Gota ou gota é uma inflamação que causa dor, inchaço e vermelhidão nas articulações. A causa da gota são os níveis de ácido úrico (ácido úrico) que sobe muito alto no corpo. Então, qual é a faixa de níveis de ácido úrico que são chamados de normais e quantos estão incluídos na categoria alta?
O que é ácido úrico?
Gota (ácido úrico) é uma substância química produzida quando o corpo decompõe as purinas. As purinas são compostos químicos produzidos naturalmente pelo corpo e podem ser obtidos a partir de vários alimentos.
O ácido úrico é geralmente solúvel no sangue e será canalizado para os rins. Os rins, então, excretam o excesso regularmente pela urina e fezes para que os níveis de ácido úrico no sangue permaneçam normais.
No entanto, às vezes os níveis de ácido úrico podem estar muito altos no corpo. Isso pode ser causado por comprometimento da função renal, de forma que os rins não conseguem se livrar dela adequadamente, seu corpo produz ácido úrico em excesso, ou ambos.
No entanto, o ácido úrico alto nem sempre desencadeia os sintomas. Mas, na maioria dos casos, essa condição pode causar problemas de saúde. Portanto, é importante que você verifique se os seus níveis de ácido úrico estão dentro dos limites normais ou não e como manter esses números dentro dos valores justos.
Níveis normais de ácido úrico no corpo
Os níveis normais de ácido úrico em cada pessoa podem ser diferentes. Isso pode ser influenciado pela idade, sexo, dieta e condições de saúde física de cada um.
Além disso, o método de verificação de ácido úrico usado por cada laboratório ou hospital também pode afetar os resultados de seus níveis de ácido úrico. Portanto, cada laboratório ou hospital pode ter uma faixa normal ligeiramente diferente. Portanto, sempre consulte um médico sobre a verificação correta de ácido úrico e como estão os resultados do teste.
No entanto, o que se segue é uma gama de níveis normais de ácido úrico no sangue, tanto em mulheres adultas, homens adultos e crianças.
- Mulheres adultas: 2,4-6,0 miligramas por decilitro (mg / dL)
- Homens adultos: 3,1–7,0 mg / dL
- Crianças: 2,0–5,5 mg / dL
Além dos exames de sangue, a verificação dos níveis de ácido úrico também pode ser feita por meio de exames de urina, se necessário. No entanto, deve ser entendido que os resultados mostrados no teste de urina podem ser diferentes.
Os níveis normais de ácido úrico na urina são 250-750 miligramas ou 1,48-4,43 milimoles (mmol) por amostra total de urina por 24 horas.
E se o nível de ácido úrico estiver mais alto do que o normal?
Os níveis de ácido úrico podem mostrar resultados anormais ou exceder os níveis normais. Se exceder 6,0 mg / dL nas mulheres e 7,0 mg / dL nos homens, você tem níveis elevados de ácido úrico, também conhecido como hiperuricemia.
Os níveis de ácido úrico que aumentam muito podem ser causados pela ingestão de alimentos ricos em purinas, ingestão de muito álcool, uso de drogas diuréticas ou devido a vários problemas de saúde, como:
- Diabetes.
- Sobrepeso ou obesidade.
- Leucemia.
- Policitemia vera.
- Hipoparatireoidismo.
- Hipotireoidismo.
- Estão em tratamento contra o câncer ou têm câncer disseminado.
- Problemas renais, como insuficiência renal.
Níveis elevados de ácido úrico podem se acumular e cristalizar nas articulações, causando vários sintomas de gota ou gota. Esse acúmulo de ácido úrico também pode ocorrer nos rins, de modo que se estabelece e forma cálculos renais.
Além disso, os níveis de ácido úrico também podem estar muito baixos do que os limites normais. Os baixos níveis de ácido úrico podem ser causados por várias coisas, como:
- Infecção por HIV.
- doença hepática.
- Alimentos com baixo teor de purinas.
- Tome medicamentos, como fenofibrato e losartan.
- Síndrome de Fanconi.
Como manter os níveis de ácido úrico normais
De acordo com as diretrizes do American College of Rheumatology (ACR), os níveis séricos de ácido úrico devem ser reduzidos a um mínimo de menos de 6,0 mg / dL para evitar a recorrência em longo prazo dos sintomas de gota. Veja como diminuir ou manter os valores de ácido úrico dentro dos limites normais:
1. Adote uma dieta pobre em purinas
O corpo humano produz purinas em pequenas quantidades. As purinas são então quebradas em ácido úrico. Quando as purinas aumentam com a ingestão que você ingere, os níveis de ácido úrico serão altos.
Portanto, você deve limitar a ingestão de purinas adicionais dos alimentos para manter os níveis de ácido úrico dentro dos limites normais. Alimentos que desencadeiam a gota com alto teor de purinas que você precisa limitar, como:
- Carne vermelha.
- Entranhas.
- Frutos do mar, como anchovas, crustáceos, camarões, sardinhas, atum.
- Bebidas alcoólicas.
Além disso, você também precisa limitar o consumo de alimentos e bebidas que contenham açúcar de alta frutose para ajudar a manter os níveis de ácido úrico dentro dos limites normais.
Em vez disso, mude para alimentos com baixos níveis de purinas, como laticínios com baixo teor de gordura ou sem gordura, frutas ricas em vitamina C e baixa frutose, cerejas e outros alimentos de gota. Além disso, você também precisa beber bastante água para evitar a desidratação, que pode ser uma das causas do aumento dos níveis de ácido úrico.
2. Mantenha um peso saudável
A obesidade é um dos fatores que aumentam os níveis de ácido úrico, especialmente o risco de gota em uma idade jovem. Portanto, manter um peso saudável e ideal pode reduzir o risco de aumentar os níveis de ácido úrico em você.
Você pode manter um peso ideal e saudável comendo uma dieta nutritiva balanceada, limitando o número de calorias em sua ingestão diária e fazendo exercícios regularmente.