Conheça os estágios do câncer de mama -

Assim como outros tipos de câncer, a gravidade do seu câncer de mama depende de seu estágio. O estadiamento mostra quantas células cancerosas existem na mama e como elas se espalharam. Cada estágio dá origem a diferentes sintomas de câncer de mama, portanto, diferentes tratamentos serão escolhidos. A seguir, uma revisão dos estágios ou estágios do câncer de mama que você precisa saber.

Estadiamento geral do câncer de mama

O estágio do câncer de mama é o estágio que determina se as células cancerosas se espalharam da mama para outras partes do corpo. Com base no American Joint Committee on Cancer (AJCC), a divisão dos estágios do câncer de mama utiliza o sistema "TNM", a saber:

  • T (tumor) — indica o tamanho do tumor e se ele cresceu e se espalhou para os tecidos próximos.
  • N ((linfonodos) - indica células cancerosas que se espalharam para os gânglios linfáticos.
  • M (metástase) - indica metástase ou disseminação de células cancerosas para outros órgãos fora da mama, como os pulmões.

Cada letra acima será acompanhada por um número, que descreve o quanto o câncer de mama progrediu. Por exemplo, Para, T1, T2, N0, N1, M0, M1 e assim por diante. O número 0 significa que ele não existe ou não se espalhou. Quanto maior o número, maior ou pior é o desenvolvimento.

Além de se referir ao sistema TNM, o agrupamento dos estágios de disseminação do câncer de mama também considerará as seguintes informações:

  • Status do receptor de estrogênio (ER), se o câncer possui uma proteína chamada receptor de estrogênio.
  • Status do receptor de progesterona (PR), se o câncer possui uma proteína chamada receptor de progesterona.
  • Status Her2 / neu, se o câncer produziu muito de uma proteína chamada Her2.
  • Grau de câncer, independentemente de as células cancerosas se parecerem com células normais ou não.

A diferença entre cada estágio do câncer de mama

Uma vez que o estágio TNM e o status da célula cancerosa são determinados, esses resultados são combinados em um processo denominado “grupo de estágio”Ou estágio de agrupamento.

Agrupamento de fases é um método comum de estadiamento do câncer, incluindo o câncer de mama. O agrupamento usual começa no estágio 0-4. Quanto maior o número do estágio, mais grave e grave é o câncer de mama.

Câncer de mama em estágio 0

O estágio 0 é usado para descrever o câncer de mama não invasivo ou carcinoma in situ. Isso significa que as células cancerosas ou células não cancerosas anormais não se desenvolveram e não se espalharam para o tecido saudável próximo e além da mama.

Os tipos de câncer de mama que costumam ocorrer nesta fase são: carcinoma ductal in situ /carcinoma ductal in situ (DCIS). Além disso, existem dois outros tipos possíveis de carcinoma in situ, nomeadamente LCIS (carcinoma lobular in situ) e doença de Paget ou doença do mamilo.

O carcinoma ductal in situ é um tipo de câncer muito precoce e altamente curável. No entanto, se não for tratado imediatamente, o câncer pode se espalhar para o tecido mamário circundante. O tratamento do câncer de mama nesta fase geralmente é feito de mastectomia, mastectomia ou radioterapia.

Embora o carcinoma lobular in situ geralmente não seja considerado câncer. No entanto, ao ser diagnosticado com LCIS, você corre um risco maior de desenvolver câncer de mama. Portanto, os médicos geralmente recomendam exames de rotina para o câncer de mama, como a mamografia.

Estágio 1

O estágio 1 é o estágio inicial do câncer de mama que tem potencial para se espalhar (invasivo). Nesta fase, o tumor ainda é muito pequeno e não se espalhou para os gânglios linfáticos. No entanto, as células cancerosas se espalharam além de sua localização original e se espalharam para o tecido mamário saudável circundante.

Os tumores que tendem a ser pequenos nesta fase tornam o câncer de mama ainda muito difícil de detectar. No entanto, a detecção precoce com o autoexame das mamas e rastreamento regular é muito importante para que sua ocorrência seja diagnosticada precocemente.

O câncer de mama em estágio 1 é dividido em duas categorias, a saber:

Estágio 1A

O estágio 1A significa que o tumor tem 2 cm ou mais de tamanho e não se espalhou para além da mama. Com base no sistema TNM, o câncer de mama em estágio 1A é descrito como T1 N0 M0.

