse processo também envolve o trabalho da bioquímica como produtora de neurônios e moléculas importantes para apoiar a função cerebral.
Além disso, os polifenóis também podem afetar a produção de óxido nítrico, que relaxa os músculos dos vasos sanguíneos e aumenta o suprimento de sangue para o cérebro.
5. Reduzindo a pressão arterial
Acredita-se que o conteúdo de flavonóides no cacau em pó melhora os níveis de óxido nítrico no sangue. Ele também irá simultaneamente melhorar a função dos vasos sanguíneos e reduzir a pressão arterial. Na verdade, as descobertas de um estudo publicado na Biblioteca Cochrane corroboram essa afirmação.
Segundo ele, os bons efeitos desses flavonóides serão mais visíveis quando consumidos por pessoas que já têm hipertensão do que por quem não tem. Esse efeito também é mais visível em pessoas mais velhas do que em jovens.
6. Melhore os sintomas da diabetes tipo 2
Embora o consumo excessivo de chocolate não seja recomendado para pessoas com diabetes, na verdade o cacau tem benefícios bastante promissores. O conteúdo de flavonóides como antioxidantes nos grãos de cacau puro pode realmente ajudar a desacelerar a digestão e a absorção de carboidratos no intestino.
Além disso, esta semente de cacau pura também foi capaz de aumentar a secreção de insulina, reduzir a inflamação e melhorar o controle do açúcar no sangue no corpo. No entanto, mais pesquisas são necessárias para provar os benefícios deste grão de cacau em pessoas com diabetes.
7. Controle o seu peso
Um estudo publicado na Molecular Nutrition & Food Research descobriu que o cacau é benéfico para o controle de peso. Esses grãos de cacau podem ajudar a regular a energia do corpo, reduzir o apetite, reduzir a inflamação, aumentar a queima de gordura corporal e aumentar a sensação de saciedade.
Além disso, outros estudos também descobriram que as pessoas que comem chocolate com mais frequência têm um índice de massa corporal mais baixo do que aquelas que não comem. Na verdade, há um estudo que descobriu o fato de que o grupo que comeu mais chocolate perdeu peso mais rápido do que os que não comeram.
No entanto, lembre-se de que nem todo chocolate pode proporcionar esse efeito. O chocolate que já contém muito açúcar e leite não está incluído no grupo de alimentos saudáveis que podem ajudar a perder peso.
8. Mantenha dentes e ossos saudáveis
Vários estudos descobriram que o cacau pode prevenir cáries e doenças gengivais. Isso ocorre porque os grãos de cacau contêm compostos que contêm antibacterianos e compostos que podem estimular o sistema imunológico a manter a boca e os dentes saudáveis.
Um estudo realizado em ratos com bactérias na boca mostrou uma melhora na condição. Isso é especialmente perceptível na redução de cáries nos dentes em comparação com aqueles que recebem apenas água. No entanto, não existem estudos específicos examinando seu uso em humanos.
Além de manter a saúde bucal, o teor de polifenóis no cacau também tem um efeito igualmente útil. Alguém que come extrato de cacau geralmente tem uma circulação sanguínea mais uniforme na pele. Além disso, esses grãos de cacau também podem melhorar e melhorar a textura da superfície da pele e mantê-la hidratada.
9. Ajude a aliviar a asma
A asma é uma doença respiratória crônica que causa bloqueio e inflamação das vias aéreas. Esta doença respiratória costuma ser fatal. Bem, descobriu-se que um estudo revelou os benefícios do cacau para pessoas que têm asma. Isso acontece graças ao conteúdo de compostos antiama nos grãos do cacau, a saber, teobromina e teofilina.
A teobromina é um composto semelhante à cafeína. Esses compostos geralmente ajudam a aliviar uma tosse persistente devido à obstrução das vias aéreas.