Além disso, o tipo de câncer de mama classificado como positivo para receptores de estrogênio ou positivo para receptores de progesterona também pode ser classificado como estágio 1A.

Estágio 1B

As características do câncer de mama em estágio 1B são uma das seguintes condições:

  • Havia células cancerosas nos nódulos linfáticos com um tamanho de célula de cerca de 0,2-2 mm, mas nenhum tumor foi encontrado na mama.
  • Existe um tumor na mama medindo 2 cm ou menos e existem células cancerígenas com um tamanho de cerca de 0,2-2 mm nos gânglios linfáticos perto da mama.

Com base no sistema TNM, o estágio 1B é o mesmo que T0 N1mi M0 ou T1 N1mi M0.

Normalmente, a taxa de sobrevivência para o câncer de mama em estágio 1A é ligeiramente maior do que a de 1B. Mas, em geral, as mulheres que estão nessa fase ainda têm uma boa qualidade de vida.

O câncer de mama no estágio 1 ainda é muito curável. Nesta fase, o tratamento administrado é geralmente na forma de cirurgia do cancro da mama (mastectomia ou mastectomia e remoção dos gânglios linfáticos).biópsia de linfonodo), radioterapia de câncer de mama, quimioterapia, terapia hormonal ou terapia direcionada.

Estágio 2

O estágio 2 também é conhecido como câncer de mama invasivo. Nesta fase, o câncer não pode ser classificado como tardio, mas já passou da fase inicial.

No estágio 2, o tamanho do tumor é maior do que no estágio anterior. As células cancerosas também se espalharam para os gânglios linfáticos, embora ainda na área imediata, mas não se espalharam para partes mais distantes do corpo.

O câncer de mama em estágio 2 é dividido em:

Estágio 2A

Em geral, o câncer de mama em estágio 2A pode ser descrito por uma das seguintes condições:

  • Não há tumor na mama, mas as células cancerosas se espalharam para 1-3 gânglios linfáticos perto da axila ou do esterno.
  • Há um tumor na mama com menos de 2 cm de tamanho e células cancerosas nos gânglios linfáticos próximos à axila.
  • Há um tumor medindo 2 a 5 cm e não se espalhou para os gânglios linfáticos circundantes.

No sistema TNM, o estágio 2A é igual a: T0 N1 Mo, T1 N1 M0 ou T2 N0 M0.

Estágio 2B

No estágio 2B do câncer de mama, as possíveis condições experimentadas incluem:

  • O tumor tem entre 2 a 5 cm de tamanho e 0,2 a 2 mm nas células cancerosas são encontradas nos nódulos linfáticos.
  • O tumor tem entre 2 a 5 cm de tamanho e as células cancerosas se espalharam por 1-3 nódulos linfáticos na axila ou perto do esterno.
  • O tumor é maior que 5 cm e não se espalhou para os gânglios linfáticos.

De acordo com o sistema TNM, o estágio 2B é descrito como T2 N1 M0 ou T3 N0 M0.

A expectativa de vida para o câncer de mama em estágio 2 pode ser de até cinco anos após o diagnóstico, com a ajuda de tratamento. O tratamento que geralmente é dado é a cirurgia do câncer de mama, seja mastectomia, mastectomia ou remoção dos gânglios linfáticos. Você também pode precisar de quimioterapia para câncer de mama ou terapia hormonal antes da cirurgia e terapia direcionada (se HER2 positivo).

Estágio 3

O estágio 3 também é conhecido como câncer de mama localmente avançado. Isso significa que o tumor ou caroço encontrado pode ser maior ou a disseminação das células cancerosas para os gânglios linfáticos é maior. No entanto, essa disseminação ainda não atingiu outros órgãos.

O estágio 3 é geralmente dividido em três categorias, a saber:

Estágio 3A

As condições do estágio 3A geralmente incluem:

  • Nenhum tumor foi encontrado na mama ou havia um tumor pequeno ou grande, mas as células cancerosas foram encontradas em 4-9 nódulos linfáticos nas proximidades.
  • O tumor é maior do que 5 cm e existem pequenos grupos de células cancerosas encontrados nos gânglios linfáticos próximos.
  • O tumor é maior do que 5 cm e as células cancerosas são encontradas em 1-3 nódulos linfáticos sob o braço ou perto do esterno.

De acordo com o sistema TNM, o estágio 3A pode ser descrito como T (0-2) N2 M0, T3 N1 M0 ou T3 N2 M0.

Estágio 3B

No câncer de mama em estágio 3B, o tamanho do tumor pode ser pequeno ou grande. Além disso, nesta fase, as células cancerosas também costumam:

  • Já se espalhou para a parede torácica e / ou pele da mama.
  • Pode ter se espalhado para os 9 linfonodos próximos à axila ou para os linfonodos próximos ao esterno.
  • O câncer se espalhou para a pele da mama e causa a inflamação do câncer de mama.

Neste estágio, o sistema TNM pode ser descrito como T4 N0 M0, T4 N1 M0 ou T4 N2 M0.

Estágio 3C

Este estágio geralmente inclui:

  • Não há sinal de câncer na mama. Se houver um tumor, ele pode variar em tamanho e pode ter se espalhado para a parede torácica e / ou pele da mama.
  • As células cancerosas se espalharam para 10 ou mais nódulos linfáticos na axila.
  • As células cancerosas podem ter se espalhado para os gânglios linfáticos acima ou abaixo da clavícula.
  • As células cancerosas podem ter se espalhado para os linfonodos nas axilas ou para os linfonodos próximos ao esterno.
  • O câncer se espalhou para a pele da mama, também conhecido como câncer inflamatório de mama.

De acordo com o sistema TNM, o estágio 3C é o mesmo que T (1-4) N3 M0.

O câncer de mama nesta fase nem sempre é operável. Se a cirurgia não pode ser tratada, o tratamento geralmente é realizado com terapias, como quimioterapia, radioterapia, terapia hormonal ou terapia direcionada.

Com este tratamento, a expectativa de vida do câncer de mama em estágio 3 pode ser mais longa. De acordo com o Cancer Research UK, mais de 70% dos pacientes com esse estágio podem viver até cinco anos após o diagnóstico.

Estágio 4

O câncer de mama em estágio 4 também é conhecido como câncer de mama metastático. As células cancerosas geralmente se desenvolveram por tempo suficiente na mama para finalmente serem categorizadas neste estágio.

O câncer de mama em estágio 4 é o último estágio e é uma condição séria com risco de vida. Nesse estágio, o câncer se espalhou da mama e dos gânglios linfáticos adjacentes para outros órgãos, como os pulmões, os gânglios linfáticos da mama, pele, ossos, fígado ou cérebro.

Essa propagação pode ser para um ou mais desses órgãos. Nesta fase, o sistema TNM pode ser descrito como T (1-4) N (1-3) M1.

Os sintomas do câncer de mama metastático são geralmente diferentes. Além dos sintomas do câncer de mama em geral, as pacientes nessa fase costumam sentir sintomas em outras partes do corpo, dependendo de quais órgãos foram expostos.

Se se espalhar para os ossos, as pessoas com câncer de mama neste estágio podem sentir dor em certas partes dos ossos. Se for para os pulmões, você poderá sentir tosse ou falta de ar, enquanto se for para o fígado, você poderá sentir cansaço, febre, diminuição do apetite e assim por diante.

Na verdade, o câncer que se espalhou para os pulmões pode torná-los suscetíveis a infecções, como a pneumonia.

Tratamento de estágio 4

Pacientes com câncer de mama em estágio 4 ou metastático não podem ser completamente curados. A expectativa de vida é de apenas cerca de 25%, podendo durar 5 anos após o diagnóstico.

No entanto, o tratamento ainda precisa ser feito para aliviar os sintomas, melhorar a qualidade de vida e estender a expectativa de vida, reduzindo e desacelerando o crescimento das células cancerosas.

Geralmente, os pacientes com câncer de mama em estágio 4 recebem terapia sistêmica, ou seja, terapia hormonal, quimioterapia, terapia direcionada, imunoterapia ou uma combinação destas. Cirurgia e / ou radioterapia também podem ser necessárias para certas condições. Consulte um médico para saber o tipo de tratamento certo para você.

Além do tratamento médico, você também precisa aplicar hábitos saudáveis ​​para apoiar a boa forma do seu corpo, como uma dieta saudável e exercícios regulares. Pergunte ao seu médico sobre os esportes que você ainda pode praticar de acordo com sua condição.

Em geral, quanto mais cedo o câncer de mama é encontrado, maior a chance de cura. Portanto, a cada reclamação que você sentir, você deve consultar imediatamente um médico para prevenir o câncer de mama grave.

Se depois de passar pelo tratamento não forem encontrados sinais de câncer, você também precisa manter seu corpo saudável. O motivo, as células cancerosas ainda são possíveis de recorrência ou retorno.