Enquanto isso, a teofilina é um composto que ajuda a expandir os pulmões. Quando seus pulmões se expandem, suas vias aéreas não serão mais bloqueadas. Além disso, este composto também é capaz de reduzir a inflamação, incluindo a asma. No entanto, mais pesquisas são necessárias para ver os efeitos do cacau em pessoas com asma.
10. Protege o corpo do câncer
Acredita-se que o conteúdo de flavonóides no cacau seja capaz de proteger o corpo contra o câncer. Um estudo da Food and Chemical Toxicology descobriu que os grãos do cacau têm efeitos antioxidantes. Ou seja, esses compostos são capazes de proteger as células contra danos moleculares reativos, combater a inflamação, inibir o crescimento de células cancerosas e ajudar a prevenir sua disseminação.
Outros estudos realizados em humanos também descobriram que os compostos do extrato de cacau foram capazes de reduzir o risco de câncer de mama, pâncreas, próstata, fígado, cólon e leucemia (câncer no sangue). Embora existam estudos que foram comprovados em humanos, outras pesquisas ainda são necessárias para fortalecê-lo.
Com os muitos benefícios do cacau, nunca é demais incluir este ingrediente em sua dieta diária.
Alergia devido ao cacau
Apesar de ter uma miríade de benefícios, na verdade o cacau também pode ter um impacto diferente em algumas pessoas. Assim como outros alimentos, o cacau também pode causar alergias.
A Food and Drug Administration dos Estados Unidos afirma que, quando esses grãos de cacau são transformados em pó, sua pureza não é mais mantida. O motivo é que, ao serem moídas, as sementes entrarão em contato com a superfície da ferramenta e muitas outras substâncias.
Além disso, lembre-se de que as sementes processadas em pó geralmente são adicionadas com outros ingredientes, como açúcar, adoçantes artificiais, leite e nozes. Portanto, é bastante comum a possibilidade de alergias devido a sementes de frutas processadas, não apenas por causa da proteína do cacau. Outros aditivos também podem causar alergias.
Sintomas de alergia ao cacau
As alergias alimentares são geralmente caracterizadas por uma variedade de sintomas bastante óbvios, como:
- Dor de cabeça
- Erupção cutânea com comichão
- erupção cutânea
- Azia
Na verdade, em casos bastante extremos, uma pessoa pode ter uma reação anafilática. Normalmente, o choque anafilático será caracterizado por vários sintomas, como:
- Difícil de respirar
- deslumbramento
- A pressão arterial cai drasticamente
- Dor no peito
- Tonto
- Batimento cardiaco
- Enjoativo
- Diarréia
- Desmaiar
Se houver pessoas ao seu redor que apresentarem vários sintomas desta emergência médica, leve a pessoa imediatamente para o hospital mais próximo.
Tratamento para alergia ao cacau
Normalmente, antes de iniciar o tratamento, o médico primeiro conduzirá um exame para detectar a causa da alergia experimentada. Geralmente, o médico fará um exame físico e perguntará sobre seu histórico de alergias. Depois disso, o médico recomendará um teste de sangue ou pele para ver se o cacau é realmente um gatilho para sua alergia.
Após determinar a causa, o médico prescreverá a medicação de acordo com a gravidade da alergia. Geralmente, o médico prescreverá uma loção ou creme anti-histamínico para tratar a erupção cutânea.
Além disso, o médico também receitará antiácidos ou medicamentos antidiarreicos para tratar a diarreia devida a alergias. As injeções de adrenalina também podem ser necessárias se você tiver uma alergia suficientemente grave.
Previna a alergia ao cacau
Para evitar essa alergia alimentar, é claro, tudo o que você precisa fazer é evitar vários produtos que contenham cacau. Além disso, você também precisa ter cuidado com o produto Cola porque geralmente têm antígenos semelhantes, podem causar a mesma reação alérgica.
Não se esqueça de sempre ler os rótulos das embalagens de alimentos antes de comprar qualquer produto. Não basta comprar, pois isso pode levar ao aparecimento de uma reação alérgica no organismo.